Dicas para o seu final de semana ainda em casa


13/11/2020


Ainda estão à disposição dos interessados espetáculos grátis ou a baixo custo de hoje, 13,  até a próxima quinta-feira, 19. São filmes, peças teatrais, museus e lives de shows. Não planeje grandes eventos com aglomerações porque os números de casos de Covid só aumentam e ainda nem estamos no verão. Pense que a vacina vai chegar, em 2021, apesar da torcida governamental contra. E, no domingo, 15, vote de máscara, mas, por favor, no candidato que vai melhorar o Rio de Janeiro que, apesar das mazelas, continua lindo, como diz Gil.

Duas dicas teatrais: embora seja pago (cerca de R$40,00) as peças, filmes e entrevistas de Nelson Rodrigues podem vistos em casa. E, grátis, não perca Jacksons do Pandeiro, estrelado por Alfredo del Penho. No cinema, temos o festival Cinema e Transcendência, a Panorâmica RosembergO Cubo de cinema independente em língua portuguesa, a Mostra Internacional de Cinema Negro e no Festival Internacional de Mulheres no Cinema fique de olho no filme Meio irmão, de Eliane Coster.  O emocionante filme Fico te devendo uma carta sobre o Brasil, da cineasta Carol Benjamin sobre a ditadura brasileira, também está de graça no Glopoplay. As indicações para lives grátis de show começam hoje com a Orquestra Petrobrás Sinfônica e o RioWindsFestival. Não perca também a Festa Virtual do Livro da USP até domingo. Bons programas sem custo é que não faltam por aqui. Aproveite e uma eleição consciente.

SEXTA-FEIRA, 13

TEATRO

Baixo custo

Peças de Nelson Rodrigues em streaming:

20 hs – Anjo Negro – a releitura do mito de Medeia escrita pelo autor sob a direção de Antonio Quinet; transmitida ao vivo. Ingressos à venda no site da Sympla. Senhora dos afogados – a história incestuosa da família Drummond, marcada por tragédias e assassinatos e a montagem de ana Kfouri pode ser vista no site espetaculosonline.comAcervo Antunes Filho – na plataforma Sesc Digital estão disponíveis para streaming três adaptações do diretor Antunes Filho para o teatro: A falecida vapt-vupt ( 2009); Toda nudez será castigada (2012); e trechos de Senhora dos Afogados (2008).

GRÁTIS

20hs – Jacksons do Pandeiro – com texto de Braulio Tavares e Eduardo Rios, a Barca de Corações Partidos presta homenagem ao cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano. Com Alfredo Del-Penho, Adrén Alves, Beto Lemos e outros. Até domingo com transmissão no YouTube (/barcadoscoracoespartidos). Até 6/12, de quinta-feira a domingo

20hs – ANTONIO –  Texto de Clarice Abujamra e direção de Ivan Abujamra Filho. Os personagens declamam textos e poesias a partir de história reais de amizades, amores e paixões. Inscrições no Instagram@vivo.cultura.

CINEMA

GRÁTIS

Fico te devendo uma carta sobre o Brasil – documentário (78 minutos) da cineasta Carol Benjamin sobre três gerações de uma família atingida pela Ditadura no Brasil (1964-1985) e as histórias contadas por sua avó, Iramaya Benjamin, que lutou pela anistia depois de seus dois filhos presos e exilados. Aberto para não assinantes da Globoplay até o dia 19/11 ( 5ª feira). Em exibição também no Espaço Itaú de Cinema 3 (13h40 e 19h40).

Até às 20 hs – Meio irmão 99 minutos)– de Eliane Coster, e a sinopse é que a mãe de Sandra está sumida há dias e, desorientada, pede ajuda ao meio irmão distante que enfrenta uma situação difícil: após gravar uma agressão homofóbica, passa a sofrer ameaças para não divulgar as imagens e exibido na Mostra Competitiva Nacional do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM), a visualização gratuita está na plataforma innsaei.tv ; às 18 hs – haverá uma conversa com Norma Escosteguy e Isabel Witimann do Coletivo Elviras na plataforma do Festival: https://fimcine.com.br/br/home. Segue até terça-feira (17/11).

