Documentário da HBO aborda cotidiano de jornalistas atacados e ameaçados


29/04/2022


Publicado no Portal da Imprensa
Ganhador do Prêmio Pulitzer de 2018 por seu furo na cobertura dos crimes sexuais cometidos pelo produtor de cinema Harvey Weinstein, o repórter Ronan Farrow, filho da atriz Mia Farrow, produziu o documentário Endangered (Ameaçados de Extinção, em inglês).

A obra acompanha a vida de quatro jornalistas atacados e ameaçados por motivos relacionados a suas atividades profissionais, incluindo a brasileira Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo.

Segundo a coluna do jornalista Guilherme Amado, o documentário de Ronan vai ser lançado pela HBO no festival de cinema de Tribeca, que será realizado em julho, em Nova York.
Com foco em ataques à democracia e à liberdade de imprensa, o filme acompanhou o trabalho dos quatro jornalistas durante três anos.

Além de Patrícia, são retratadas as rotinas profissionais de Oliver Laughland, que cobriu a campanha de Donald Trump pelo The Guardian, do fotojornalista do Miami Herald Carl Juste, que cobriu o governo Trump e o movimento Black Lives Matter, e da fotojornalista Sashenka Gutierrez, especializada no tema segurança pública no México.

Vencedora do Troféu Mulher IMPRENSA, Patrícia Campos Mello é um alvo recorrente dos ataques dos apoiadores de Jair Bolsonaro.

Além de autora do livro “A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital”, ela fez em 2018 uma série de reportagens sobre o uso pelo então candidato a presidente de uma rede de disparo de mensagens políticas em massa por aplicativos.