Conselho Federal da OAB festeja ABI


16/05/2008


Os cem anos da ABI serão comemorados nesta segunda-feira, 19, às 11h, no plenário do edifício-sede da OAB em Brasília. O Conselheiro vitalício Marcello Lavénère Machado, ex-Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil fará a saudação oficial em nome da instituição.

As relações entre ABI e OAB se intensificaram a partir dos anos 1970, quando José Ribeiro de Castro ocupou a Presidência da Ordem dos Advogados no Rio de Janeiro, com uma atuação que, de acordo com o Presidente da ABI, jornalista Maurício Azêdo, “definiu o engajamento da entidade com constância e firmeza na defesa dos direitos humanos e interesses nacionais, influenciando a OAB nacional”.

Hoje, as entidades celebram cerca de quatro décadas de união na luta pelos direitos humanos, destacando as campanhas pela Anistia, as Diretas Já e o impeachment de Collor. Além de José Ribeiro de Castro, outros dirigentes da OAB tiveram atuação importante no histórico de lutas conjuntas com a ABI, como Eugênio Roberto Haddock Lobo, Nilo Batista e Hélio Saboya.

Entre os Presidentes da ABI, cerca de 70% eram jornalistas e também advogados, como Raul Pederneira — que dirigiu a Associação no fim dos anos 1910 e era ainda professor de Direito Internacional na antiga Faculdade de Direito do Rio de Janeiro —, Barbosa Lima Sobrinho — que sucedeu a Pederneiras a convite do próprio —, Herbert Moses, Danton Jobim, Prudente de Moraes, neto, Elmano Cruz e Fernando Segismundo.