Concurso sobre petróleo tem premiação na ABI


28/02/2011


A cerimônia de premiação do 1º Concurso Estudantil da campanha “O Petróleo tem que ser nosso” foi realizada nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, na ABI. Estudantes de 133 escolas do estado do Rio de Janeiro e de 50 universidades de todo País participaram da disputa, cujo tema foi “Petróleo, para que e para quem? O futuro do Brasil em nossas mãos.” O projeto foi idealizado pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro) em parceria com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ).
 
Os alunos da rede de ensino básico (educação infantil, ensinos fundamental e médio) concorreram nas categorias Texto, e Imagem (desenho), e os universitários, nas categorias Texto acadêmico, Texto literário e Artes plásticas (desenho e fotografia).
 
Os trabalhos foram selecionados pela banca examinadora formada por professores do Sepe, jornalistas e petroleiros, que classificaram 40 estudantes. Os primeiros colocados em cada categoria foram anunciados durante a solenidade na ABI, e receberam vale-livros, laptops, e tiveram seus trabalhos publicados no livro “Petróleo, para que e para quem?”, lançado durante a solenidade. Os professores que orientaram os participantes foram premiados com câmeras digitais.
 
A cerimônia foi conduzida pelo radialista Nato Kandhall, da Rádio Petroleira, e Vivian Moura, assessora administrativa da Agência Petroleira de Notícias(APN). Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento realizado no auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI.
 
Emanuel Cancella, Secretário Geral do Sindipetro-RJ, deu início à solenidade agradecendo a participação de todos e destacando a importância da campanha “O Petróleo tem que ser nosso”:
—Gostaria de chamar a atenção para o símbolo desta campanha representado pela figura de nossa companheira e madrinha, a médica Maria Augusta Tibiriçá, 94 anos, que nos honra com a sua presença na platéia da ABI, onde teve início a luta pelo petróleo nos anos 1950, tendo Maria Augusta como uma das organizadoras. É nossa  responsabilidade resgatar o nacionalismo na mente e no coração dos brasileiros. Não podemos entregar o petróleo e o pré-sal para as mesmas multinacionais que fizeram pressão no passado contra a criação da Petrobras e o monopólio estatal do petróleo.
 
Na seqüência, músicos da Orquestra de Cordas da Grota, formada por jovens carentes de uma comunidade de Niterói, executaram o “Hino Nacional”, e obras de Mozart, e de Luiz Gonzaga.
 
Dando continuidade ao evento, Francisco Soriano, Diretor do Sindipetro-RJ, falou sobre a relevância do 1º Concurso Estudantil da campanha “O Petróleo tem que ser nosso”:
—Há cerca de vinte anos foi realizado um concurso de textos promovido pela Associação dos Engenheiros da Petrobras(Aepet), que representou um sucesso extraordinário. Todos nós sabemos que desde a Segunda Guerra Mundial não houve nenhum conflito no mundo cujo motivo não fosse o petróleo. Sobre o concurso atual, os excelentes trabalhos apresentados pelos estudantes foram reunidos em uma publicação que temos a honra de lançar neste evento. Vocês, estudantes, estão ajudando a escrever esta história, que contou com a participação ativa de Maria Augusta Tibiriçá, e de outras pessoas importantes, como Frei Caneca, que lutaram pela independência deste País.
 
Fátima Lacerda, jornalista da APN, integrante da comissão julgadora do concurso, parabenizou os estudantes que participaram do concurso e elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados:
—Foi muito difícil fazer a seleção, já que os textos e desenhos estavam muito equilibrados. Para aqueles que não foram escolhidos, quero dizer que não desanimem e não se sintam desestimulados. Todos estão de parabéns.
 
Seguindo a programação, foram lançados o livro com os trabalhos premiados no concurso, dois livretos de literatura de cordel, de autoria de João Cabral de Melo, e a revista sobre as atividades da campanha pelo petróleo realizadas em 2010.
 
Os vencedores do concurso subiram ao palco para receber os prêmios entregues por representantes das entidades organizadoras do evento. O apoio e incentivo de professores e diretores das escolas participantes também foi destacado, em especial o de Maria das Dores Pereira Mota, Coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação(Sepe-RJ).
 
