Departamento de Assistência Social (DAS) da ABI presta contas de suas atividades


Por Arcírio Gouvêa, diretor do Departamento de Assistência Social (DAS)

10/07/2015


Diversos são os convênios à disposição do corpo associativo oferecido pelo Departamento de Assistência Social da ABI (DAS) e muitos ainda virão, estando em término de negociações para que, brevemente, sejam anunciados. Abaixo está uma relação desses convênios, ao mesmo tempo que o DAS se coloca à disposição do associado para esclarecimento de qualquer dúvida e ainda recebimento de sugestões, através dos telefones (21) 2282-1292 (ramal 207) ou (21) 2240-8769 com os funcionários Marina Novaes Rodrigues (Marina) e Adalberto Cândido do Nascimento (Candinho).

CLÍNICA DR. ALOAN – Rua Chaves Faria, 64 – São Cristóvão
Internação/Hotelaria – Desconto de 50%
Exames Complementares – Desconto de 50%


RICHET LABORATÓRIO – Unidades: Centro, Tijuca, Botafogo, Copacabana e Barra
Desconto: Tabela da Associação Médica Brasileira (0,25%).


POLÍCLINICA GERAL DO RIO DE JANEIRO – Av. Nilo Peçanha, 38, Centro
Desconto da AMB: Procedimentos Médicos, (0,39%); Patologia Clínica e Serviços Odontológicos (0,50%).


LABORATÓRIO BRONSTEIN – Unidade Centro
Desconto de 30%


ÓTICA DO POVO – Diversos endereços
Descontos: 10% à vista e 5% a prazo


SESI/SENAI – Para se cadastrar no convênio existente entre a ABI e o SESI/SENAI, o associado deve ir, munido da Carteira da ABI, à sede das duas entidades, localizada à Av. Calógeras, 15, 5º andar. Uma parceria entre a ABI e o SESC está próxima de se concretizar, e, entre outros benefícios, o associado e os funcionários da ABI poderão desfrutar das excelentes sedes campestres do SESC, uma das melhores do País, bem como seus teatros, sempre apresentando peças e espetáculos musicais com os maiores nomes de nossa cultura popular.


ATENDIMENTO E CONVÊNIOS NO AMBULÁTÓRIO PEDRO ERNESTO – 6º ANDAR
De janeiro a junho deste ano – 181 pacientes

Além disso, continuamos em busca de parcerias para que o Ambulatório Pedro Ernesto continue prestando assistência médica digna e competente aos associados, pois temos absoluta consciência de que uma das finalidades da criação da ABI, por Gustavo de Lacerda, foi a prestação de serviço médico de qualidade aos profissionais de imprensa. As negociações com o médico cirurgião Dr. Marcello Meuci, do Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, continuam em curso e esbarram no alto custo do investimento para modernização do 6º andar da ABI e adequá-lo às novas exigências do setor. Em decorrência do capital que terá de ser investido, cerca de R$ 180 mil reais, para criação de 10 especialidades, entre elas: Clínica Geral, Geriatria, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Laboratório Médico, Gastroenterologia, o Dr. Marcelo Meucci está buscando parcerias com outros profissionais médicos interessados em dividir as despesas. Esperamos que seus esforços tenham sucesso.

Os contatos com a empresa BEM (Bandeirantes Emergências Médicas) estão sendo concluídos para um atendimento aos associados por ambulâncias UTIs, 24 horas, a preços bem acessíveis, mais ou menos, em torno de R$ 10,00 mensais.

Da mesma forma, um Plano Funeral e de Seguro de Vida, pagos pela ABI e que contemplaria os associados que estiverem em dia com suas mensalidades, está em negociação com diversas empresas do ramo. Assim como um Plano de Saúde para os funcionários e associados. Aguardamos aquelas que nos oferecerem as melhores condições.

Existe, desde 2010, um convênio entre as Bibliotecas Bastos Tigre (ABI) e do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), possuidora de um dos maiores acervos do mundo, que permite ao associado ou funcionário da ABI poder frequentá-la e levar para casa, por 15 dias, os livros à disposição em seu patrimônio literário.

Mais um benefício colocado à disposição do associado da ABI pelo Departamento de Assistência Social. Após o convênio fechado para que os funcionários da entidade possam fazer suas refeições diárias no Restaurante Rics, com os custos arcados pela ABI agora também o corpo associativo poderá usufruir do desconto de 12% nas refeições que forem realizadas exclusivamente no bufê do restaurante.

O DAS continua à procura de uma agência de turismo para oferecer pacotes especiais para associados e funcionários, a preços módicos, em viagens no Brasil e no Exterior. E também com vários hotéis espalhados pelo País que concedam descontos especiais para associados e funcionários da ABI.

Uma das prioridades do DAS será o encontro mensal para os associados da Terceira Idade, com música, dança, poesia e outras atividades culturais. E a volta do Torneio de Sinuca, nos moldes existentes no passado e que atraia grande público ao 11º andar. Dentro desse compromisso, na pauta ainda descontos em academias de ginástica, restaurantes, salões de beleza, cinema, teatro etc, tanto para os associados como para os funcionários.

Os associados da ABI agora também podem viajar para todo o Brasil, graças a parceria entre a entidade e a ClickBus, com desconto de 5% na compra das passagens para mais de três mil destinos no País. Para isso, basta utilizar o código “ABI5”, no ícone de compra do site da ClickBus.

O Curso de Inglês CNA, apenas para os associados da representação de São Paulo, oferece um desconto de 30% para o primeiro módulo semestral e 15% para o segundo módulo e os seguintes, abrangendo os cursos de inglês e espanhol.

O DAS ainda comunica que o Centro de Atendimento Social (SUS), do Governo Federal, está disponibilizando 500 cadeiras de rodas. Se algum jornalista, seus familiares, ou mesmo algum amigo estiver precisando, deve procurar Vilma Wosiach pelos telefones (21) 32977426 e (21) 981177416. Ou pelo site: http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/cras

Inúmeros outros convênios estão sendo examinados para saber se estão ainda em vigência. E assim que forem confirmados, serão divulgados através do site e do Jornal da ABI.