Editora Abril anuncia fim da versão impressa da revista “Info” em 2015


Por Igor Waltz*

04/12/2014


A Editora Abril decidiu desativar a edição impressa da revista de tecnologia e cultura digital “Info”. Em comunicado, a editora informa que a publicação passará a ser exclusivamente digital a partir de fevereiro de 2015, com a reformulação do site e a distribuição de conteúdo em outras plataformas como tablets e smartphones.

“A inovação faz parte do DNA da ‘Info’ e de seus leitores, e ser uma publicação 100% digital é absolutamente adequado para esse título”, reforça André Lahóz, diretor editorial de Negócios.

Segundo Rogério Gabriel Comprido, diretor-superintendente da UN Notícias e Negócios, “o movimento pioneiro, muito coerente com a proposta da revista, abrirá mais oportunidades aos anunciantes”, visando campanhas mais direcionadas para a linguagem digital e não ligadas ao formato impresso. É uma tentativa de tornar a revista (e o site) mais ágeis. A revista investirá ainda no uso de vídeos, áudios e infográficos interativos.

Em junho deste ano, o Grupo Abril transferiu os títulos Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais para a Editora Caras. No mesmo período, a empresa encerrou a revista “Info Dicas”.

À época, Katia informou que a mudança do título estava prevista. “Percebemos que a audiência no online para este tipo de conteúdo é muito maior do que no impresso, então decidimos concentrar as pautas de dicas no site. Os leitores poderão ver as reportagens na internet”, justificou a executiva.

Na mesma semana, o presidente da Abril Mídia, Fábio Barbosa, enviou carta aos funcionários para falar sobre as etapas de reestruturação da empresa, que começou no ano passado e resultou em 150 demissões, além do fechamento de quatro títulos – Alfa, Gloss, Bravo e Lola. De acordo com ele, novo passo para esse processo está acontecendo a fim de “equilibrar receitas e despesas e abrir frentes de inovação nas plataformas digitais, sem negligenciar as fontes de receitas tradicionais”. Sobre os cortes, o executivo afirmou que é sempre difícil ver colegas deixando a empresa. O processo de reestruturação é contínuo.

*Com informações do Comunique-se e do Portal Imprensa.