Banner 2
Banner 3
Banner 1

Dia Internacional contra a Homofobia


16/05/2025


Por Bernardo Lucas – participante da Diretoria de Mulheres e LGBTQIA+

A ABI não poderia deixar passar o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (17/05) – data que visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros – sem lembrar o episódio constrangedor pelo qual passou a deputada Erika Hilton (PSOL/SP), no mês passado, ao ter sua identidade de gênero negada durante o processo de emissão de visto diplomático para participar de uma conferência acadêmica nos Estados Unidos. A parlamentar denunciou que se tornou alvo direto de uma política transfóbica do governo americano e alegou que o ato se configura em um problema diplomático.

Ela integrava missão oficial autorizada pela Câmara dos Deputados e deveria palestrar no dia 12 de abril no painel Diversidade e Democracia, durante a Brazil Conference at Harvard & MIT 2025, ao lado de outras autoridades brasileiras. Após o ocorrido, Erika desistiu da viagem.

A propósito – a homofobia consiste no ódio e repulsa por homossexuais, atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independente da sua orientação sexual.

A deputada afirma que “é muito grave o que os Estados Unidos têm feito com as pessoas trans que vivem naquele país e com quem lá ingressa. É uma política higienista e desumana que além de atingir as pessoas trans também desrespeitam a soberania do governo brasileiro em emitir documentos que devem ser respeitados pela comunidade internacional”.

Reconhecemos na Deputada Federal Erika Hilton uma defensora incansável dos direitos humanos e da comunidade LGBTQIA+. Sua trajetória é exemplo de coragem e determinação.