Debates e prêmios na Associação de Cinematografia


26/05/2008


A Semana/Prêmio ABC de Cinematografia começa nesta quarta-feira, 28, e vai até o dia 31, no Instituto dos Arquitetos no Brasil (IAB), no Rio de Janeiro. A programação inclui debates com profissionais nacionais e estrangeiros e a entrega do Prêmio ABC de Cinematografia, no encerramento do encontro. O fotógrafo brasileiro Walter Carvalho e o diretor de fotografia e membro da American Society of Cinematographers David Stump estão entre os palestrantes que vão discutir temas como “Novas mídias”, “Produção universitária”, “Direção e estética fotográfica no cinema”.

Os inscritos vão disputar o Prêmio ABC de Cinematografia de melhor edição, som, direção de arte e fotografia. Nesta edição concorrem filmes, vídeos e documentários — nos formatos longa, média e curta-metragem — e ainda as categorias comercial, universitário, vídeoclipe e programa de TV.

A Associação Brasileira de Cinematografia foi fundada em 2000, com o objetivo de aproximar os profissionais das áreas técnicas do cinema. Com sede no Rio de Janeiro, a ABC reúne cerca de 350 associados, que acompanham os avanços no setor e realizam cursos, palestras e apresentações de filmes seguidas de debates com profissionais da área.

A Semana/Prêmio ABC de Cinematografia foi instituída em 2001 para promover encontros de especialistas do Brasil e do exterior e valorizar as categorias técnicas. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas 30 minutos antes do início do evento, na sede do IAB, que fica na Rua Pinheiro, 10, esquina com a Rua Dois de Dezembro, no Flamengo. Mais informações pelo telefone 2517-2909. A programação completa está no site www.abcine.org.br.