Começou o Carnaval com bailes, blocos e escolas em eventos para vacinados


25/02/2022


Por Vera Perfeito, diretora de Cultura e Lazer da ABI

 

DICAS 25/2 a 3/3

Bailes, blocos e desfiles de escolas fazem carnaval em locais abertos

Os blocos de carnaval em 2022 não estão nas ruas (a polícia vai vigiar e acabar com a festa) e alguns estarão em espaços abertos para se apresentar junto com as escolas de samba em suas quadras. Em Dicas há uma enorme programação das festas carnavalescas onde sempre se exige comprovação de vacinação completa (veja como fazer). Mas não esquecemos da turma que fica em casa, evitando aglomerações para que a Ômicron vá embora de uma vez. Aqui você pode escolher séries, filmes, livros, programa na Tv, exposição, música, circo e…Carnaval. Divirta-se a seu jeito. A-la-la-ô!!

TELEVISÃO

TV GLOBO (após o jornal Hoje)– Roda-o samba: Amanhã, sábado de carnaval, o programa vai apontar como sambistas são importantes cronistas da cidade e o retrato social que suas canções fazem, além abordar a relação com as favelas e os subúrbios cariocas e ramificações, como o pagode e o funk. “Se tirar o samba da história do Rio de Janeiro, que história da cidade você vai contar? Acho que não conta… A história da culinária e da moda no Rio de Janeiro também estão muito ligadas ao samba. Não tem como estabelecer caminhos paralelos. É uma encruzilhada. A relação entre o samba e o Rio de Janeiro é umbilical, entranhada de cruzamentos e misturas, e forjada nas sabedorias africanas redefinidas aqui”, explica o historiador Luiz Antônio Simas, que, ao lado de Nei Lopes, é consultor de conteúdo do programa.

SÉRIES

NETFLIX

 Inventando Anna: a série é um sucesso no canal. A protagonista, a atriz Julia Garner com menos de 30 anos já coleciona dois prêmios Emmy (ganhou os troféus por “Ozark”). Em 2015 ela trabalhou também em “The americans”. Os nove episódios de quase uma hora de “Inventando Anna” se baseiam em uma história real. Anna Sorokin mudou-se para Nova Iorque em 2013 e criou uma persona. Ela se dizia alemã (era russa) e herdeira de uma fortuna à qual só teria acesso aos 25 anos. Só usava grifes caras e dormia nos hioteis mais exclusivos. Sempre às custas de alguém. Deu golpes impressionantes e acabou presa em 2017. A série acompanha uma jornalista Vivian (Anna Chlumsky) que fareja uma boa reportagem na história da impostora quando ela já está presa. A série mostra o universo jet-setter. Vale conferir.

Vikings:Valhalla – estreou hoje. A produção se passa em 1002, cem anos depois da jornada de “Vikings”, série que inspirou esta novidade da Netflix. Agora, a história mostra as tensões entre os exploradores escandinavos e a realeza inglesa. Daí saem conflitos sangrentos, viagens épicas por mares revoltos e desentendimentos entre os próprios vikings.

The witcher – Após dois anos, a segunda temporada de The Witcher, da Netflix, está entre nós. Tudo está mais intenso e caótico nos novos episódios, tornando as ações imprevisíveis. Ao lado do carniceiro de Blaviken, a princesa Cirilla, interpretada por Freya Allan, se esforça para sair da posição de protegida enquanto descobre a história por trás de seus poderes. Aqui, a personagem está mais forte, e deixa brechas para grandes mudanças no futuro da série. A maga Yennefer (Anya Charlotra), por sua vez, enfrenta novos problemas por causa de sua ambição, e se torna uma personagem instável e perigosa. No novo ano de Witcher, todos os personagens principais sofreram alguma perda e precisaram tomar atitudes drásticas e guiadas pela emoção. Com isso, a série adota um tom mais dramático e maduro, o que eleva o nível geral da produção — e deve se repetir na próxima temporada.

