Comemorando seus 60 anos, a Petrobras cria o maior prêmio de jornalismo


09/05/2013


Graça Foster

Graça Foster

Como parte das comemorações do seu 60º aniversário, que transcorrerá em 3 de outubro próximo, data de sanção da Lei nº 2.004, que a criou, a Petrobras lançou nesta quinta-feira, 9 de maio, Prêmio Petrobras de Jornalismo, que constituirá o maior do País, superando em valores o Prêmio Esso de Jornalismo, o mais antigo e tradicional existente.

A criação do Prêmio foi anunciada pela Presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, em encontro realizado pela manhã na sede da empresa com dezenas de jornalistas, alguns deles vindos de vários Estados. Ao abrir e encerrar o encontro, Foster dirigiu uma saudação especial aos Presidentes da ABI, Maurício Azêdo, e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e Vice-Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Suzana Blass, entidades que foram convidadas e concordaram em apoiar o Prêmio, cujas inscrições serão abertas nesta sexta-feira, 10 de maio, e se estenderão até 10 de julho.

Além do Prêmio Petrobras de Jornalismo, que distribuirá um total de R$ 461 mil em prêmios e concederá uma doação de R$ 30 mil ao ganhador do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, a Presidente Graça Foster comunicou o lançamento, também nesta sexta-feira, da nova plataforma de comunicação institucional da empresa, a campanha publicitária Petrobras 60 anos, que se baseará no conceito “Gente é o Que Inspira a Gente” e incluirá um novo sistema de identidade da marca Petrobras, com inovações visuais, verbais e sonoras e uma tipografia própria, a Petrobras Sans. Como parte da programação de aniversário, Graça Foster reuniu-se um dia inteiro com 60 funcionários da Petrobras, escolhidos por sorteio entre 5 mil empregados da empresa.

Após a intervenção da Presidente, o Assessor de Imprensa da Petrobras, jornalista Lúcio Pimentel, expôs pormenores do Prêmio Petrobras de Jornalismo, que premiará as 35 melhores reportagens nacionais e regionais veiculadas entre 10 de maio de 2012 e 9 de maio de 2013. Do certame podem participar jornalistas e fotógrafos de todo o Brasil cujas reportagens tenham sido veiculadas em jornais, revistas, rádio, televisão e portais de notícias na forma de texto, vídeo, áudio ou fotografia. A premiação será dividida em duas categorias: nacional e regional.

Informou Lúcio Pimentel que nas duas categorias serão contempladas reportagens referentes a quatro temas:

 – Cultura: Matérias que abordem manifestações culturais e artísticas do País, ou o incentivo em áreas como música, cinema, teatro, artes plásticas, dança e literatura, incluindo as promovidas a partir do apoio público e/ou empresarial com o objetivo de promover a democratização e a disseminação da cultura brasileira.

 Responsabilidade socioambiental: Matérias sobre ações sociais e de preservação ambiental, desenvolvidas em todo o Brasil, incluindo as promovidas a partir do apoio do setor público e/ou empresarial, como projetos direcionados à educação, à geração de renda, aos direitos humanos, ao reflorestamento, à preservação de ecossistemas e da biodiversidade brasileira.

 Esporte: Matérias que abordem o incentivo às atividades esportivas profissionais ou amadoras, incluindo as promovidas a partir do apoio público e/ou empresarial, como projetos de formação de novos atletas e de esporte educacional.

– Energia, petróleo e gás: 
Matérias relacionadas aos processos de exploração, produção e distribuição de energia sob diversas formas, como combustíveis fósseis, eólica, biomassa, elétrica, nuclear e outras fontes alternativas, e que destaquem a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

O regulamento completo e outras informações estarão disponíveis, a partir desta sexta-feira, dia10, no site da Agência Petrobras de Notícias (www.petrobras.com.br/agenciapetrobras).

Em texto distribuído antes do pronunciamento da Presidente Graça Foster, informou a Assessoria de Imprensa da Petrobras:

“Com o conceito ‘Gente é o Que Inspira a Gente’, a campanha publicitária Petrobras 60 Anos tem o objetivo de inspirar os brasileiros, que são também a fonte de inspiração da Petrobras. “Essa campanha enaltece o valor mais nobre que a Petrobras e o Brasil possuem: as pessoas. Estou falando de cada petroleiro que faz essa companhia ser o que é hoje, em seu dia a dia, em sua luta e superação diárias, embarcados a 300 km da costa numa plataforma, atuando nas refinarias que estão operando com alta eficiência, fazendo novas refinarias, construindo plataformas, sondas de perfuração e navios aqui no Brasil. É cada um desses brasileiros que fizeram e fazem com que a gente tenha orgulho dessa empresa, que também orgulha o Brasil”, diz Maria das Graças Silva Foster, Presidente da Petrobras.

O primeiro filme da campanha vai ao ar amanhã (10) nos principais canais de televisão e mostra as conquistas recentes da Petrobras e os objetivos para os próximos anos, divulgados no Plano de Negócios 2013-2017. Um dos destaques é a trilha sonora, um novo arranjo da música Petrobras em versão gravada pela Orquestra Petrobras Sinfônica. A campanha engloba ainda anúncio em jornais e revistas, materiais de internet e spot em rádios de todo o País. Numa segunda etapa, a campanha Petrobras 60 Anos vai multiplicar histórias de brasileiros que são fontes de inspiração para outros brasileiros.

Além dos comerciais, a Plataforma Petrobras 60 Anos vai convidar os brasileiros para participar de um movimento inspirador. O ambiente www.petrobras.com.br/meinspira, que vai ao ar amanhã (10), reunirá uma seleção de conteúdos inspiradores que poderão ser compartilhados pelos usuários. O público também poderá enviar fotos e textos com histórias que marcaram sua vida e que podem vir a inspirar outras pessoas. A participação também será possível por meio dos canais proprietários da Petrobras no Facebook, no Twitter e no Instagram. Para participar, basta publicar fotos, imagens e textos com a hashtag #meinspira.

Novo Sistema de Identidade

O pacote Petrobras 60 Anos inclui também um novo sistema de identidade da marca, com inovações visuais, verbais e sonoras, que já estão sendo implantadas. Entre as novidades, a criação de uma tipografia própria, a Petrobras Sans. O objetivo é buscar um equilíbrio entre personalidade e legibilidade. Além da fonte, o material gráfico também terá novo layout, nova paleta de cores e estilo fotográfico próprio.

A Petrobras também adotou uma marca sonora composta por quatro notas musicais, que já está sendo usada nas campanhas de rádio e tevê, inspirada em um dos atributos da marca Petrobras: ‘origem brasileira’. As quatro notas, que funcionam como uma assinatura sonora, trazem uma característica rítmica particular da música nacional, a síncope, presente em estilos como samba, choro, baião, música caipira, gaúcha e bossa nova. A nova identidade sonora inclui ainda a padronização da locução, optando por uma narração mais conversada. No que diz respeito ao discurso, a Petrobras está implementando um manual de identidade verbal para todas as formas de comunicação. A idéia é proporcionar um diálogo mais aberto, positivo e didático.”