Curso “Notícia em Cena” ensina a falar em público


07/10/2016


Jane Celeste e Ana Zettel

É muito comum as pessoas se sentirem inseguras no momento em que precisam falar a um grupo de pessoas. E quanto maior o grupo, proporcionalmente, cresce o nível de tensão. O teatro pode ser um bom caminho. Para amenizar ou dar um basta nessa situação, a atriz e diretora teatral, Ana Zettel, e a fonoaudióloga e doutora em teatro, Jane Celeste, resolveram ministrar o curso ‘Notícia em Cena’. As aulas serão realizadas a partir do dia 3 de outubro até 7 de novembro, das 18h30 às 21h, na sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Centro do Rio.

“Serão oficinas recheadas de jogos teatrais, situações do cotidiano, visando controlar as emoções e melhorar a expressividade, adequando seus talentos”, observa Ana Zettel.

O medo e a falta de concentração podem se tornar os maiores problemas na hora de uma apresentação. Muitas pessoas ficam com receio do que outras vão achar de sua oratória ou ação diante do público. Até mesmo a postura torna-se um problema durante o discurso. Muita gente não sabe o que fazer com as mãos, além de não dominar a respiração como forma de controle das emoções.

Jane Celeste ressalta a importância da intuição no momento de qualquer apresentação.

“Vamos dar suporte técnico para se falar em público, com clareza, envolvimento e credibilidade. Muita gente perde a concentração na hora de falar e treme não sabendo o que dizer diante do público. Tem que ter organização de pensamento, verdade na comunicação e clareza na transmissão das ideias”, lembra a fonoaudióloga.

Ana Zetel destaca ainda que, no ímpeto de falar, as pessoas podem ser agressivas.

“Tem que se expressar de maneira equilibrada. Ser firme, sem ser agressivo. Tentar se impor, sem passar arrogância. Durante o curso criaremos cenas a partir das necessidades identificadas por cada aluno”, comenta a atriz.

Segundo o diretor de Cultura e Lazer da ABI, Jesus Chediak, a entidade retoma a tradição de promover cursos de reciclagem e de formação profissional na área da Comunicação e cultura digital. Ele ressalta que Jane Celeste e Ana Zettel são duas profissionais que trabalham com afinidade nos setores em que são especializadas.

“Isso, sem dúvida, é uma garantia de qualificação profissional do curso que engloba trabalho de corpo e voz integrado à performance de profissionais que necessitam se comunicar com o público”, observa Chediak.


banner-noticia-em-cena2

noticiaemcena_bannerverso

*Postado 16 set, 2016 às 18:30