Dicas de final de semana e muito mais


11/12/2020


O final de semana começa hoje com Noel Rosa

O final de semana (sempre em casa!) começa muito bem com a comemoração, hoje, dos 110 anos de Noel Rosa, o compositor carioca nascido em Vila Isabel que morreu antes de completar 27 anos, mas deixou mais de 300 composições, entre elas o clássico Palpite infeliz, em resposta a uma briga musical com o sambista Wilson Batista.  Dois shows hoje festejam a data. Na Mostra Sílvio Tendler  poderemos ver o documentário Sonhos Interrompidos que mostra diversos movimentos revolucionários pelo mundo e no Brasil, além de entrevistar políticos, artistas, escritores. Sílvio também é o curador do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que começa na terça-feira, dia 15.  Nas séries, Riviera volta em nova temporada e um bom filme é Os 7 de Chicago. Hamilton também está no streaming da plataforma Disney+. Há também lives da Rio Gastronomia, teatros e shows grátis com artistas famosos na Virada SP e Demarcação Remix.

Séries/TV/Cinema/museus/dicas

A HBO acaba de lançar Industry(Indústria), série sobre o mercado financeiro, com um grupo de jovens recém-chegados ao mercado de trabalho e traduz a falta de foco de uma geração formada no mundo digital. No Starzplay tem Flesh and bone (Carne e osso) com muitas cenas de dança e também mostra a difícil conquista num ambiente profissional competitivo. Após um ano do final explosivo da segunda temporada da série Riviera, já estão na Fox Premium 2 os novos episódios da série Riviera. Georgina ( Julia Stiles) abandonou a Riviera francesa para começar vida nova em ótima companhia. Na Netflix, não perca o filme os 7 de Chicago; no enredo os promotores sabem que os réus não são culpados, mas seguem em frente. Cercados, na Globopay, é inspirado nos cercadinhos do Planalto e também muito bom. Better call Saul, série da Netflix, com Bob Odenkirk (personagem secundário em Breaking Bad ), foi escolhida um dos melhores programas de TV nas listas americanas junto com I may destroy you e Normal people.

Na Disney+ você encontra o espetáculo musical Hamilto(que estreou em 2015 na Broadway) sobre a vida de um “dos pais da democracia americana”. Teocracia em Vertigem com um cardápio generoso de referências à política nacional é o especial de fim de ano do grupo Porta dos Fundos e está desde ontem disponível no canal  do grupo da Viacom, parceira do coletivo de Porchat, Duvivier&Cia. No elenco estão Marcos Palmeira, Paulo Thiefent aler, Clarice Falcão, Emicida, Helio de La Peña e Petra Costa (como ela mesma), além de Sílvia Machete e Teresa Cristina como “inrizetes”, integrantes do corpo de baile de Jesus que é inserido em um contexto de perseguição política e diz que não vai voltar porque já veio à Terra três vezes: a primeira como mulher e depois como negro e travesti, sendo assassinado em todas as ocasiões. O especial menciona o atentado à sede da produtora da Porta dos Fundos no ano passado, exibindo a cena real pela câmera de segurança.

Dark Web (Amazon Prime Video) a série foi indicada a sete prêmios Emmy e explora os aspectos mais assustadores da evolução da tecnologia – como as possibilidades de controle do indivíduo. A trama se passa em Los Angeles, mas num submundo virtual.

Lumière cineasta celebra os 125 anos da primeira sessão pública de cinema, quando os irmãos Lumière projetaram em Paris, os seus primeiros filmes. Facebook (lumierecineasta).

Até domingo, 13, a partir das 15 hs – Mostra Mosfilm de Cinema Russo e Soviético – com 12 títulos e destaque para  Nós somos do Jazz, de Karen Shakhnazarov; Tempestade sobre a Ásia, de Vsevolod Pudovkin; A infância de Ivan, Andrei Yarkovsky; e Moscou não acredita em lágrimas, de Vladimir Menshov. No YouTube (/CPC-UMES)

Até 17/12 – Sessão Mutual Films – O Instituto Moreira Salles promove o evento virtual com títulos dirigidos por cineastas da cena independente americana como Quando chove (1995), de Charles Burnett; Carrossel de pontes (1958),  de Shirley Clarke; Os irmãos Cruz e a senhora Malloy (1980), de Kathleen Collins. No site do IMS (ims.com.br).

