Contras não conseguem formar Chapa


19/03/2013


Aglutinada em torno do jornalista Domingos Meirelles, atual Diretor Econômico-Financeiro da Casa, a oposição à Diretoria da ABI não conseguiu formar sua chapa para concorrer em abril próximo com a Chapa Prudente de Morais, liderada por Maurício Azêdo, Presidente da ABI. Na proposta apresentada há associados em débito com a ABI, outros com matrículas canceladas e outros sem registro de pagamento de qualquer contribuição; não são portanto sócios da ABI.
 
O Presidente da Comissão Eleitoral da ABI, Continentino Porto, concedeu prazo de 48 horas para que a Chapa de Meireles corrija até 18 horas de quarta-deira, dia 20, essas insuficiências, relatadas assim na Ata da Comissão:  
 
         “Aos dezoito dias do mês de março do ano de dois mil e treze, na sala da Secretaria da ABI, eu, Continentino Porto, designado para esse fim pela Comissão Eleitoral, recebi do associado Paulo Jerônimo de Souza, como Coordenador, o pedido de inscrição da Chapa Vladimir Herzog, com a documentação exigida pelo Regimento Eleitoral. Na mesma petição, o sócio Paulo Jerônimo solicitou informações sobre a situação dos associados do ponto de vista do pagamento das contribuições sociais. À luz da documentação fornecida pela Tesouraria, verificou o signatário deste Relatório que constam como inadimplentes os associados Carlos Chagas, em débito desde 2010; Jesus Chediak, inadimplente desde janeiro de 2013; Joseti Marques Xisto da Cunha, inadimplente desde 2006; Estanislau Alves de Oliveira, inadimplente desde 2010; Audálio Dantas, inadimplente desde 2010, quando pediu desligamento; Raul Rodrigues Azêdo, inadimplente desde 2012; Tiago Soares Santos Salles, inadimplente desde janeiro de 2013; Osmar Amicucci Gallo, inadimplente desde fevereiro de 2011; Ágata Messina, inadimplente desde julho de 2012; Boanerges Balbino Lopes Filho, inadimplente desde 1990; José Carlos do Amaral Kfouri, do qual não há ficha financeira; Flávio Aristides de Freitas Tavares, inadimplente desde junho de 2010; Epaminondas Lima de Amorim, inadimplente desde 2010,  quando pediu desligamento da ABI; Maria José Moura Gutierrez y Saca, inadimplente desde maio de 2003; Roberto Sander Teixeira, inadimplente desde julho de 2012; Ulisberto Lelot (Berto Filho), inadimplente desde março de 2007; Adalberto Geraldo Diniz, inadimplente dede maio de 2010; Anna Lee Rosa de Freitas, do qual não há ficha financeira; Antônio Nery, inadimplente desde março de 2012; Carlos Newton Leitão de Azevedo, inadimplente desde fevereiro de 2008; Eduardo Cesário Ribeiro, do qual não há ficha financeira; José Reinaldo Belisário Marques, inadimplente desde abril de 2011; Françoise Vernot Amaral, inadimplente desde junho de 2010; Marion Elizabeth Monteiro, inadimplente desde maio de 2004; Petrônio Alves de Souza, inadimplente desde agosto de 2008 e que figura como candidato ao Conselho Fiscal e Suplente do Conselho Deliberativo; Raul Silvestre Ribeiro da Silva, inadimplente desde maio de 2004; Sérgio Moraes Castanheira Brandão, inadimplente desde janeiro de 1994 e há dezenove anos desligado da ABI; Tarcísio Baltar da Rocha, matrícula cancelada em 1979. João Batista de Abreu, do qual não há registro como sócio. Em face do disposto no artigo 6º, inciso II, do Regimento Eleitoral, a Comissão Eleitoral decidiu fixar o prazo de 48 horas para a Chapa Vladimir Herzog regularizar o recolhimento de mensalidades pelos associados referidos e para substituir aqueles que tiveram suas matrículas canceladas, a pedido ou que não tem ficha financeira na Casa. 
            A Comissão Eleitoral deferiu o pedido da Chapa Prudente de Morais para inclusão do nome de Villas-Bôas Corrêa como candidato a membro do Conselho Consultivo, em substituição a Ferreira Gullar. A Chapa Prudente de Morais indicou para representá-la junto à Comissão Eleitoral o associado Maurício Azêdo. O associado Orpheu Santos Salles requereu à Comissão que lhe fornecesse, como Coordenador da Chapa Herbert Moses, a relação de sócios em dia com as obrigações estatutárias, além igualmente dos sócios que se encontram inadimplentes. A petição foi indeferida pelo Presidente da Comissão, sob o fundamento de que a relação solicitada só pode ser entregue após o registro da chapa. Nada mais havendo a tratar, eu, Continentino Porto, lavrei a presente Ata, que é assinada por mim e pelos membros da Comissão.
                                              CONTINENTINO PORTO
                                          Presidente da Comissão Eleitoral.”