De Abel Silva para Sueli Costa


10/03/2023


No encontro de dois talentos, a amizade de uma vida inteira. Nesta sexta-feira, 10, faz uma semana que a compositora Sueli Costa faleceu. O coração parou, cansado da luta contra um câncer que machucou a fina e sofisticada melodia com que a musicista brindou a MPB. Sueli estava com 79 anos e, sem saber, na véspera de partir disse à afilhada Fernanda que estava indo para uma “nova vida”. No texto de Abel Silva, escrito à mão e aqui reproduzido, a jura não mais secreta de que a “saudade apenas está nascendo, minha vizinha, comadre, amiga, irmã, confidente”.

Sobre Sueli Costa

As primeiras noticias que recebi sobre minha querida parceira Sueli Costa vieram de Sidnei Muller e Guarabira, entusiasmados com a moça moradora de Juiz de Fora que ambos conheceram num Festival de Música naquela cidade. Logo depois, Sueli mudou-se para o Rio de Janeiro e deu início à sua carreira, tudo isso lá pelos anos Sessenta.

Ficamos amigos por frequentarmos os mesmos bares, e fui vendo o seu trabalho com os maiores letristas da nossa música: Paulinho Pinheiro, Cacaso, Tite de Lemos, Aldir Blanc, foi lançada por Betânia, enfim, seu talento começou a brilhar com intensidade e éramos apenas amigos , até que resolvo mandar-lhe uma letra, pelo Correio, apesar de sermos vizinhos em Ipanema, vejam  minha timidez. O título, “Jura Secreta”. Lançada por Simone logo depois por Fagner, Zizi Possi, enfim, foi o meu primeiro sucesso como letrista, e a canção vive e floresce até , e vieram muitas outras, e a parceria  firmou-se pela qualidade e quantidade.

Sueli é um gênio que deixou marca e fará, falta. Minha saudade apenas está nascendo, minha vizinha, comadre, amiga, irmã, confidente.

Por ela, nossas canções viverão.

Abel Silva