Diretoria de Cultura dá inicio ao lazer com visita à Escola do MST


22/05/2023


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

A partir de agora a diretoria de Cultura passa também a se ocupar da rubrica Lazer que integra o conjunto das responsabilidades da área. A primeira atividade é a visita à Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF, localizada no município de Guararema, no estado de São Paulo, a 50 quilômetros da capital. O programa será no próximo 24 de junho, com ida e volta no mesmo dia. No Rio de Janeiro, o ônibus de 46 lugares sairá à 01 hora da madrugada do próprio dia 24, a viagem dura em torno de seis horas, e as inscrições já estão abertas.

A ENFF foi fundada há 18 anos pela classe trabalhadora com o objetivo de possibilitar a formação politica de organizações populares de todo o mundo. O espaço internacionalista que reúne alunos brasileiros e de diferentes países, leva o nome do sociólogo Florestan Fernandes, intelectual de referência nos estudos do racismo negro ou preto no Brasil e cada vez mais atual em decorrência de agressões violentas e recorrentes como a que acaba de sofrer na Europa o jogador Vini Jr.

Programação do Lazer Cultural com saída do Rio de Janeiro:

Embarque na Cinelândia, centro da cidade, a 01 (uma) hora da madrugada do dia 24 (noite de 23 para 24), em ônibus fretado com poltrona reclinável, ar condicionado, wc, e água;

Chegada às 7h da manhã na ENFF onde o grupo será recebido com café da manhã e participará da mística do MST. Em seguida, palestra exibição de vídeo e visita às instalações da escola. O tema do dia será ” O papel da cultura e da literatura na construção da hegemonia”, com palestrante ainda a confirmar.

Pausa para almoço seguido de outras atividades.

Após o lanche da tarde, retorno ao Rio de Janeiro com chegada prevista às 22h na Cinelândia.

Valor: R$ 190,00 reais (cento e noventa reais) , com transporte e todas as refeições incluídas.

Inscrição: nome completo e número da identidade que deve ser apresentada no momento do embarque, pelo sApp (21) 98480-1284.

OBS: Época de frio na região, recomenda-se levar agasalho e cobertor que pode ser deixado no ônibus durante a visita.