Crescem atentados contra os profissionais da imprensa


09/06/2021


Por Marcos Gomes, conselheiro da ABI


Segundo o último relatório divulgado pela organização Repórteres sem Fronteira, o Brasil caiu, pelo quarto ano consecutivo, no ranking sobre cerceamento à liberdade de imprensa. O país passou do 107º para 111º lugar e entrou na Zona Vermelha, categoria que inclui regiões do mundo onde a livre circulação da informação jornalística enfrenta dificuldades.

Nos últimos meses, diversos jornalistas sofreram agressões no desempenho de suas atividades profissionais. A fotojornalista Paula Fróes, do Correio – Bahia, e Pedro Duran, da CNN, foram agredidos verbalmente e sofreram ameaças, quando cobriam manifestações pró governo. Rafael Nascimento, do Infoglobo (O Globo/Extra), foi empurrado e levou puxões de seguranças do governador do Rio de Janeiro quando acompanhava uma cerimônia pública, Daniela Lima, apresentadora da CNN, foi xingada pelo Presidente da República em pronunciamento no Palácio Alvorada,   o Procurador Geral da República processa Conrado Hubner Mendes, colunista da Folha de São Paulo, por críticas à atuação da PGR, entre outros.

O segundo SOS Repórter analisará as constantes ameaças, insultos, difamações e assédios judiciais aos profissionais de imprensa no exercício pleno da profissão, principalmente aquelas provenientes de autoridades que devem zelar pela liberdade de expressão. O programa contará com as participações de Maria José Braga, presidenta da FENAJ, Claudio Pereira de Souza Neto, advogado e professor da UFF, e Paula Fróes, fotojornalista de O Correio – Bahia. A apresentação será de Cristina Serra, e o programa é produzido pela Comissão de Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI.

SOS Repórter é um espaço dedicado à defesa do jornalismo brasileiro e estará no ar, ao vivo, todas as segundas quartas-feiras do mês, através do canal de Youtube da ABI.