Dono de jornal no RS denuncia invasão e ameaça de policiais


Por Igor Waltz*

20/03/2014


De acordo com Aníbal Ribas, policiais teriam invadido a sede do jornal sem mandado e feito ameças. (Crédito: Jornal Pampeano)

De acordo com Aníbal Ribas, policiais teriam invadido a sede do jornal sem mandado e feito ameças (Crédito: Jornal Pampeano)

O jornalista Aníbal Ribas, editor do Jornal Pampeano, de Jaguarão, interior do Rio Grande do Sul, afirma que oito policiais militares entraram sem mandado na sede da publicação, no dia 13 de março, e lhe deram voz de prisão. Ribas teria sido coagido a assinar seis termos circunstanciados por crimes de calúnia, injúria e difamação. O caso está sendo investigado pela Corregedoria da Brigada Militar.

A ação teria sido motivada por uma reportagem publicada pelo jornal no próprio dia 13. A matéria trazia uma transcrição de uma conversa gravada por Renato Jaguarão, ex-candidato a prefeito, com dois capitães da Brigada Militar que confirmavam que o atual prefeito, José Cláudio Martins (PT), havia sido parado em uma blitz e se recusado a fazer o teste do bafômetro. Até então, o fato era negado oficialmente pela Brigada.

O editor do jornal foi levado a um hospital para passar por exame de corpo de delito e acabou liberado com a assinatura dos termos circunstanciados. “Eles me disseram que ou eu assinava ou sairia algemado. Não pude nem chamar meu advogado”, contou.

Um vídeo gravado no dia mostra um grupo de PMs na porta do jornal preparando documentos sobre a ocorrência. Ribas prestou queixa à Polícia Civil e também relatou o ocorrido ao Ministério Público.

O comando regional da Brigada afirma que testemunhas estão sendo ouvidas desde o último sábado e que não há como emitir um parecer sobre o ocorrido ainda. Um dos PMs de Jaguarão negou irregularidades na ação, mas afirmou que não pode se manifestar detalhadamente sobre o assunto.

Ribas diz estar assustado com o ocorrido. “Eu sempre fui a favor da Brigada e agora acontece uma barbaridade dessas. Estou indo para o Uruguai, porque não me sinto seguro aqui”, disse.

O Jornal Pampeano circula três vezes por semana com tiragem de 3.000 exemplares. O município de Jaguarão possui 28 mil habitantes.

*Com informações da Folha de S. Paulo e jornal Pampeano.