Poesia que transforma – série documental do poeta cearense Bráulio Bessa, 35 anos, que só entendeu sua própria frase “quem menos tem, mais divide|”, quando fez as gravações desta série. Ele com sua equipe foram para a reserva ambiental do Amanhã, próxima à confluência dos rios Solimões e Japurá, no Amazonas, para conhecer o trabalho do professor Alex Alves, que usa a poesia popular de Braúlio nas salas de aulas improvisadas na comunidade. São cinco episódios com os temas raízes, amor, igualdade, fé e recomeço, todos bastante recorrentes na obra do escritor.

STAR+

Big sky – as detetives particulares Jenny Hoyt (a atriz Katheryn Winnick) e Cassie Dewell (Kylle Bunbur y) estão de volta nesta segunda temporada, agora solucionando um outro mistério nos arredores de Big Sky, Montana. Desta vez, a dupla se reúne para investigar um acidente de carro, que não é tão simples como parece.

The walking dead – a última temporada a série dos zumbis mais famosa da Tv tem três partes, e o início da segunda chegou à plataforma da Disney no domingo. Por enquanto, Maggie e os aliados continuam em guerra contra os Reapers.  A produção também ganhou uma nova vilã nesta fase, a governadora de Commonwealth, Pamela Milton (a atriz Laila Robbins).

Dois tempos – A atriz Sol Menezes vive uma influencer que após ser cancelada na internet, acaba trocando de corpo com Cecília (Mari Oliveira), uma escritora que vive em 1922.

PRIME VIDEOOperação Maré Negra: estreou hoje com os brasileiros Bruno Gagliasso e Leandro Firmino, esta produção espanhola, é inspirada em acontecimentos reais e conta a história de um submarino que atravessa o Atlântico, em novembro de 2019, carregado com toneladas de cocaína. A embarcação é comandada por Nando o espanhol Álex Ginzalez, de “X-Men – Primeira Classe”), um campeão de boxe amador que com mais dois homens passa por tormentas, fome, brigas pessoais e pressão policial. Tem quatro episódios de uma hora cada e o elenco tem atores portugueses. E hoje também entra no catálogo “Operação Maré Negra: A travessia suicida”, dirigido pelo colombiano Luiz Avilés.

GLOBOPLAY

Nancy Drew: a terceira temporada deste drama fantasmagórico traz a jovem Nancy Drew ) Kennedy McMann) numa fase delicada após uma tragédia familiar e o retorno da parente mística Temperance Hudson. Mas ela volta ao papel de detetive amadora, tendo que ficar com ameaças sobrenaturais e uma série de assassinatos na cidade.

O caso Celso Daniel há 20 anos o prefeito de Santo André no ABC Paulista, um nome em ascensão no PT, foi assassinado e, frequentemente, as condições de sua morte são evocadas na cena política: um sequestro seguido de morte ou uma queima de arquivo no dia 18 de janeiro em 2002, em São Paulo? Dois dias depois o corpo foi achado numa estrada em Juquitiba (SP). Este documentário de oito episódios debruça-se sobre o crime para tentar trazer luz a esses tantos questionamentos. Há depoimentos de José Dirceu (presidente do PT à época), Gilberto Carvalho (ex-secretário de Comunicação de Santo André), Míriam Belchior (ex-ministra do Planejamento e ex-mulher de Celso), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a ex-senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

HBOEuphoria: em sua segunda temporada fez disparar a popularidade de canções de sua trilha. De acordo com o Spotify, 600 mil playlists relacionadas à série foram criadas por usuários desde o início da temporada. A canção de maior crescimento foi “Drink before the war”, de Sinéad O’Connor, de 1987. Chegou o momento de Rue (Zendaya) ficar cara a cara com as consequências de suas ações. Será que ela vai conseguir reconquistar Jules (Hunter Schaefer)? Tem novas histórias de adolescentes nessa segunda temporada.

