ABI e SBPC cobram câmeras de vídeo nas viaturas e nos uniformes dos policiais


21/02/2022


Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 2022

Ilmo Senhor
Cláudio Castro
Governador do Estado do Rio de Janeiro

Prezado Senhor

É de conhecimento público que a implantação de câmeras de vídeo nas viaturas e nos uniformes dos policiais, documentando suas operações, tem tido um impacto muito favorável para diminuir, de forma considerável, a letalidade das referidas ações.

Reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” de 10/07/2021 informa que, só no primeiro mês de uso desses equipamentos o estado de São Paulo atingiu o menor índice de letalidade policial em oito anos. (https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/07/no-1o-mes-de-uso-das-cameras-grava-tudo-pm-de-sp-atinge-menor-letalidade-em-8-anos.shtml?origin=uol).

O Estado do Rio de Janeiro, infelizmente, detém a triste liderança de mais mortes em ações das polícias, de acordo com a Rede de Observatórios da Segurança, bem como a de policiais mortos, no Brasil, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Certamente esses resultados e outros semelhantes estão na origem da aprovação e da sanção da Lei nº 9.298, de 2 de junho de 2021, no Estado do Rio, que trata do assunto.

Apesar disso, a implementação da medida encontrou dificuldades. Sabemos que, pelo menos em parte, isso se deveu a problemas no processo de licitação. Mas sabe-se que tais problemas já foram sanados.

Assim, dada a urgência e a relevância da medida, dirigimo-nos a V.Sa. para saber que providências estão sendo tomadas e quais a previsões para que ela comece a se tornar realidade.

Certos de sua compreensão da gravidade da questão, esperamos resposta para podermos informar a nossos associados e à sociedade em geral.

Paulo Jeronimo – Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

Renato Janine Ribeiro – Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)