De Mario Filho ao Museu do Futebol, esporte também é cultura


15/03/2021


 

Marcos Gomes, jornalista e membro da Comissão da Diretoria de Cultura da ABI

 

De Mario Filho ao Museu do Futebol, esporte também é cultura.

A inexplicável decisão dos deputados estaduais do Rio de Janeiro de trocar o nome do Maracanã de Jornalista Mario Filho, para Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé, será um dos assuntos do ABI Esporte, nesta segunda-feira (15). O ABI Esporte vai ao ar, às 19h30, pelo canal do Youtube da Associação Brasileira de Imprensa, com apresentação do jornalista Marcos Gomes.

Participam do programa Gisella de Araújo Moura, Mestre em História Social pela UFRJ, professora de História, autora do livro “O Rio corre para o Maracanã”; Ialê Cardoso, Coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, em São Paulo; Eliana Alves Cruz, Escritora, jornalista e colunista do Portal UOL, autora de romances como O crime do cais do Valongo e o Chargista Ykenga, premiado pelo conjunto de sua obra, na 36ª edição do Troféu Angelo Agostini, realizada pela Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo.

O Rio que corre para o Maracanã, da professora  Gisella Moura considerado por muitos “a mais importante produção acadêmica sobre a história da construção do estádio” relata também o decisivo empenho do jornalista Mario Filho para erguer o “maior estádio do mundo”.

Do Museu do Futebol que atualmente exibe uma extraordinária exposição sobre Pelé 80 – o Rei do Futebol, vamos conhecer através de sua diretora Ialê Cardoso seus diversos projetos educacionais e de acessibilidade voltados para deficientes e pessoas com Alzheimer.

Não perca, no canal da ABI no YouTube

https://www.youtube.com/channel/UCDLfdfuALUd7eTf9UefaPTg/videos