Corpo de Joelmir Beting é velado em São Paulo


29/11/2012


O corpo do jornalista Joelmir Beting foi velado no Cemitério do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 29 de novembro. Ele morreu no início da madrugada aos 75 anos. Beting estava internado desde o dia 22 de outubro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de uma doença autoimune, quando o sistema imunológico ataca e destrói, por engano, tecidos saudáveis do organismo. Ele respirava com auxílio de aparelhos desde o último domingo, 25, após sofrer um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico.
 
A cremação ocorrerá no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, às 16h, numa cerimônia restrita à família.
 
O jornalista Mauro Beting, filho de Joelmir, esteve presente na cerimônia esta manhã. “Como pai, foi o melhor que um jornalista pode ter. Para um filho, ele foi o melhor jornalista que um filho pode ter”, comentou. Mauro estava no ar, na Rádio Bandeirantes, quando soube da morte do pai.
 
Ainda segundo Mauro, o Palmeiras vai prestar uma homenagem a Joelmir Beting, que era grande fã do time, no próximo jogo. Os jogadores devem usar uma camiseta especial.
 
Com mais de 55 anos de carreira, Joelmir atualmente trabalhava como comentarista de economia no grupo Bandeirantes. Nascido em Tambaú, interior de São Paulo, em 21 de dezembro de 1936, começou a estudar sociologia na Universidade de São Paulo (USP) para fazer carreira no jornalismo em 1957. No mesmo ano, iniciou carreira na editoria de esportes. Trabalhou nos jornais “O Esporte” e “Diário Popular” e também na rádio Panamericana, que posteriormente virou Jovem Pan.
 
Em 1962, sociólogo formado, trocou o jornalismo esportivo pelo econômico. Em 1968, virou editor de economia do jornal “Folha de S.Paulo”. Em 1970, lançou sua coluna diária, que foi publicada durante anos por uma centena de jornais brasileiros, com o timbre da Agência Estado.
 
Em 1991, o profissional iniciou nova fase no jornal “O Estado de S.Paulo”. A coluna foi mantida até 30 de janeiro de 2004. No mesmo ano que ela foi lançada, em 1970, Joelmir também começou a passar informações diárias sobre economia nas rádios Bandeirantes, CBN, Jovem Pan e Gazeta e nas redes de TV Bandeirante, Gazeta, Record e Globo, até 2003.
 
Em março de 2004 voltou ao grupo Bandeirantes. Permaneceu até hoje como comentarista econômico nas rádios Band News FM e Bandeirantes, e também do Jornal da Band, na TV. Também era um dos âncoras do programa de entrevistas “Canal Livre”. Na Rede Globo, trabalhou por 18 anos.
 
Ele escreveu ainda dois livros: “Na prática a teoria é outra” e “Os juros subversivos”.
 
O jornalista deixa dois filhos: o publicitário Jean Franco e o jornalista esportivo Mauro.
 

* Com informações do G1 e de O Estado de S. Paulo.