Doações completam o conjunto de obras de Accioly Netto


05/07/2013


Graças à paciência do publicitário Antonio Luiz Accioly Netto, a Biblioteca da ABI completou em seu acervo o conjunto de obras do escritor e jornalista Accioly Netto, que foi Diretor de “O Cruzeiro” nos tempos áureos da revista.

Filho de Accioly Netto, Antonio Luiz pesquisou durante cinco anos em coleções e livrarias, até mesmo fora do Rio, as obras que faltavam na Biblioteca da ABI, entre as quais “A Salomé de Olhos Verdes”, editada em 1925 e primeira obra dele, e “3 Máscaras”, que se juntam agora às duas outras obras que a Biblioteca já possuía: “O Império de Papel – Os Bastidores de “O Cruzeiro” e “A Vida Não é Nossa”.

Médico por formação e jornalista por vocação, Accioly teve passagens por importantes periódicos, como Paratodos e O Jornal ao longo de mais de 60 anos de carreira. Em 1930 é contratado como secretário de Redação da revista O Cruzeiro, um dos maiores fenômenos da imprensa nacional, e em 1933 assume como diretor de Redação, cargo que exerce por mais de 40 anos.

Accioly também foi autor teatral de peças como “Helena Fechou a Porta” e “A Vida Não é Nossa” e de vários sucessos do Teatro de Revista ao lado de Carlos Machado.

Ele faleceu no dia 3 de abril de 2001, no Rio de Janeiro, aos 95 anos.