HBO MAXThe Gilded Age (Anos dourados): O herdeiro de uma família conservadora embarca em uma missão para se infiltrar no rico clã vizinho. Ambientada na virada do século 19 para o 20, a trama acompanha os jogos de poder que movimentavam a alta-sociedade estadunidense — uma luta silenciosa entre os novos ricos e as famílias tradicionais, que primeiro enriqueceram nos Estados Unidos com a agricultura.

PRIME VIDEO da AMAZONMaradona: Conquista de um sonho: a série conta a trajetória do ídolo com ingredientes como futebol, superação e drama argentino. A primeira temporada tem 10 episódios. A série acompanha o jogador desde sua infância em Villa Fiorito, uma área pobre em Buenos Aires. Sua família não tinha recurso algum. A narrativa vai e volta até que ele, já decadente, zanza por uma praia em Punta del Este, buscando o fôlego que não chega, pouco antes de morrer. O ator Juan Palomino, interpretando o ídolo argentino tem ótima atuação.

FILMES

Licorice pizza – segunda a crítica o filme do diretor Paul Thomas Anderson é uma obra prima. O filme é uma nostalgia do diretor em relação à região de Los Angeles onde cresceu nos anos 1970, com a indústria do entretenimento como pano de fundo. Gary (Cooper Hoffman) tem apenas 15 anos, mas com tino empreendedor passa a vender colchões de água ou abrindo lojas de fliperamas já que sentiu que a carreira como ator mirim não o levará longe. É apaixonado por Alana (a cantora Alana Haim) que, embora maior de idade, vive à sombra dos pais e irmãs mais velhas. A amizade com Gary lhe proporciona mais emoções. No filme fazem pontas, Sean Penn, Bradley Cooper e outros para mostrar a louca Hollywood dos anos 1970 com glamour, hipocrisia política e violência policial. Nos cinemas: Cinemark, Kinoplex, Cinépolis, Espaço Itaú, Estação NET.

NETFLIXO golpista do Tinder: da diretora Felicity Morris. O documentário lançado este mês vem repercutindo no mundo e gerando debates. No filme, há depoimentos de Cecilie Fjellhoy, Pernilla Sjöholm e Ayleen Charlotte, três mulheres que conheceram Simon Leviev no Tinder e acabaram extorquidas em milhares de dólares. Simon, cujo nome é Shimon Hayut, se passou por herdeiro de um bilionário da indústria de diamantes para enganar três mulheres. Levava uma vida de luxo e usava artifícios para tirar o máximo de dinheiro possível de suas vítimas. Shimon tem 34 anos e é israelense. O golpista chegou a ser preso, mas já está solto. Foi banido do Tinder e segue vivendo uma rotina de luxo e assinou com uma agente de Los Angeles para desenvolver um reality show de namoro. Lançará também um podcast sobre o que fazer e o que não fazer em relacionamentos amorosos. É exibido em 94 países e a Netflix tem planos de transformar o a história em um filme de ficção.

LIVROS  

Feminismo no Brasil: memórias de quem fez acontecer (Bazar do Tempo): Branca Moreira Alves e Jacqueline Pitanguy. Duas das mais importantes pensadoras feministas brasileiras – mesmo separadas pela pandemia, uma em Minas Gerais e a segunda no Rio -, escreveram a quatro mãos o livro. A dupla dá voz às pioneiras do movimento feminista e lembra o “lobby do batom” na Constituinte de 1988. Foi um período de embates com setores da esquerda, que consideravam não ser o momento de colocar os direitos das mulheres na agenda política. Existia também uma desconfiança feral com as feministas, vistas como “mal-amadas”.

O avesso da pele (Companhia das Letras, R$59,90) – Jeferson Tenório. Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude. O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira. Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário”. O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.

