Edison Cattete Reis, um grande jornalista


22/09/2011


Edison Cattete Reis sempre será lembrado como um exemplo de honradez e competência no exercício da profissão de jornalista em todos os veículos com os quais colaborou durante a sua trajetória na imprensa carioca. Formado em Letras neo-latinas, foi copidesque no Jornal do Commercio de 1957 a 1974, e escrevia crônicas que eram publicadas nos grandes jornais do Rio de Janeiro como O Globo e Jornal do Brasil, nas décadas de 40 e 50.
 
 
Cattete Reis foi também administrador do IBGE, de 1947 a 1991, onde mesmo no período da ditadura militar, nunca deixou de publicar nenhuma informação útil ao povo brasileiro.
 
 
Falecido no dia 1º de junho, aos 87 anos, Edison sempre foi reconhecido como ótimo companheiro de trabalho e um chefe compreensivo e responsável, exemplo de eficiência e equilíbrio em todas as suas decisões.
 
 
No IBGE, participou da organização da infra-estrutura dos Congressos Internacional e Interamericano de Estatística em 1955. Também foi assessor auxiliar e chefe de gabinete da Presidência, além da própria chefia de gabinete da Secretaria geral do Conselho Nacional de Estatística.
 
 
É autor de dois livros: “Entre o que foi e o que virá” (2005), que reúne as suas crônicas publicadas, e “Viva Guidoval, imortal!” (2009), com histórias sobre sua cidade natal, Guidoval, no interior de Minas Gerais.