Deputada exalta os 30 anos do Diário do Pará


25/01/2013


Através de requerimento aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará, a Deputada Josefina Carmo (PMDB) exaltou o 30º aniversário do jornal “Diário do Pará”, por ela elogiado por seu papel na luta pela redemocratização, “ajudando a dar eco às vozes dos movimentos populares e democráticos”.
 
O texto da Moção, encaminhado à ABI e entidades de jornalistas (Associação Nacional de Jornais, Federação Nacional dos Jornalistas e Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará), tem o seguinte teor:
 
“O jornal Diário do Pará celebrou, em grandioso evento no Hangar Centro de Convenções, aqui em Belém, na noite de ontem, seus 30 anos de existência.
 
Como sabemos, o jornal “Diário do Pará” surgiu no período final do regime dos generais, quando a chamada “ditadura militar” vivia seu momento de distensão e o Brasil, com o crescimento dos partidos e movimentos de oposição, já vivia um clima de maior participação popular rumo à sua redemocratização. Foi fundado pelo jornalista Laércio Wilson Barbalho.
 
Aqui no Pará o jornal teve papel importante nesse processo, ajudando a dar eco às vozes dos movimentos que lutavam pela volta da democracia no País. Ajudou a criar uma opinião favorável às liberdades democráticas, inclusive à liberdade de pensamento, de expressão e da liberdade de imprensa. E teve sucesso.
 
Hoje, o jornal “Diário do Pará” colhe os sucessos de 30 anos de muito trabalho, fazendo parte da elite dos grandes meios de comunicação do Estado. Hoje, com o Brasil vivendo sob os auspícios do Estado Democrático de Direito, o “Diário do Pará” prima não apenas pela boa informação aos cidadãos leitores do Estado, não investe apenas na qualidade de produção gráfica e editorial das informações produzidas por seus profissionais: o jornal, cumprindo seu papel político-social de continuar o esforço incessante pela consolidação e aperfeiçoamento da nossa democracia, abre também suas páginas para a exposição e o debate sobre uma infinita coleção de temas de interesse da população, das cidades e também dos governos. Não faltam motivos para celebrarmos juntos as conquistas do jornal “Diário do Pará”.
 
Assim, requeiro, em regime de urgência e prioridade, que este Parlamento Estadual manifeste votos de louvor e congratulações ao jornal “Diário do Pará”, fundado pelo jornalista Laércio Wilson Barbalho, que celebra seu aniversário de 30 anos de existência, celebrado ontem, na pessoa de seu Diretor Presidente Jader Barbalho Filho, votos estes que devem ser estendidos a todos os demais diretores, aos profissionais do jornalismo que nele trabalham e também aos seus leitores.”