Histórias do Jardim Botânico: um recanto proletário da Zona Sul carioca (Telha – R$59) – Luciene Carris. Subverter o imaginário da zona

Sul carioca chamando o Jardim Botânico de subúrbio. Muita pesquisa empírica nos ricos arquivos da Biblioteca Nacional e no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, bem como fontes orais e um desejo de conhecer as raízes do bairro onde Luciene cresceu e ainda habita, somados à uma escrita leve e clara, nos instigam a redescobrir o Jardim Botânico vivenciado por pessoas de carne e osso, operários imigrantes italianos e de outras regiões do mundo e do Brasil que lá chegaram para trabalhar nas fábricas têxteis do local. Um dos operários que viveu e trabalhou no bairro foi o compositor Haroldo Lobo que compôs mais de 600 músicas como A- “Ala-lá-ô” e “Índio quer apito” e criou, no início da década de 1940 da Bloco da Bicharada antes do Suvaco de Cristo tomar as ruas do bairro.

Um país no horizonte de Cecília (Global Editora, R$55) – Cecília Meirelles. O livro revela inusitada faceta de repórter de uma autora atenta e preocupada com o mundo que a cerca. A edição reúne nove “ensaios-reportagens” produzidos entre 1939 e 1940, todos inéditos em livro. Cecília explica diversos universos como da indústria da carne à presença da mulher no mercado de trabalho, passando pela venda de antiguidades e a economia da moda.

Uma exposição (Relicário, R$45,90) – Ieda Magri. Nascida em Águas Frias, em Santa Catarina, a autora já publicou no campo da prosa “Tinha uma coisa aqui” (2007), “Olhos de bicho (2013) e “Ninguém” (2016). Em “Uma exposição”, ela evoca a matriz familiar, a ligação com a terra e com os ciclos da vida camponesa. Nesse livro, nos deparamos com uma narradora que a tudo estranha, sobretudo em relação à mãe.

Fotógrafas brasileiras – Yara Schreiber Dines. A obra apresenta a produção de 60 fotógrafas brasileiras: do trabalho pioneiro de Gioconda Rizzo, do estúdio Photo Femina (1914-1916), à expansão do fotojornalismo e surgimento das agências independentes nos anos 1980. Participam nomes da história da fotografia nacional com Gertrudes Altschil, MAureen Bisilliat e Claudia Andujar.

Poemas para enxugar a história viva (Cult Editora) – Hamilton Pereira. São 25 poemas de poetas presos e/ou mortos pela ditadura. O “autor-testemunha” sobreviveu para falar pela boca de “meus mortos”. “Porque sou o poeta / dos mortos assassinados/ dos ‘eletrocutados’, dos ‘suicidas’/ dos ‘enforcados’ e ‘atropelados’,/ dos que ‘tentaram fugir’/ dos enlouquecidos”. Escritos na prisão, este e outros poemas de Hamilton Pereira saíram do cárcere por meio de maços de cigarro e papéis enrolados escondidos em cartas para familiares e amigos. Acabaram formando o livro “Poemas do povo da noite” que circulou em edição artesanal em 1975. Para evitar problemas com os militares, a autoria dos textos foi atribuída a Pedro Tierra, um imaginário bardo latino-americano. O pseudônimo vingou, e é através dele que o autor ressurge com este livro. A coletânea tem nomes como Loreta Valadares, Lara de Lemos, Nicolas Behr, Carlos Marighella, Ferreira Gullar, Thiago de Mello e Wilma Ary, entre outros.

A invenção das mulheres (Zahar, R$89,90) – Elizabeth Roudinesco. A consagrada historiadora e psicanalista aborda natureza e riscos de derivas identitárias. Com a mudança dos movimentos sociais, da procura por um mundo melhor para a intenção de se proteger de ameaças, por meio de exibição de sofrimentos e denúncias, o resultado é o isolamento. O que fez com que muitas lutas como as anticoloniais e feministas se fechassem sobre si mesmas¿ É a pergunta que norteia a análise.

