Do faroeste à política no Cine ABI


12/09/2008


A cena inicial de “O homem que matou o facínora” mostra o Senador Ransom Stoddard (James Stewart) e sua mulher Hallie (Vera Miles) chegando de trem a Shinbone para o funeral de um antigo amigo, Tom Doniphon (John Wayne).

Na ocasião, Ranson conta a um jovem repórter que sua fama teve origem no passado, durante a primeira viagem à cidade, quando, vindo do Leste, foi assaltado e espancado na diligência.

Doniphon, um hábil vaqueiro, leva-o para ser cuidado por sua namorada, Hallie, e logo Ransom, então um advogado recém-formado, descobre que foi Liberty Valance (Lee Marvin), famoso pistoleiro, quem o atacou. Percebe também que uma arma ainda simboliza a lei na região, que anseia por um homem progressista. Assim, decide lutar para prender o bandido usando apenas a lei.

Do que ocorre na verdade e o que vira mito no Oeste — e do que se faz em relação à informação correta tantos anos depois — é do que trata este grande clássico do mestre dos westerns John Ford.

Contradição

 Paulo Roberto Wanderley

O jornalista Paulo Almeida, freqüentador do Cine ABI, aplaudiu o filme como um dos melhores do gênero faroeste:
— Foi ótimo rever este clássico com direção fantástica de John Ford. O roteiro e fotografia também são admiráveis. O personagem é uma figura idealista, que luta para combater a violência através das leis e da Justiça. Mas as circunstâncias contraditórias que cercam o drama levam o personagem a vencer utilizando métodos que ele pessoalmente desvalorizava.

Também fã dos filmes de John Ford, o motorista Paulo Roberto Wanderley prestigiou pela primeira vez o Cine ABI, a convite de uma amiga, e comentou:
— Várias pessoas já tinham recomendado muito este espaço e aproveitei uma folga no trabalho para assistir ao filme. Não tinha visto “O homem que matou o facínora” e o que mais me surpreendeu foi a forma como o diretor mostrou o papel fundamental da educação e da democracia na formação da sociedade norte-americana. Também destaco a postura imparcial do velho jornalista vivido por Edmond O’Brien. Espero retornar sempre ao Cine ABI.

Clássicos

Programada para terminar nesta quinta, a mostra A Imprensa no Cinema, a pedidos, continuará em cartaz, com filmes que têm o jornalismo no centro da trama. No próximo dia 18, será exibido “Todos os homens do presidente”, de Alan Parker. (clique aqui para ver as próximas atrações)