Uma homenagem especial foi dedicada à Maria Augusta Tibiriçá, Presidente do Movimento em Defesa da Economia Nacional(Modecom), aplaudida de pé pela plateia.
Neste momento, neste local onde sempre lutamos na campanha “O Petróleo é nosso”, eu preciso reviver aqueles momentos em 1948, 1949, 1950, 1955, onde este auditório lotava com o mesmo entusiasmo que estou vendo hoje com todos vocês. Lutamos ininterruptamente para termos a vitória que tivemos, criando o monopólio estatal do petróleo e a sua executora Petrobras. Todos os particularismos ficam de lado porque quem manda é o Brasil. Formamos uma organização de norte a sul do país, atingindo todos os pontos do nosso território. Tínhamos sedes que funcionavam dia e noite. Generais, desembargadores, camponeses, todos iguais, fazendo parte do movimento intensivo. Nunca paramos. 

Maria Augusta assinalou a necessidade da participação dos jovens para o avanço do movimento:
—Esta nova fase, que alegria, com os estudantes! Isto é maravilhoso! Sem vocês, nada feito. Sugiro que continuemos assim. A consciência nacionalista até hoje nos ajuda a manter esta e outras campanhas, como a da Amazônia. Vamos caminhar, prosseguir, levar em frente esta campanha que hoje aqui revivemos. Precisamos recompor a participação de todos. Conseguimos a Lei 2004, de 1953. Eliseu Rezende fez um substitutivo piorado e destruiu o monopólio estatal. Contudo, nós não podemos nos subjugar nem pelas ideias nem pelas ordens dos estrangeiros. Diante do pré-sal, precisamos seguir objetivos táticos, estratégicos. Nunca permitam concessões. Nós ainda não largamos a peteca, e vocês, jovens, já a tomaram nas mãos para que continue sendo nossa.

Em seguida, o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, saudou os participantes, e destacou a luta de Maria Augusta Tibiriçá pelo petróleo e a importância histórica da Associação Brasileira de Imprensa neste processo:
—Prestamos uma homenagem pela longa militância de Maria Augusta Tibiriçá em defesa dos interesses do povo brasileiro. Em nome da Diretoria da ABI, quero dizer que estamos muito honrados em recebê-los em nossa Casa que, como disse a Dra. Maria Augusta, foi o cenário onde se iniciou a campanha “O Petróleo é nosso”, em 4 de abril de 1948. Se hoje nós temos uma economia pujante e forte, com uma empresa como a Petrobras, que pode ser comparada às melhores do mundo, isto se deve a um movimento iniciado neste plenário por um grupo de patriotas que venciam a desconfiança e as campanhas dos entreguistas para afirmar que o petróleo era nosso, que o petróleo seria nosso, que o petróleo tem que ser nosso. Em nome da ABI, quero felicitar os organizadores deste concurso, os professores que aderiram a esta ideia dos Sindicato dos Petroleiros de tornar uma coisa viva este concurso e, especialmente, aos jovens que participaram desta motivada campanha para levar à consciências das pessoas a ideia de que o Brasil, que é um país rico, pode ser mais rico ainda na medida em que dominar as suas fontes de riqueza como o petróleo. Parabéns pela demonstração de vitalidade e alegria que vocês estão dando.

Após o discurso, o grupo Teatro de Mentirinhas encenou a peça “Coro de Piolho”, e o coral “A Voz da Luta”, do Sindipetro apresentou seu repertório, encerrando a cerimônia.
 
Veja abaixo a lista completa dos vencedores:
 
Categoria 1º, 2º, 3º anos do Ensino Fundamental
 
1º Lugar-Leonardo Mendes Satler, do Centro Universitário São José de Itaperuna, Itaperuna
2º Lugar-Laura Soares Lopes, do Centro Universitário São José de Itaperuna, Itaperuna
3º Lugar-Rebeka Rocha Nogueira, da Escola Municipal Prefeito Paulo Pinheiro, Rio das Ostras
          
Categoria 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
 
1º Lugar-Alice Adnet Moura da Silva, da Escola Municipal São Pedro da Serra, Nova Friburgo
2º Lugar-Lorrana Moreira da Silva, da Escola Municipal Lions, Duque de Caxias
3º Lugar-Maria Gabriela Ferreira Carneiro,Escola Municipal São Pedro da Serra, Nova Friburgo
 
