19/11/2024
Por Yan Deng, da Bridging News
Em 15 de novembro, a Conferência de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Chongqing de 2024 ocorreu no Distrito de Dazu, em Chongqing. O evento também marcou o lançamento de várias iniciativas importantes, incluindo a 41ª edição do intercâmbio de projetos da indústria do Ministério da Cultura e Turismo, a Promoção de Investimentos em Cultura e Turismo de Chongqing e o Carnaval do Consumidor de Turismo Cultural de Chongqing de 2024.
De janeiro a setembro deste ano, o setor de turismo e indústria cultural da cidade viu aumentos anuais na produção de valor agregado de 6,9% e 7,3%, respectivamente. As chegadas de turistas domésticos atingiram 330 milhões, enquanto os visitantes que chegaram totalizaram 762.000, com o gasto total de turistas atingindo 355,26 bilhões de yuans — um crescimento impressionante de 10,1%, 222,4% e 15,6% em comparação ao ano anterior.
O número de empresas no setor de turismo cultural ultrapassou 190.000, e o número de agências de viagens ultrapassou 1.100, classificando Chongqing em primeiro lugar na China Ocidental e em sexto lugar em todo o país em termos de volume de grupos turísticos.
Expandindo a cadeia da indústria cultural e turística
“Nos últimos anos, a indústria do turismo cultural tem prosperado, e a oferta continua a se diversificar”, disse um porta-voz da Comissão Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico de Chongqing. “Chongqing agora ostenta 17 rotas de turismo de nível nacional, 12 pontos turísticos com classificação 5A e 15 centros de consumo de turismo cultural de nível nacional. Também introduzimos mais de 800 novos produtos e experiências, como o evento de seleção de alimentos ‘360 Bowls of Chongqing Flavors’, e estabelecemos mais de 100 locais de apresentação.”
Chongqing desenvolveu uma série de sistemas de turismo de alta qualidade, incluindo paisagens pitorescas de cidades montanhosas, as Três Gargantas e as Montanhas Wuling. O Distrito de Wanzhou está aprimorando sua rica herança cultural como uma cidade histórica, criando um centro importante no Cinturão Dourado Internacional de Turismo das Três Gargantas do Rio Yangtze. O distrito lançou 20 rotas turísticas, incluindo opções de turismo de aventura e rural, e já recebeu 25 milhões de visitantes este ano, com os gastos dos turistas crescendo em 25,7%.
Revitalizando locais cênicos e promovendo a herança
O Distrito de Dazu, lar das renomadas Esculturas Rupestres de Dazu, promove ativamente sua herança cultural. O distrito introduziu recentemente a declaração “Esculturas Rupestres de Dazu no Contexto das Mudanças Climáticas” para contribuir com os esforços globais na proteção de grutas e templos. O distrito também implementou projetos abrangentes de conservação e melhoria para suas esculturas rupestres, levando a um número significativo de visitantes e crescimento da receita. De janeiro a outubro, Dazu recebeu 1,13 milhão de visitantes, alcançando um aumento de 9,3% nas vendas de ingressos.
O Distrito de Wulong, designado como uma área piloto de turismo, cresceu significativamente ao integrar o turismo com várias indústrias. Nos primeiros 10 meses do ano, o distrito atraiu mais de 6 milhões de turistas e gerou 1,3 milhão de yuans em renda de turistas estrangeiros.
Abordagem de Chongqing para crescimento sustentável
Chongqing, já uma cidade famosa na internet, busca garantir o crescimento do turismo a longo prazo alavancando o conceito de “Turismo Cultural + Indústria”. Este modelo mistura cultura e turismo com comércio, artes cênicas, inovação e setores esportivos. Por meio dessa integração intersetorial, Chongqing transformou sua atenção digital em crescimento econômico.
Nos três primeiros trimestres deste ano, as vendas no varejo da cidade aumentaram 3,8%, e o valor comercial em hospitalidade e restaurantes cresceu 8,9%. Chongqing também está desenvolvendo sua infraestrutura comercial, com foco em ruas de pedestres e distritos comerciais inteligentes, que tiveram um aumento de mais de 30% no tráfego de pedestres.
O carnaval de turismo cultural
O Chongqing Cultural Tourism Consumer Carnival de 2024, parte do evento mais amplo, inclui a Chongqing Tourism Development Exhibition, o mercado de alimentos “360 Bowls of Chongqing Flavors” e o mercado criativo e de patrimônio cultural intangível de Bayu. Essas atividades visam estimular ainda mais o turismo cultural local e impulsionar o engajamento do consumidor.
Olhando para o futuro, a Chongqing Municipal Commission of Culture and Tourism Development planeja continuar desenvolvendo novos produtos e experiências de turismo cultural. Até 2027, a produção de valor agregado das indústrias culturais e de turismo deverá representar mais de 5% do PIB da cidade, com o número de empresas no setor excedendo 200.000.