06/03/2017
O corpo do jornalista peruano José Yactayo Rodríguez, desaparecido em 25 de fevereiro, foi achado nesta sexta-feira dentro de uma mala, na região agrícola de Andahuasi, a 139 quilômetros de Lima, informou a Polícia.
O coronel Luis Flores, da Polícia Nacional do Peru, disse à “RPP Noticias” que, após as comparações das impressões digitais com as de pessoas desaparecidas nos últimos dias, foi determinado que elas correspondiam a José Yactayo. O corpo do comunicador foi achado por um agricultor dentro de uma mala que estava pegando fogo perto a plantação de cana-de- açúcar.
A última vez que Pepe Yactayo, como era conhecido, foi visto foi no dia 25. Ele saiu de um encontro com amigos e foi deixado perto de casa em San Luis, Lima.
Amigo de José, o jornalista Beto Ortíz chegou a dizer que o desaparecimento parecia “um jogo sinistro”, porque o celular de José foi ligado e desligado em várias ocasiões e inclusive mensagens de texto foram respondias por ele.
O caso repercutiu nas redes sociais, e várias colegas de profissão manifestaram a necessidade de um rápido esclarecimento do crime.
Em seu perfil no LinkedIn, Yactayo colocou a definição: “Nenhum artifício tecnológico tem valor por si se não estiver articulado a uma estratégia de comunicação humana”. Seu talento e sensibilidade para a imagem contribuíram em conhecidas novelas, programas culturais, gastronômicos, educativos e políticos. Sua ampla trajetória fez com que fosse escolhido para presidir o júri dos Prêmios Nacionais de Jornalismo na categoria audiovisual.