Comissão da Verdade de Jornalistas define prazos


19/03/2013


Em reunião realizada em São Paulo, no último dia 11, a Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas fez um balanço dos trabalhos realizados até o momento, redefiniu o prazo para conclusão de seus levantamentos, e produziu novas orientações para as comissões estaduais e locais. A Comissão prepara ações para viabilizar os protocolos de cooperação assinados com a Comissão Nacional da Verdade e com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
 
Até o próximo dia 28, a Comissão vai indicar três representantes para o Grupo de Integração do Protocolo de Cooperação com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A data da próxima reunião do grupo está agendada para o dia 15 de abril, no Rio de Janeiro. O prazo para conclusão e envio dos relatórios locais à sede da Fenaj foi estabelecido para o dia 1o de agosto.
De acordo com a Comissão, Sindicatos de Jornalistas de vários Estados já constituíram suas Comissões da Verdade (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Grande Dourados, Estado do Rio de Janeiro, Goiás, Norte do Paraná, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins).
As Comissões locais foram orientadas a localizar dados já sistematizados em Estados que têm leis de reparação no âmbito estadual (BA, CE, ES, RJ, GO, MG, SC, RS e SP), e casos sobre jornais, revistas e outros veículos de comunicação que foram fechados no período 19464/19885. A coleta de depoimentos deve ser feita com pelos menos dois integrantes de cada comissão local.

*Com informações da Fenaj.