“Declama na ABI” conta com lançamento de livro infantil


10/12/2015


Tatá e Lalá.indd

Capa do Livro “Tatá e lalá : As Formiguinhas Espertas” (Imagem: Reprodução)

No próximo dia 18 (sexta-feira) a partir das 14hs a violinista Mariana Doralina Machado estará tocando musicas de seu repertório durante a quarta edição do “Declama na ABI”. Especializada em Literatura Infantil, a escritora Maria Ilze de Oliveira Aragão fará o lançamento do livro “Tatá e Lalá – as formiguinhas espertas”. O evento gratuito tem como Coordenador o Jornalista Carlos Rocha e a Direção de Jesus Chediak diretor de Cultura e Lazer da Casa.

Segundo Carlos Rocha, a realização do evento é um caminho para a abertura da ABI aos poetas e músicos e para a promoção da cultura. Inaugurado em junho deste ano, essa será a quarta edição do projeto. Os participantes poderão, mais uma vez, ouvir música, declamar e ouvir poesia. A novidade para o ano de 2016 é o lançamento de um livro em todos os encontros.

Literatura e superação

Maria Ilze é sergipana de Cedro de São João, onde cursou o Ensino fundamental. A autora conta que seus pais, apesar das dificuldades, lhes deram uma boa educação, preparando-a para a vida familiar. A escritora se casou aos dezoito anos com João Bispo de Aragão. Prontamente veio com sua família morar no Rio de Janeiro, em 1961. Aos cinquenta anos de idade finalizou o antigo Ginásio, hoje segunda fase do Ensino Fundamental e concluiu o Ensino Médio em 2011.

Em 2008, deu início à sua trajetória na literatura. Hoje coleciona 62 histórias infantis, 15 contos e dezenas de poesias.

A escritora participou do concurso de poesias Antologia Literária, realizado pela Editora Litteres, onde sua poesia “Aurora de Amor” foi classificada. Tem também três poesias publicadas em livro da Editora Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj): “Bela Ipanema”, “Voz Suave” e “Astro Sol”. Já gravou mais de vinte músicas, entre elas nove estão no Youtube e três no site do Clube dos Compositores do Brasil.

 O “Declama na ABI” já fez três apresentações ao longo deste ano. Poetas, cantores, músicos e artistas da cidade vêm contribuindo com sua arte, uma melhor forma de valorização da cultura do Estado. O jornalista Carlos Rocha pretende organizar no próximo ano a primeira Antologia “Declama na ABI” com a participação dos poetas e escritores que se apresentaram durante todo o período de 2015.