Conar adverte Taurus e recomenda alterar anúncios sobre armas com descontos pelo 7 de Setembro


09/11/2022


O Conar acatou representação da ABI, advertiu a Taurus e recomendou por unanimidade que a fabricante de armas altere anúncios em que oferece “condições especiais” para compra de carabinas e fuzis, como parte da “Semana Brasil” — uma campanha do governo para estimular descontos.

A decisão, proferida em julgamento nesta terça-feira, acata um pedido feito pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Em setembro, a entidade ingressou com uma representação para derrubar as publicações.

A ABI alegava que os anúncios veiculados pela empresa em suas redes não observaram as normas do setor publicitário, que pressupõem informações sobre o produto e seu risco à comunidade. Argumentava ainda que as peças estavam associadas ao Bicentenário da Independência e à bandeira nacional, o que viola princípios constitucionais o como a da dignidade humana e da promoção do bem a todos.

“A publicidade visa associar a comercialização de armas de fogo com o patriotismo brasileiro, utilizando-se dos fomentos de incentivos às armas para criar uma ideia de “heroísmo nacional”, em que seria necessária a utilização de armas para a proteção da nação, especialmente considerando a data de 7 de setembro”, diz a representação assinada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes.