Conselheiro da ABI Manuel Carlos Chaparro lança selo editorial


Por Igor Waltz

31/12/2014


O jornalista e conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) Manuel Carlos Chaparro acaba de inaugurar a Edições Chaparro, selo com o qual pretende publicar os próprios livros de pesquisa e análise da linguagem jornalística. A primeira publicação, lançada em dezembro de 2014, se chama “Jornalismo: Linguagem dos Conflitos”.

Chaparro nasceu em Portugal e vive no Brasil desde 1967. Com 57 anos de carreira, ele é doutor em Ciências da Comunicação e professor de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ele foi repórter, editor e articulista em diversas publicações e foi quatro vezes vencedor do Prêmio Esso.

Sobre sua mais recente obra, lançada em versão impressa e e-book, o conselheiro da ABI propõe inovações conceituais nos modos de compreender, ensinar, analisar, debater e praticar o Jornalismo.

“O bom jornalismo é uma narração de conflitos. Conflitos políticos, econômicos, sociais, sexuais, culturais… enfim, de todo tipo. Eles se afloram no jornalismo, e se manifestam através de ações e falas que podem transformar a realidade. O jornalismo tem um potencial transformador”, explica.