Comunicado da Diretoria da Prestação de Contas


26/04/2015


Clique nas imagens abaixo para ler o documento oficial da Prestação de Contas da ABI aos sócios:

Texto na íntegra:

“Prezado Associado,

A Diretoria da ABI  orgulha-se de  compartilhar   com   o corpo social as expressivas conquistas realizadas em cinco  meses  de  gestão. Nesse curto espaço de tempo, promovemos significativas mudanças na vida da instituição com o objetivo de resgatar a visibilidade, o prestígio e o espaço político que ela sempre teve no passado.

A Casa de Herbert Moses caminha a passos largos em direção ao futuro.

Conseguimos restabelecer parcerias históricas como as firmadas recentemente com a OAB e a CNBB. Falta apenas aprovar o protocolo de consultas que norteará as três entidades sempre que se manifestarem, em conjunto, em defesa da Liberdade de Imprensa, da Democracia e dos Direitos Humanos, além de outros temas que venham a ser considerados relevantes para a sociedade brasileira.

A ABI está com seus tributos e pagamentos a fornecedores rigorosamente em dia. A Diretoria Econômico-Financeira seguiu um programa de contenção de despesas sem interromper as obras em curso. Apesar da crise econômica que o País atravessa a saúde financeira da ABI é estável.

A ABI foi também convidada pela UNESCO para celebrar, em 4 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O evento, que será realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro, contará com a presença de personalidades estrangeiras e a participação de alguns dos principais jornalistas do país. A cerimônia de abertura será às 14h, no auditório do 9º andar.  Cada sócio poderá levar um acompanhante.

A Diretoria de Assistência Social está  formatando  um  plano  de saúde que contemple as necessidades dos associados da ABI e seus familiares. Quatro grandes empresas apresentaram propostas que estão sendo discutidas pela Diretoria da Casa. Assim que forem concluídas as negociações em curso, os planos de atendimento médico-hospitalar, considerados mais vantajosos, serão submetidos à apreciação do corpo social.

A escolha do plano de saúde, em fase de discussão, não descartou a ampliação e modernização do antigo ambulatório da ABI, um dos serviços mais tradicionais da entidade. A atual Diretoria está empenhada em aumentar o número de médicos, dando prioridade a especialidades como urologia, cardiologia, ginecologia e ortopedia.

Estamos também examinando proposta encaminhada por um grande Hospital da Barra da Tijuca interessado em ocupar parte das instalações disponíveis no Posto Paulo Roberto. O contrato, em regime de comodato, prevê completo atendimento médico aos associados da ABI. O Hospital apresentou uma planta da área que pretende ocupar e a relação dos serviços que serão oferecidos como contra-partida.

A Diretoria está desenvolvendo outro projeto ambicioso. Em parceria com a UNESCO e o SEBRAE, estamos elaborando um plano de revitalização da pequena e média imprensa do interior com a introdução de modernos programas de gestão e um novo projeto gráfico e editorial. A primeira etapa será implantada em São Paulo. A segunda fase se estenderá ao Estado do Rio, Minas Gerais e Pernambuco. O projeto destina-se também a criar um mercado de trabalho alternativo para os associados da Casa. Outra boa notícia é o lançamento da nova da carteira social da ABI.

Com layout moderno, e do tamanho de um cartão de crédito, a nova carteira substituirá o modelo antigo, de papelão. O layout, bem como a nova logotipia , desenvolvidos pela Relationship Editorial Media, recebeu elogios da Escola de Propaganda e Marketing — ESPM de São Paulo, e do Presidente do Conselho da Publicis que controla algumas das maiores agências de publicidade do País .

Os sócios que já receberam a carteira antiga poderão trocá-la , a partir de maio, pelo novo modelo. Basta encaminhar uma foto 3×4 pelo correio ou enviá-la por e-mail, em alta definição, para a tesouraria@abi.org.br. As novas carteiras serão entregues ao associado, no prazo de 20 dias,  após o pedido de troca, sem qualquer custo adicional para os associados.

A Diretoria está desenvolvendo também um projeto, em parceria com a Porto Seguro, para reduzir a inadimplência do corpo social. Os associados que mantiverem o pagamento da mensalidade em dia terão direito automaticamente a um seguro de vida, seguro invalidez e auxílio funeral. Esse plano, implantado com sucesso em outras entidades, reduziu consideravelmente a taxa de inadimplência da Associação de Imprensa Pernambucana  ( AIP ).

Uma velha aspiração da ABI deverá, em breve, se tornar realidade: um concurso nacional de jornalismo. As negociações com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo estão na fase final. Até maio será lançado oficialmente o Grande Prêmio de Jornalismo ABI/FIESP.

O Jornal da ABI voltará a circular também de roupa nova. Apresentará novo projeto gráfico e editorial que o deixará mais ágil e atraente. O site será  repaginado para oferecer mais  conteúdo e informação .

A reforma da fachada, um dos maiores problemas  enfrentados pela atual Diretoria, foi finalmente concluída com a substituição de duas toneladas e meia de placas de mármore italiano travertino que se encontravam danificadas. Com o fim da obra, retirou-se a estrutura de andaimes que dificultava a circulação de pedestres e ofendia as linhas originais da edificação. Consertamos em uma semana a central de ar- condicionado que durante um ano comprometeu o funcionamento do auditório do nono andar. A demora em realizar o reparo privou a ABI de importante fonte de receita alternativa. Substituímos os cabos dos elevadores, que estavam há dois anos com o prazo de validade vencido, além de promover ampla reforma no sistema hidráulico e elétrico do prédio para evitar que a sede da entidade  entrasse em colapso. Trocamos mais   de 100 lâmpadas fluorescentes e instalamos novos aparelhos de ar- condicionado na biblioteca e em outras dependências da Casa. Modernizamos também os equipamentos da copa que serve ao maior auditório da entidade.

Meio dia e meia na ABI, com apresentação de conjuntos da MPB, é um dos projetos que estão sendo desenvolvidos pela Diretoria de Cultura e Lazer que vai também promover, em breve, uma exposição sobre acervo fotográfico do jornal Última Hora. Até o final do ano será também instalado um bristrô no 11º andar, área tradicionalmente dstinada ao lazer e convívio social dos jornalistas que frequentam a entidade.

Um lembrete importante: você não pode deixar de participar da eleição para a renovação do terço do Conselho Deliberativo que será realizada dia 28 de abril. Todos os sócios foram anistiados e podem votar em um dos sete endereços espalhados pelo Brasil. O eleitor em atraso deve pagar apenas a mensalidade de março no local em que votar. A eleição ocorrerá das 10h às 20h, na sede da ABI, no Rio, e nas seguintes cidade: São Paulo (Rua Martinico Prado, 26, grupo 31, bairro de Santa Cecília); Belo Horizonte (Rua Bahia 1.450, Centro); Maceió (Rua Sargento Jaime Pantaleão, 370); Brasília/DF (SCLRN 704, Bloco F, Loja 20. Asa Norte); Recife/PE (Avenida Dantas Barreto, 576, Bairro de Santo Antônio).

A confiança depositada pelo corpo social na atual gestão da Casa dos Jornalistas contribuiu, de forma decisiva, para o resgate da credibilidade da instituição. Vivemos um momento transformador na história da entidade, a mais longeva guardiã das liberdades. A ABI deixou de olhar o mundo através da fresta da porta. Reconciliou-se com seu passado e voltou a ser importante protagonist na discussão das grandes questões nacionais e na luta pelas mudanças de que o País necessita para deixar de ser a tão injusta e perversa em que vivemos.

Cordialmente,

Domingos Meirelles

Presidente”