Curso ABI começa hoje. Inscreva-se!


14/07/2021


Curso ABI aborda mídia corporativa, manipulação, estratégias discursivas, fake news, desinfodemia e letramento midiático

A inscrição é pelo email abicursosonline@gmail.com, enviando:
– Nome completo, endereço, email, celular, profissão.
– Comprovante. O investimento de R$100,00 (cem reais) é feito na conta da Associação Brasileira de imprensa – Banco do Brasil – Ag. 3520-3 C/C 10918-5 – CNPJ ABI – 34.058.917/0001-69

A desinformação não se refere apenas a notícias falsas que são espalhadas pelas redes sociais. Também não se limita a boatos espalhados sobre esse ou aquele ator político. Nem às mentiras ditas em um cercadinho de Brasilia. A desinformação no Brasil precisa ser observada e compreendida como um projeto político, intencional e de grande alcance, que envolve um muito bem estruturado ecossistema.

Por entender a grande relevância do tema, sobretudo no atual cenário do Brasil, a ABI promove este curso, que se destina a construir uma compreensão crítica em relação ao processo de desinformação, que se estrutura no Brasil a partir de diversas facetas – estratégias discursivas da mídia corporativa, fake news, desinfodemia. E a partir dessas abordagens, o curso vai discutir as bases do letramento midiático e seu papel fundamental para o cenário brasileiro.

O curso será ministrado pela jornalista e professora Eliara Santana, que é doutora em Linguística e Língua Portuguesa e pesquisa o discurso midiático, o ecossistema de desinformação e o letramento midiático. O curso terá quatro módulos, que vão contemplar oito aulas, de duas horas cada. A cada aula, um convidado especial para aprimorar a discussão sobre os temas propostos. Alguns nomes de professores/pesquisadores já confirmados:  Ângela Carrato (UFMG), Anna Christina Bentes (IEL/Unicamp), Cláudia Wanderley (CLE/Unicamp), Daniella Lopes Dias Ignácio (PUC Minas), Letícia Sallorenzo (UnB).

Aulas a partir de 14 de julho, sempre nas 4as feiras, as 19:30 horas. O Curso é um investimento de R$100,00 para os inscritos e todo o montante arrecadados será destinado à ABI.

Direção e Coordenação Eliara Santana.

MÓDULOS
TÓPICO 1: SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO BRASIL – 2 aulas
Mídia corporativa, manipulação, estratégias discursivas, construção de narrativa

TÓPICO 2: DESORDEM INFORMACIONAL – 2 aulas
Sistema de desinformação, desinfodemia, os impactos dessas construções na sociedade

TÓPICO 3: PROPAGANDA E ECOSSISTEMA DE FAKE NEWS – 2 aulas
O que é propaganda e como se estrutura, elementos que definem e itegram o ecossitema de fake news

TÓPICO 4: LETRAMENTO MIDIÁTICO E DEMOCRACIA – 2 aulas
Quais são as bases teóricas do Letramento Midiático e por que sua prática é importante para o Brasil