Curso de jornalismo investigativo ensina a desvendar finanças de empresas


16/06/2021


Por Media Talks


A organização Global Investigative Journalism Network (GIJN) inicia na próxima quinta-feira (17/6) um treinamento para repórteres sobre investigação de corrupção e desvios de dinheiro. O objetivo é capacitar profissionais de imprensa a investigar governos, crime organizado e fraudes financeiras a partir do exame de balanços fiscais.

Segundo a GIJN, “seguir o dinheiro” é essencial no jornalismo investigativo:

Apesar de direcionado para jornalistas jovens que atuam na África, profissionais de outros países também podem participar. A iniciativa é feita em parceria com Finance Uncovered (http://www.financeuncovered.org/), projeto britânico de treinamento em jornalismo investigativo, com escritórios em Londres e em Nairóbi.

Os dois webinars serão conduzidos por Nick Mathiason, fundador e co-diretor do Finance Uncovered. Ele é jornalista investigativo com foco em finanças há 30 anos,  e suas reportagens têm impacto internacional.

No primeiro webinar (17/6), às 19h, horário de Brasília, direcionado a profissionais sem experiência em balanço os fiscais, serão abordados conceitos básicos de contabilidade. O instrutor também vai destrinchar relatórios financeiros, explicando as linhas dos balanços fiscais que devem ser priorizadas na apuração de uma possível fraude.

Após a primeira sessão, os participantes receberão um exercício para  analisar os dados de um demonstrativo financeiro. Na segunda sessão (23/6), os participantes revisarão o exercício com os treinadores e poderão fazer perguntas.

Para fazer a inscrição, basta acessar o link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_UCptyJiuQ6ysxNuxPY45EA .