Sábado, 12, 21h – Mostra Sílvio Tendler exibe Sonhos Interrompidos. O documentário revisita lutas pautadas por igualdade e justiça em movimentos libertários de diversas fases da História do Brasil e do Mundo, conectando os desejos de várias gerações pela partilha da terra, educação e saúde para todos e desenvolvimento. Passa pela Revolução Haitiana, a Comuna de Paris, a Revolução Russa, a lutas das resistências francesas, italianas e gregas durante a 2ª Guerra Mundial, o surgimento do Terceiro Mundo, a Revolução Cubana, as lutas por independência da África. Há entrevistas com Vladimir Palmeira, Heloísa Buarque de Holanda, Sérgio Ricardo, Alberto Dines, Cacá Diegues, Carlos Heitor Cony, Carlos Lessa, Chacal, Clarice Herzog, Fernanda Montenegro, Jaguar, Macalé, entre outros. Cine TVT, canal 44.1 na Sábado, 12 – 21 hs  Grande São Paulo. No YouTube.com/Rede TVT.

O Virtual Online Museum of Art (VOMA – no site voma.space) – o Voma foi projetado para ser uma experiência digital, dando a impressão ao visitante de que está em uma galeria de arte de verdade. O visitante anda pelos corredores e pode se aproximar de obras de arte da Idade Média aos dias de hoje de diversos ângulos como em um museu real. Até os textos informativos nas paredes das galerias estão lá.  Até o clima pode mudar de uma visita para outra. Há peças de Matisse, Li Wei, Paula Rego, Jasper Johns e dos brasileiros Luiz Zerbini e Lygia Clark. Tem até cafeteria e lojinha de lembrancinhas.

Feira Gastronômica on-line – desde ontem está no ar no farturabrasil.com.brSão 50 horas de conteúdo on-line, tendo chefs como protagonistas com dicas, receitas e lives de empreendedorismo, além de shows e apresentações de teatro. O festival Fartura é realizado , anualmente, em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes e Lisboa.

Rio Gastronomia – até junho de 2021, com acesso gratuito por meio do site riogastronomia.com, disponibilizará conteúdos exclusivos – como lives, reportagens e aulas on-line com chefs renomados -, além de bate-papos sobre negócios. Para aprender com os mestres até junho de 2021 haverá 40 aulas inéditas ministradas por chefs conceituados como Claude Troigros e Batista com receita de poulet au vinaigre, de Pierre Troigros (1928-2000), fundador da nouvelle cuisine. Hoje ,11,  – o chef Nao Hara, do Kitchen Asian Food, mostra o passo a passo do seu irreverente tartare de atum com sorvete de abacate. Os conteúdos também são publicados nas redes sociais do evento.

Livros – O corpo interminável da carioca Claudia Lage que venceu o Prêmio São Paulo de Literatura como melhor romance de ficção e Paraízo-Paraguay (Caiaponte), do catarinense Marcelo Labes, eleito o melhor romance de ficção de estreia. O corpo interminável recorda a resistência feminina à ditadura militar ao escalar como narrador um homem em busca da história da mãe, guerrilheira torturada e desaparecida nos porões do regime. Paraízo-Paraguay conta a história sobre a imigração ao apresentar um alemão que se voluntaria para lutar na Guerra do Paraguai. Há também o livro Alexander Hamilton, do historiador Ron Chernow, sobre “um dos pais da democracia americana” com 900 páginas.

Discos – desde ontem está no streaming das plataformas digitais o álbum Cinco, do capixaba Silva com Anitta, João Donato, Pretinho da Serrinha e Criolo. Silva já foi indicado ao Grammy latino de música.

 

Teatro

Sexta-feira,11

Festival Satyrianas – 400 atrações on-line, ao longo de 78 hs ininterruptas. A agenda inclui peças, festas com ares de boate, shows de drag queens e saraus poéticos. A 1 da manhã de sábado acontece a transmissão do Stravaganza Cabaret, com performances de cabaré. Na madrugada de sábado,12, para domingo,13, será a vez da ação Zap Mix, com artistas se apresentando em chamadas de vídeo do whatsapp. É preciso se inscrever na Sympla (/satyrianas2020-zapmix). O festival acontece até às 23h30 de domingo e o acesso é por meio do site www.satyrianas.com.br. Até domingo,13.

19hs e 21 hs – Festival Internacional de Teatro de Angra – Fita – diariamente até 20/12. Transmissão no YouTube (/vemprafita).

20 hs -Teatro em Movimento – de 6ª feira a domingo – a 19ª edição  do festival transmite peças inéditas e criadas para o ambiente virtual. O evento disponibiliza Paz, com direção de Bárbara Paz até 8 de janeiro, com Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira. Aborda situações delicadas enfrentadas por artistas durante a pandemia.

Sábado,12

19hs – Grupo TAPA – Mostra de repertório On-Line – apresentação de peças inéditas . Esta semana será Diálogo com personagens, de Ligi Pirandello (1867-1936).YouTube (/grupotapa).

De hoje, 11, a 2ª Feira, 14 – Nunca estive aqui antes – Texto e atuação: Luisa Arraes e direção de Nelson Baskerville. Diante da solidão em uma casa em que já morou diversas vezes, ela repassa memórias e traça a história do apartamento e do próprio medo.

