Diploma-3: O protesto da Arfoc


19/06/2009


Em declaração firmada por seu Secretário-Geral, Alcyr Cavalcanti, professor universitário e membro do Conselho Deliberativo da ABI, a Associação dos Repórteres-Fotográficos e Cinegrafistas do Rio de Janeiro-Arfoc expressou seu protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, que a entidade classifica de “infeliz e já esperada”. “Mais uma vez prevaleceu a voz do patrono”, afirma a Arfoc. 

A declaração tem o seguinte teor: 

“A infeliz e já esperada decisão do ministro Gilmar Mendes e de seus ministros vem trazer à tona mais uma vez a grave crise em que se encontra o País. Mais uma vez prevaleceu a voz do patronato, sepultando de uma vez por todas a formação daqueles que procuram melhor informar a população. 

A formação de um jornalista deve ser preparada cuidadosamente pelos cursos de Comunicação Social, que irão ensinar os verdadeiros princípios que devem nortear a profissão, inclusive procurando cobrir falhas da preparação escolar, a nível primário. 

A profissão tem sim características próprias que devem partir daqueles que conhecem a fundo os meandros da profissão. Ela difere não só de profissões julgadas menores por uma elite orgânica que só legisla para ela mesma, como também de profissões maiores (literatura, entre outras), tendo como uma de suas características a busca da notícia mediante princípios éticos, um pouco em desuso por essa elite governante que tenta nos dar um rumo. 

A Arfoc vem a público lamentar mais essa decisão que tira o direito de qualificação e capacidade tão apregoado pelos “barões” da mídia, mas que na prática vai servir aos seus interesses, dando o status de jornalista a quem estiver preparado para se submeter às suas ordens construindo as “suas verdades”. Na realidade quem vai fazer a seleção, quem vai julgar quem é jornalista ou não é o patrão, ou seu preposto. Os jornais vão ficar sendo em definitivo verdadeiras “fábricas de notícias, supermercados da informação”. Qualquer um vai poder ser jornalista desde que tenha bons contatos com os “donos da comunicação”. É lamentável. (a) Alcyr Cavalcanti, professor universitário, Secretário-Geral da Arfoc-Rio.”