21 hs – Cinema e Transcendência – até dia 27 de novembro, o festival é apresentado on-line gratuitamente, som sessões no site  festivalcinematranscendencia.com, além de lives. Sessões únicas diárias e os filmes só estarão disponíveis no horário da sessão sempre às 21hs:  Hoje – Sombras do Paraíso – de Sebastian Lange (Canadá- 2017); sábadoLouca Sabedoria – , de Johanna Demetrakas (EUA, 2011); domingo – O navio de Teseu , de Anand Gandhi (Índia, 2013); terça- feira – Ponto de mutação, de Bernt Amadeus Capra (EUA, 1990); quarta-feira – E quanto a mim?, de djamie Catto ( Inglaterra, 2008); quinta-feira – Encontrando Joe, de Patrick Takay Solomon (EUA, 2011)

Cinemateca do MAM – Panorâmica Rosemberg a programação on line estno site via Vimeo(/mamrio). Mostra dedicada a Luiz Rosemberg Filho (1946 – 2019) com 60 filmes, entre longas e curtas, e incluindo três produções sobre Rosemberg e sua obra.

Cinemateca Macunaíma – até terça-feira, dois filmes do diretor Leon Hirszman estão no canal da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) do TouTube: Eles não usam Black-tie (1982) e Nelson Cavaquinho.

O Cubo de cinema independente em língua portuguesa –  o festival de cinema independente internacional apresenta até domingo, 57 filmes do Brasil, Portugal e Angola, disponíveis no TouTube (/CanalOCubo) e no site www.canalocubo.com

Mostra Internacional do Cinema Negro – até amanhã. A 16ª edição está exibindo 19 filmes, gratuitamente, entre curtas, médias e longas, realizadas nos últimos cinco anos no Brasil e em Portugal, no Vimeo (/museudaimagemedosom). Há ainda homenagens a Zé Kéti, Grande Otelo, Ruth de Souza, Anselmo Duarte e José Carlos Burle.

Festa Virtual do livro da USP – continua hoje até domingo, às 23h59, com participação gratuita do público e desconto mínimo de 50% sobre o preço da capa do livro. Todas as editoras participam sem nenhum custo e cada uma delas tem uma página para se apresentar, exibir a relação de títulos com desconto e direcionar os visitantes para suas respectivas lojas virtuais. Todas as etapas seguintes, necessárias para a compra, acontecerão na loja da editora, que definirá as próprias condições comerciais, como forma de pagamento, tipo e valor do frete e prazo de entrega. https://paineira.usp.br/festadolivro/

SHOWS

SEXTA-FEIRA,13

GRÁTIS

13 hs – RioWindsFestival – Amy Gillick (fagote). No YouTube (/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter (/cedrodigital).

16hs – Orquestra Sinfônica Petrobrás – Ophttp://cedrorosamusices apresenta a 2ª edição de seu Festival On-Line, com concertos da companhia. “Ventos Modernos”; 20hs – “Ventura Sinfônico”. No YouTube (/opesinf).

SÁBADO,14

GRÁTIS

11hs –  Orquestra Petrobras Sinfônica – 2ª edição de seu Festival On-Line com concertos da companhia, “Arca Sinfônica”; 16hs – “Vila de todas as cores”; 20hs – “Série álbuns: Black Album. No YouTube (/opesinf).

13hs – RIOWINDSFESTIVAL – dedicado a instrumentos de soproHarold Emer (oboé) e Geremias Cru (piano). No YouTube (/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter (/cedrodigital).

14 hs – SEMANA INTERNACIONAL DA MÚSICA DE SÃO PAULO – promove shows virtuais. “Bahia de Todos os Santos“; 16hs – Sonido Guarani; 18hs – STRR, Thaís Badu, Elder Effe& Os Comparsas, e Zélia Duncan e Artur Nogueira; 20 hs – MICC; 22hs – Kids from Mars e La Tiguerita, entre outros. No site www.simsaopaulo.com

16hs – SALA DIGITAL – o projeto on-line promove o “Ciclo Integral das 32 sonata de Beethoven. Érika Ribeiro; 19hs – Eduardo Monteiro. YouTube(/salaceciliameireles).

