Conselho da ABI tem novo Presidente


28/10/2008


                                    Pery Cotta

Nesta terça-feira, 28, Pery Cotta foi eleito para presidir o Conselho Deliberativo da ABI, completando o mandato do colega Fernando Barbosa Lima, que faleceu no último dia 5 de setembro. Por proposta de Rodolfo Konder, a eleição foi feita por aclamação e com os membros do Conselho de pé, em homenagem ao novo Presidente.

Ao agradecer a manifestação de confiança do Conselho, Pery Cotta disse ser “uma honra substituir um jornalista da dimensão de Fernando Barbosa Lima” e declarou seu compromisso com a defesa da liberdade de imprensa, lembrando a afirmação de Ruy Barbosa de que ela “é a primeira das liberdades, porque, sem ela, as outras não subsistiriam”.


Denúncia

Na reunião, o Conselho aprovou o relatório da Comissão de Direitos Humanos e Liberdade de Expressão elaborado por seu Secretário, Wilson de Carvalho, que relatou denúncia recebida pela ABI, no mesmo dia, de que o jornalista Graciliano Rocha, da Folha de S.Paulo, fora agredido no comitê eleitoral do Prefeito reeleito de Porto Alegre, José Fogaça.

O relatório informa que “Graciliano foi atingido no supercílio esquerdo com um soco que o jogou no chão, onde foi chutado”. A agressão — ocorrida no último domingo, 26, durante as comemorações da reeleição do Prefeito— só não teria sido mais violenta porque alguns jornalistas intervieram e seu provável motivo é a denúncia de suposto enriquecimento ilícito do Deputado estadual Luís Fernando Zachia (PMDB), ex-coordenador de campanha de Fogaça .

O documento faz ainda outras denúncias, como a de que, no município fluminense de Armação de Búzios, a jornalista Beth Prata, âncora do programa “Bom-dia, Búzios”, vem sendo perseguida e sofrendo ameaças de morte.

Na Zona Oeste do Rio, o Deputado Natalino Guimarães e o Vereador Jerominho, ambos presos, proibiram, com ameaça de morte, que o advogado André de Paula atue em defesa dos moradores da comunidade Olga Benário.

São reportadas também violências cometidas contra o Extra pelo Deputado Alessandro Calazans (PMN), que teria mandado comprar todos os exemplares do jornal em bancas da Baixada Fluminense, para a população não tomar conhecimento de denúncias feitas contra ele.

Por fim, o relatório lamenta que o assassino da freira norte-americana Dotothy Stang, Rayfan das Neves Sales, tenha sido eleito Vice-prefeito de Anapu, no Pará.

Manifestações

Ao longo da sessão, manifestaram-se sobre diferentes assuntos os Conselheiros Mario Augusto Jacobskind, José Pereira Filho (Pereirinha), Carlos Arthur Pitombeira, Milton Coelho da Graça, Fritz Utzeri, Rodolfo Konder e Jesus Chediak.

Milton Coelho chamou a atenção para a necessidade de a ABI e outras entidades de jornalistas discutirem três questões importantes no horizonte da categoria: a regulamentação da profissão; a decisão a ser adotada pelo Supremo Tribunal Federal sobre o diploma de Comunicação Social para o exercício da profissão; e a perda de prestígio dos veículos impressos diante do jornalismo mais dinâmico das emissoras de rádio e televisão.

Rodolfo Konder, por sua vez, salientou que é necessário discutir duas grandes questões nacionais: a qualidade da educação e o respeito à ética no jornalismo e na vida social. A propósito da ética, ele lembrou uma famosa e irônica frase do escritor Marc Tawain: “Os jornalistas costumam separar o joio do trigo e publicar o joio.”