Comunicação e Sustentabilidade em pauta no Rio


07/05/2010


O III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade será realizado nos próximos dias 19 e 20, no Vivo Rio(Av. Infante D. Henrique, 85, no Parque do Flamengo, Zona Sul do Rio). O objetivo do encontro é debater iniciativas para a sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural no Brasil e no mundo e o papel da Comunicação na condução do processo.

Participam do evento personalidades de diversos países, como a guatemalteca Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz (1992) pela defesa dos direitos dos povos indígenas; Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz (2006), fundador do Grameen Bank, o banco dos pobres; Rainer Nõlvak, idealizador do projeto Clean Up Day, que, em agosto de 2007, limpou a Estônia em apenas um dia; Lucian Tarnowski, do BraveNewTalent, idealizador da plataforma que conecta jovens a potenciais empregadores através de uma rede social, o teólogo e escritor Leonardo Boff, o jornalista André Trigueiro, e o rapper MV Bill.

Na pauta, os desafios para a viabilização efetiva de ações sustentáveis e de Comunicação com base nos princípios da Carta da Terra: Democracia, Não violência e Paz, Integridade Ecológica, Respeitar e cuidar da Comunidade da Vida, Justiça Social e Econômica. Entre os assuntos a serem discutidos, a responsabilidade social da mídia, o impacto das redes sociais nos novos modelos de comunicação, a inclusão da base da pirâmide no sistema de consumo, empreendedorismo social e desenvolvimento sustentável das comunidades, e mídia e mobilização pelo desenvolvimento sustentável.

—O papel da Comunicação é fundamental para promover mudanças de conduta na sociedade e aproximar o discurso da prática. Para praticarmos a sustentabilidade, basta que todos pratiquem pequenas atitudes como não consumir mais do que se precisa, praticar a carona solidária, consumir produtos orgânicos, economizar água e energia, entre outros, ressalta Marta Rocha, da ONG Atitude Brasil, entidade organizadora do Fórum.

Durante o evento será lançado o projeto Limpa Brasil, que vai promover atividades de conscientização ambiental relacionadas ao lixo. A iniciativa é baseada no projeto idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, um dos participantes do encontro, que ’limpou’ a Estônia em um dia, com a colaboração de 50 mil voluntários.

A campanha terá início no Rio de Janeiro com a participação de 150 mil voluntários, 50 empresas, 12 instituições públicas e financiamento de aproximadamente R$ 3,8 milhões.

A programação do Fórum inclui ainda shows de diversos artistas, como Seu Jorge, MV Bill e Mallu Magalhães, em homenagem aos dez anos da Carta da Terra.

O evento é gratuito e será transmitido pela Internet. Mais informações pelo site www.comunicacaoesustentabilidade.com.