Categoria 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
1º Lugar-Ana Clara Leôncio Nunes, da Escola Estadual Jayme Siciliano, Mendes
2º Lugar-Fabiana Gomes B. Baumann, da Cooperativa Educacional de Itatiaia, Itatiaia
3º Lugar-Maria Larissa Galdêncio, do Colégio Cenecista Iguaba, Iguaba Grande
 
Categoria 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
1º Lugar-Sueli Franco de Andrade, CIEP 384 – Gonçalves Dias, Araruama
2º Lugar-Alexsane Ketherim de O. Santos, da Escola Municipal Wandir de Carvalho, Volta Redonda
3º Lugar-Staelanny Souza de Oliveira, do CIEP – 262 – Curvelino Dias Curvelo, São Pedro da Aldeia
 
Categoria Ensino Médio
1º Lugar-Janine Miranda Marques, do Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, Santo Antônio de Pádua
2º Lugar-Heverson de Souza Menezes, do Colégio Estadual Professora Francisca Jeremias, São João de Mereti
3º Lugar-Cristina Marcia de Almeida Ramos Chagas, do Colégio Estadual Ambaí, Nova Iguaçu
 
 
1º Concurso de Texto e Imagem para a Educação Básica da campanha “O Petróleo tem que ser nosso!”
 
Banca de avaliação dos trabalhos de imagem
 
Categoria Educação Infantil
1º Lugar-Caique Mendonça Ourofino, da Escola Municipal Prefeito Paulo Pinheiro, Rio das Ostras
2º Lugar-Ynian Benvinuti Leal, da Escola Municipal São Pedro da Serra, Nova Friburgo
3º Lugar-Agnys de M. Santos Clem, da Escola Municipal Prefeito Paulo Pinheiro, Rio das Ostras
               
Categoria 1º, 2º, 3º anos do Ensino Fundamental
1º Lugar-Miguel Maciel Mozer, da Escola Municipal São Pedro da Serra, Nova Friburgo
2º Lugar-Giovana Tavares Alves, do Centro Universitário São José de Itaperuna, Itaperuna
3º Lugar-Nadine Elliot de Paula Pinto, Escola Municipal São Pedro da Serra, Nova Friburgo
 
Categoria 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
1º Lugar – Yago  Lorran N. de Albuquerque, da Escola Municipal Lions, Duque de Caxias
2º Lugar-Mariana Costa dos Santos, do Colégio Central, Itaperuna
3º Lugar-Camila Oliveira Cortat, da Cooperativa Educacional de Itatiaia, Itatiaia
 
Categoria 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
1º Lugar-Marina Victoria da Rocha Soares Sanna, do Colégio Estadual Antonio Figueira de Almeida, Nilópolis
2º Lugar-Henrique Schayder Alves, do Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, Magé
3º Lugar-Thainá Boechat Fraga, Cooperativa Educacional de Itatiaia, Itatiaia
 
Categoria 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
1º Lugar-Karen da Silva Ávila, do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, Japeri
2º Lugar-Lucas Gabriel Ribeiro da Silva, da Escola Municipal Mario Piragibe, Rio de Janeiro
3º Lugar-Maiara da Silva Canil, do Colégio Municipal Professor Marcello Drable, Barra Mansa
 
Categoria Ensino Médio
1º Lugar-Juliana de Oliveira Magalhães, do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, Japeri
2º Lugar-Thiago Quintanilha da Silva, do CIEP 262 – Curvelina Dias Curvello, São Pedro da Aldeia
3º Lugar-Lucas Chaves Vianna, do Colégio Estadual Dr.João Maia, Resende
 
 
1º Concurso de Trabalhos Universitários da campanha
 “O Petróleo tem que ser nosso!”
 
Categoria Texto Acadêmico
 
1º Lugar-Tadeu Alencar de Azevedo Sant’ana Lemos, UFRJ
2º Lugar-Tádzio Peters Coelho, UERJ
3º Lugar-Não houve
 
Categoria Texto Literário
1º Lugar-Áurea Souza de Oliveira,UERJ
2º Lugar-Jessica Gonçalvez Fonte, UFRRJ
3º Lugar-Não houve
 
Categoria Artes Plásticas, desenhos e fotografias
 
1º Lugar-Magda Antonello, UFF
2º Lugar-Isla Antonello Terrana de Melo Bezerra Brito, UFF
3º Lugar-João Guilherme Lima de Almeida, UFF