BAIXO CUSTO

19h30 – Dobrando a Carioca – Guinga, Jards Macalé , Moacyr Luz e Zé Renato, em formato violão e vozes, apresentam seu espetáculo coletivo pelo projeto “Abrindo portas”, direto do palco do Teatro Rival Refit. A partor de R$22,50 (contribuição solidária). O link é recebido após a compra do ingresso, à venda apenas no site da Sympla.

INGRESSO CONSCIENTE

20hs  Mônica Salmaso e André Mehmari – a cantora e o pianista interpretam composições de Dorival Caymmi e Milton Nascimento, entre outros. YouTube (/monicasalmaso). Ingresso consciente (você determina o valor) à venda no site da Sympla.

DOMINGO,15

GRÁTIS

14hs –  Sounds from Puglia; 16 hs – Si Acalme; 18hs – MMVV Catalan Arts; 20hs – Sarau As Mina Tudo; 22hs – Chile Música. Site: www.simsaopaulo.com

16hs – SALA DIGITAL – Sérgio Monteiro; 19hs – Pablo Rossi. YouTube(/salaceciliameireles).

SEGUNDA-FEIRA,16

GRÁTIS

13hs – RIOWINDSFESTIVAL – Orquestra Rio Camerata, no YouTube (/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter (/cedrodigital).

16hs – FESTIVAL VILLA LOBOS – David Chew (violoncelo). YouTube (/museuvillalobos), Instagram (@museuvillalobos) e Facebook (/villalobosmuseum).

TERÇA-FEIRA,17

GRÁTIS

13 hs – RIOWINDSFESTIVAL – William Wielgus (oboé), Naipe de sopros da Orquestra do Forte e Plumeria Winds. YouTube (/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter (/cedrodigital).

16hs – FESTIVAL VILLA LOBOS –Fábio Almeida (violoncelo) e Catherine Henriques (piano). YouTube (/museuvillalobos), Instagram (@museuvillalobos) e Facebook (/villalobosmuseum).

QUARTA- FEIRA,18

GRÁTIS

13 hs – RIOWINDSFESTIVAL – Roberto Morais (gaita) e Jazztopia. Roberto Morais (gaita) e Jazztopia. YouTube (/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter (/cedrodigital).

16hs – FESTIVAL VILLA LOBOS – Lars Hoefs (violoncelo) e Aline Alves (piano). YouTube (/museuvillalobos), Instagram (@museuvillalobos) e Facebook (/villalobosmuseum).

QUINTA-FEIRA,19

GRÁTIS

13hs – RIOWINDSFESTIVAL – Sara Renner (oboé). YouTube (/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter (/cedrodigital).

16hs – FESTIVAL VILLA LOBOS – Orquestra UFRJ. YouTube (/museuvillalobos), Instagram (@museuvillalobos) e Facebook (/villalobosmuseum).

EVENTOS

GRÁTIS

MIX BRASIL – até 22 de novembro, a 28ª edição do festival dedicado à diversidade sexual será parcialmente digital (com algumas sessões presenciais em São Paulo) e gratuito. Na programa on-line são 98 filmes de 24 países (disponíveis no período do evento); seis espetáculos teatrais inéditos e

21 hs – Segunda-feira,16 – shows de Gongo com Marisa Orth

20hs – Terça-feira,17 – show de Jaloo. Site: mixbrasil.or.br


 

Agenda Cultural na TV | Sexta-feira 13/11/2020

12:50 Canal Curta (556): “Pedro Luís – Vale Quanto Pesa – Objeto H”, documentário, (Pedro Luís interpreta canções de Luiz Melodia.); Diretor: Pedro Hansen, 2019, BRA;

