El País publica imagem falsa de Hugo Chávez


24/01/2013


O jornal espanhol El País paralisou a distribuição da edição desta quinta-feira, dia 24, por conta da publicação de uma fotografia falsa do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez. A imagem, que teria sido fornecida pela agência Gtres Online, mostra um homem em uma cama de hospital.
 
Segundo a agência, a foto seria de Hugo Chávez após a cirurgia contra o câncer em Havana, Cuba. Na legenda, contudo, o El País explicou que não conseguiu verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data da imagem fornecida pela Gtres Online.
 
Após constatar o erro, o jornal espanhol paralisou a distribuição e começou a enviar uma nova edição, sem a imagem, aos pontos de venda, de acordo com uma nota publicada na versão online do jornal, na qual o diário pede desculpas aos leitores e afirma que a foto foi vendida por uma agência de notícias.
Em seu perfil no Twitter, o Ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, afirmou que “a foto tão grotesca quanto falsa” foi retirada de um vídeo no YouTube no dia 6 de janeiro de 2008. Segundo ele, a imagem é da cirurgia de outra pessoa, um paciente com acromegalia, doença hormonal.
 
A embaixada venezuelana em Madri criticou o El País. As autoridades se referiram ao jornal como uma “plataforma para a difusão de propaganda fabricada nos escritórios da guerra suja contra Chávez”.
 
“Pouca coisa da cobertura desse jornal sobre a Venezuela nos surpreendia, mas com essa ação ultrapassaram todos os limites, não só da ética jornalística, mas do básico respeito aos direitos de um homem que batalha por sua saúde, por sua família e pelo povo venezuelano”, diz o comunicado.
 
A Presidente da Argentina, Cristina Kirchner também comentou o episódio:
—Imprensa canalha. Não há outro adjetivo. É igual em todos os lugares, o El País em Madri, o The Sun em Londres, envolvido em escândalos de corrupção e quem sabe outras coisas mais. Aqui [Argentina] é o Clarín. Sobre isso não faltam adjetivos, sobram e são bastante conhecidos.
 
*Com Portal Imprensa, Folha de S. Paulo