Cronologia


13/03/2008


Júlio, filho mais velho de Marc Ferrez, nasceu em 14 de abril de 1881. Seu irmão Luciano, três anos depois.

Em 1904, Júlio, então com 20 anos, conseguiu a representação da Pathé Frères no Brasil. Com isso, a Casa Marc Ferrez, empresa fundada pela família Ferrez em 1867, passou a ser fornecedora exclusiva dos equipamentos e filmes produzidos pela empresa fonográfica e cinematográfica para os exibidores que começavam a atuar no Rio de Janeiro e em outras cidades do País.

Em 1905, Júlio escreveu o livro “O amador photographo: conselhos práticos”. Dois anos depois, a firma, renomeada Marc Ferrez e Filhos, inaugurou na Avenida Central, atual Rio Branco o Pathé, o terceiro cinema do Rio de Janeiro e prosperou no mercado de produção e comercialização de filmes.

Em 15 de maio de 1906, nasceu Gilberto, filho de Júlio Ferrez.

Em 1909, Júlio começou a fotografar para o cinema. Em maio de 1912, a Marc Ferrez & Filhos vendeu todos os seus ativos para a Companhia Cinematographica Brasileira (CCB), a qual Luciano e Júlio passaram a gerenciar.

Três anos depois foi reaberta a empresa Marc Ferrez e Filhos, na Rua da Quitanda, onde permaneceu até a década de 1980.

Em 1922, Gilberto foi estudar em Londres, retornando em 1928 para trabalhar na empresa da família. Neste mesmo ano, foi inaugurado o Pathé Palace, novo cinema dos Ferrez.

Em 1930 foi publicada a primeira foto de autoria de Gilberto Ferrez na seção “Fotografias dos nossos leitores”, da revista O Cruzeiro. A partir deste momento, Gilberto escreveu e fotografou para várias publicações. No mesmo ano, expôs pela primeira vez sua fotografias.

Em 1938 a família inaugurou o Cinema Paratodos, no subúrbio da cidade. No mesmo ano, Luciano e Júlio transferiram as cotas da sociedade para os filhos.

Com a morte de Júlio Ferrez em 1946, os netos Gilberto e Eduardo assumiram a empresa. Em 1952, a família inaugurou o Cinema Mauá. Três anos depois, Luciano faleceu.

Até 2000, ano de sua morte, Gilberto contribuiu para a evolução da fotografia e iconografia brasileira e para a preservação do acervo fotográfico da família. Foi autor e editor de mais de 40 livros, colaborou com diversas publicações e participou de exposições no Brasil e no exterior.