13:00 Canal Curta (556) “Cidades Possíveis: Habitação Digna”, diversos, (os desafios colocados pela população mundial – Como lidar com processos de ocupação de características eminentemente urbanas e precárias.); Diretor: Eduardo Goldstein, BRA;

13:55 Telecine Cult (666) “Doze Homens e Uma Sentença (1957)”, drama, (o filme acompanha o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Onze jurados votam pela condenação à morte, mas o jurado número 8 tenta convencer os colegas a repensarem a sentença.); Elenco: Henry Fonda, E.G. Marshall, Ed Begley, John Fiedler, Lee J. Cobb, Martin Balsam; Diretor: Sidney Lumet, 1957, USA;

14:00 Canal Curta (556): “Incertezas Críticas; Axel Honneth”, documentário, (Axel Bonneth é um dos mais importantes pensadores alemães da atualidade. Autor de vários livros, é diretor do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, além de professor na Columbia University.); Diretor: Daniel Augusto, 2015, BRA;

15:10 Canal Curta (556): “José e Pilar”, diversos, (o registro aborda a relação entre José Saramago (1922-2010) escritor português vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1998, com a esposa, a jornalista espanhola Pilar del Rio, através do cotidiano do casal.); Diretor: Miguel Gonçalves Mendes, 2010, BRA;

15:40 Telecine Cult (666): “Chinatown”, suspense, (J.J. Gittes é um detetive particular contratado por uma mulher que desconfia que o marido tem uma amante, mas ele logo descobre que ela é quem dizia ser.); Elenco: Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston; Diretor: Roman Polansky, 1974, USA;

17:35 Film & Arts (648): “Concerto da Cidade Proibida – Carmina Burana”, cultural, (Oriente e Ocidente se encontram na Cida Proibida de Pequim neste espetacular concerto da reconhecida orquestra Sinfônica de Shanghai sob a direção de Long Yu.); Elenco: Aida Garifullina, Toby Spence, Ludovic Tézier, Daniil Trifonov, Mari Samuelsen; Diretor: Long Yu, 2018, DEU;

19:50 Telecine Cult (666): “Sessão Novos Clássicos: Os Intocáveis (1987)”, drama, (neste clássico do cinema contemporâneo dirigido por Brian de Palma, Eliot Ness é um agente federal que vai a Chicago combater o crime organizado.); Elenco: Kevin Coster, Andy Garcia, Charles Martin Smith, Patricia Clarkson, Robert de Niro; Sean Connery; Diretor: Brian de Palma, 1987, USA;

21:30 TV Globo/SPORTV (504/539): “Brasil X Venezuela”- Ao Vivo, futebol, (partida de futebol pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022); 2020, BRA;

21:45 Canal Curta (556): “Arquitetura da Destruição”, documentário, (“Architecture of Doom” acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte.); Diretor: Peter Cohen, 1989, SWE:
Parte 1: Horário: 21:45 – 22:25;
Parte 2: Horário: 22:25 – 23:20;
Parte 3: Horário: 23:20 – 00:00.

22:00 Telecine Cult (666): “Sessão Novos Clássicos: Touro Indomável”, drama, (o boxeador Jake LaMotta tem uma ascensão rápida na carreira por causa do seu estilo implacável e agressivo, No entanto, esse jeito problemático o afasta da esposa Vickie e de seu filho Joey); Elenco: Robert de Niro, Cathy Moriarty, Joe Pesci; Diretor: Martin Scorsese, 1980, USA;

22:00 Film & Arts (648): “Piaf – Um Hino ao Amor”, drama, (passagens da vida da cantora Edith Piaf, que vão desde sua infância em bordéis à sua juventude, cantando nas ruas, a instável vida pessoal e como alcançou a fama ao se tornar intérprete que mais simboliza a cultura francesa.); Elenco: Marion Cotillard, Sylvie Testud, Pascal Greggory, Emmanuelle Seigner, Jean-Paul Roove, Gérard Depardieu, Clotilde Courau; Diretor: Olivier Dahan, 2007