Deputado federal do PSL ataca Jornalista gaúcha


06/05/2021


Por coletiva.net

Violência à imprensa: Rosane de Oliveira sofre ataque de deputado por rede social

Nereu Crispim se manifestou pelo Twitter, contrário a uma informação veiculada na coluna da jornalista

A jornalista do Grupo RBS Rosane de Oliveira publicou, nesta segunda-feira, 3, em GZH, uma matéria em que revela quais são os deputados federais recordistas em gastos com aluguel de carros nos últimos 27 meses. Conforme o levantamento, o primeiro da lista foi o parlamentar Nereu Crispim (PSL), com R$ 250,30 mil. No mesmo dia da veiculação, o deputado utilizou o Twitter para confrontar a profissional. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) repudiou o ato.

“A babaca @rosanedeoliveira antes de publicar matéria tendenciosa para se promover devia verificar o trabalho que foi feito. Quero direito de resposta sua babaca! Vai trabalhar com a verdade sua mentirosa. @rosaneoliveira mentirosa! mentirosa! mentirosa!”, escreveu Nereu em um dos posts. As mensagens na rede social continuaram até esta terça-feira, 4, conforme apurou a reportagem do Coletiva.net.

Sem se manifestar na rede social, Rosane declarou ao portal. “Não vou responder a ataques desrespeitosos do deputado.Tenho segurança de que as informações publicadas são verdadeiras, até porque foram extraídas do portal da Câmara dos Deputados”, ressaltou.

A empresa também se posicionou sobre o ocorrido por meio de sua assessoria. “A RBS defende a independência de seus jornalistas, bem como respeita a liberdade de expressão. No entanto, repudia qualquer forma de desrespeito ou uso de ofensas direcionadas aos seus jornalistas ou qualquer cidadão”, registra o texto.

Repúdio por parte do Sindjors

Nesta terça-feira,4, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) lançou uma nota em seu site e nas redes sociais manifestando seu repúdio à atitude do deputado federal. Conforme o texto, “ao atacar Rosane de Oliveira, ele ofende todas as jornalistas”. A nota destaca ainda que “a liberdade de imprensa incentiva a multiplicidade de pontos de vista, gerando debate, acesso à informação e fortalecimento da democracia”.

Leia a nota na íntegra:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – Sindjors vem a público repudiar manifestação do Dep. Federal Nereu Crispim (PSL/RS), na rede social Twitter, atacando a jornalista Rosane de Oliveira, colunista de Zero Hora. O deputado, contrariado com a publicação na coluna da jornalista, partiu para agressões verbais, usando palavras ofensivas, rudes e desrespeitosas.

Lembramos que uma democracia forte incentiva uma imprensa livre, feita por jornalistas que desempenham seu papel de informar. Agredir a Rosane de Oliveira, por seu trabalho, agride todos os e todas as jornalistas, especialmente as mulheres, atacadas duplamente por aliados deste governo que tenta, de todas as formas, desmoralizar o trabalho da imprensa. Não nos calaremos aos ataques e agressões de qualquer esfera, pública ou privada. A liberdade de imprensa incentiva a multiplicidade de pontos de vista, gerando debate, acesso à informação e fortalecimento da democracia.

https://coletiva.net/noticias/violencia-a-imprensa-rosane-de-oliveira-sofre-ataque-de-deputado-por-rede-social,394137.jhtml