20 hs -Teatro em Movimento – a 19ª edição  do festival transmite peças inéditas e criadas para o ambiente virtual. O evento disponibiliza Paz, com direção de Bárbara Paz até 8 de janeiro, com Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira. Aborda situações delicadas enfrentadas por artistas durante a pandemia. A live é transmitida por meio do site Teatro em movimento.

Shows

Sexta-feira,11

21 hs – Noel Rosa I– será hoje o lançamento nas plataformas digitais do álbum Outras bossas com a cantora Jacque Falchetti interpretando dez canções do compositor carioca, acompanhada da banda Retrato Brasileiro. Será em homenagem aos 110 anos de Noel, hoje, Também hoje haverá uma live –show no canal da cantora do YouTube.

Noel Rosa II – outro lançamento de álbum nas plataformas digitais, em homenagem ao Poeta da Vila, será Nos Passos de Noel, do grupo Salvadores Dali , com a maioria dos clássicos do compositor com roupagem nova.  Os cinco componentes do grupo que tem mais de 30 anos são Guilherme Logullo (vocais), Jorge Moraes (contrabaixo), Robson Batista (sax), Jorge Casagrande (bateria) e Márcio Meirelles ( guitarra). A música Três apitos (1933) abre o álbum, tendo ainda Com que roupa (1929) com tinturas de jazz e rock, Tipo Zero (1934) como um rock leve e ainda o clássico Palpite infeliz (1935) que Noel compôs no ápice da polêmica entre ele e o sambista Wilson Batista e era uma resposta ao samba Conversa fiada, de Wilson.

20 hs – Lives pela arte – O Blue Note reúne apresentações de diversos cantores e compositores com renda revertida para a Casa dos Artistas. Participam da transmissão Wanda Sá, Hamilton de Holanda, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Roberto Meescal, Roberta Sá, Marcos Valle, Leny Andrade, Carlos Lyra, Patrícia Alvi, Fabiana Cozza, Cris Delanno, João Donato e Kleiton e Kledir, além de Paula, Dora e Jacques Morelenbaum. A transmissão será pelo YouTube (/bluenotesp e/blunoterj). A partir de R$ 30,00.

20hs – Chico Castilho – o ex-vocalista da banda Gipsy Kings apresenta músicas famosas do grupo flamenco como Bamboleo, Vollare e Baila Baila.  No Hotel Fairmont e R$ 30 pelo site showin.tv.

15 hs –  Hoje,11, até domingo,13 – Festival Novas Frequências –  é a 10ª edição do festival de música experimentale arte sonora que acontece em versão on-line, com 43 obras  de diversos artistas como Thiago Rocha Pitta, e homenagem a Jocy de Oliveira. Novasfrequencias.com (programação e acesso).

20 às 22 hs –  Demarcação Remix Já – o festival promove live das 20 às 22hs, com transmissão no YouTube (/AnistiaBrasil) com depoimentos e lançamento da música Blablablá, inspirada na música Demarcação Já, de Carlos Rennoó e Chico césar. Haverá apresentação de Elza Soares, Criolo, Luana Flores, batida (Angola) e Octa Push (Portugal), entre outros. Das 22 hs às 2 hs, tem festa on-line com DJs no Zoom da Rádio Cafuné.

Sábado,12

20hs – Jorge e Mateus e Daniel – a dupla sertaneja e o cantor fazem a live Show de Emoções, com sucessos da carreira de ambos. YouTube (/danieloficial e/jorgeemateus).

14 hs às 21 hs – Fest & Art – em sua 8a edição, o festival será on-line, reunindo música, cinema e artes plásticas. Entre as apresentações musicais, estão a cantora Kau herdy (sábado, 19h10) e o violonista flamenco uruguaio radicado no Brasil, Pablo Vares (dom, 20 hs) com transmissão pelo Facebook (/festearte).

Sábado,12, e domingo,13 – Virada SP Online – a 16ª edição do evento terá mais de 400 atrações com atividades on-line e intervenções urbanas acontecendo em diversas regiões de São Paulo. Na programação, shows de Criolo, Elza Soares, Arnaldo Antunes, Gloria Groove, MC Kekel e Renan da Penha e Elba Ramalho transmitidos do Theatro Municipal. Programação completa e endereços de exibição no site www.viradacultural.prefeitura.sp.gov.br.

De sábado,12, até 5ª feira,17 –  Mana 2.0 – com homenagem a Dona Onete, o festival será virtual reunindo mais de 4º artistas mulheres em apresentações musicais e projeções como as Suradas do Tapajós (sáb, 20h10) e Chorinho das Manas ( dom, 19h30). Transmissão pela plataforma twitch.tv/festivalmana. Programação completa no site www.festivalmana.com.

Quinta-feira, 17

20hs – Geraldo Azevedo – o cantor faz  shows com sucessos de sua carreira pelo festival Infinity Summer. No Hotel Fairmont a R$ 30 pelo site showin,tv.