Dilma apóia lei de acesso à informação


03/05/2011


A Ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, afirmou que o Governo da Presidente Dilma Rousseff é favorável à aprovação da Lei Geral de Acesso à Informação, que deverá ser votada em breve pelo Senado.
 
 
Segundo informou a Agência Brasil, Helena Chagas disse que o Governo apóia a Lei e espera que seja aprovada em breve:
— A Presidente Dilma costuma dizer que prefere mil vezes as críticas da imprensa livre aos silêncios dos calabouços da ditadura, declarou a Ministra.  
 
 
As declarações da Ministra Helena Chagas foram feitas durante os debates sobre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, realizado no Instituto Rio Branco, onde foi realizado o seminário “A mídia do século 21: Novas fronteiras, novas barreiras”. O evento teve também a participação do Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota; do representante da Unesco, Vincente Derfourny; e do Presidente do Instituto, Embaixador Georges Lamazière. 
 
 
De acordo com Helenas Chagas uma das metas do Governo é promover a inclusão digital, de modo a facilitar o acesso da população à informação permitindo que esta faça “suas próprias escolhas”.
 
 
Para a Ministra, a internet se transformou em uma importante ferramenta da democracia:
— Com a liberdade de expressão cada vez mais livre e ágil é isso que vai contribuir cada vez mais para a democracia — afirmou Helena Chagas. — Estamos em um momento muito importante. No Brasil temos vivido e vivemos plena liberdade de imprensa”, declarou.
 
 
No entanto, Helena Chagas alertou para o fato de que tanto o Governo, quanto a imprensa têm muitos desafios a superar. Disse a Ministra: “É preciso saber separar o que é informação e o que é opinião para que o cidadão possa separar o que é útil para ele. Para o Governo, o desafio é maior ainda, a comunicação pública de Governo, para que ele (cidadão) tenha cada vez mais oportunidade de acesso à informação. Isso é democracia, isso é cidadania”, afirmou.
 
 
Helena Chagas disse também que o povo brasileiro pode se orgulhar da Constituição Federal de 1988, que garante a liberdade sem censura.”Tivemos isso no Governo Lula, e temos agora no Governo Dilma”, afirmou.
 
* Com informações da Agência Brasil.