Copa Libertadores em alerta por causa da rixa entre torcidas


25/10/2021


O ABI Esporte vai ao ar, nesta segunda-feira, 25, às 19h30, pelo canal da ABI no Youtube – bit.ly/3uZn84f – com apresentação de Marcos Gomes.
A jornalista Thalita Neves e o sociólogo Édison Gastaldo são os convidados do ABI Esporte, para falar sobre futebol e rivalidades estaduais nas torcidas dos clubes de futebol. Thalita é uma das autoras do blog Comunicação, Esporte e Cultura e Édison Gastaldo é pesquisador do esporte há 30 anos.
Texto
Conforme noticiou o jornalista Mauro Cezar Pereira em seu blog no UOL, “policiais do Brasil e do Uruguai estão em contato para evitar brigas de torcedores” no trajeto até o estádio Centenário, em Montevideo, onde acontece no sábado, 27 de novembro, a final da Copa Libertadores.
O ABI Esporte vai ao ar, nesta segunda-feira, 25, às 19h30, pelo canal da ABI no Youtube – bit.ly/3uZn84f – com apresentação de Marcos Gomes.
Thalita Neves é doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa disputa de classes e construção dos estereótipos de time do povo e time de elite na cobertura de rivalidades clubísticas do futebol brasileiro. Possui mestrado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), com dissertação intitulada Jornalismo esportivo e a cobertura da rivalidade GreNal em 2016: o título do Grêmio e o rebaixamento do Inter.
Édison Gastaldo é antropólogo, professor e pesquisador no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias. Autor de referência nos estudos antropológicos sobre os esportes, pesquisa o universo dos esportes há quase trinta anos. Publicou livros como “Pátria, Chuteiras e Propaganda”, “Nações em Campo”, “Copa do Mundo 2014” e “Torcedores: vida, paixão e morte no país do futebol”.