A história de Shuggie Bain (Intrínseca, R$79,90) – Douglas Stuart. Merecido vencedor do Booker Prize de 2020, o autor aborda um tema importante como o alcoolismo feminino, especialmente entre mulheres depois dos 40. São mais de 500 páginas.

O escrivão Coimbra e outros contos (Carambaia, R$99,90) – Machado de Assis. São 17 dos melhores contos de Machado de Assis, mestre dos romances e das narrativas curtas. A antologia começa com o conto do título – o último do autor, publicado menos de dois anos antes de sua morte – e segue até “Confissões de uma viúva moça”, o mais antigo da seleta. O belo projeto gráfico evoca a faceta tipógrafo exercida por Machado.

Os urubus sem pena (Moinhos, R$ ) – Julio Ramon Ribeyro (1929-1994). Em novembro de 1976, Julio Ramón Ribeyro anotou em seu diário: “Escritor discreto, tímido, laborioso, honesto, exemplar, marginal, intimista, organizado, lúcido: estes são alguns dos adjetivos atribuídos a mim pela crítica. Ninguém jamais me chamou de grande escritor. Porque seguramente não sou um grande escritor”. Talvez essa observação seja parte de um entendimento geral de outro adjetivo muito utilizado para referir-se ao escritor peruano: humilde. Àquela altura, aos 47 anos, entre livros de contos, romances e crônicas, o autor já tinha 13 livros publicados, alguns deles considerados clássicos de sua época, como este Os urubus sem penas, publicado agora pela primeira vez no Brasil. Este é o primeiro livro de Ribeyro, lançado em 1955, em que dá voz aos esquecidos e aos marginalizados. Seus contos exemplificam a dura e pura realidade de milhões de pessoas que residem não apenas no Peru, mas em todo o mundo. A dor, o sofrimento, a miséria e a crueldade que suspiram entre os textos aqui presentes buscam, talvez, nos mostrar o nosso reflexo enquanto seres humanos, mostrar como falhamos e há muito tempo. Uma obra universal que mostra o poder de um maestro da escrita.

Os diplomatas e suas histórias ( ) – Os diplomatas e suas histórias, organizado pela embaixadora Leda Lucia Camargo, traz ao leitor vivências pessoais de 26 embaixadores em suas carreira diplomáticas. Interagindo com chefes de estado, grandes personalidades do século 20 e até rebeldes. Alguns dos maiores nomes da diplomacia contam episódios interessantes curiosos e exemplares da carreira. Há 20 textos, todos curtos e bem escritos, de Rubens Ricúpero, José Botafogo Gonçalves, Celso Amorim, Marcos Azambuja, Roberto Abdenur e da organizadora Leda Lúcia Camargo. Ricúpero diz que “embaixadores salvam vidas, aproximam povos, criam riqueza, atraem investimentos, difundem arte, música e poesia, contribuindo para tornar o mundo mais humano e nobre”.

MÚSICA

LudmilaNumanice #2 já está no Spotify o segundo volume de seu bem sucedido projeto de samba. Ludmila surgiu com sucesso no funk e no pop e foi a primeira cantora negra, de 25 anos, a alcançar mais de um bilhão de streams somente no Spotify sem falar nos mais de dois bilhões de views do YouTube. O Numanice#1 de pagode foi seu golpe certeiro durante a pandemia que ela soltou no streaming em abril.

Baco Exu do Blues com 2,1 milhões de plays em menos de 24 horas e um Top global no Spotify (e um Top 1 no iTunes brasileiro), o rapper baiano, de 26 anos, está feliz com seu terceiro álbum “Quantas vezes você já foi amado? ”, recém-lançado, e que tem o amor como tema central.

Erasmo CarlosO futuro pertence à Jovem Guarda: o novo álbum foi lançado e o cantor/compositor revisita os anos 1960 e o programa que comandou entre 1965 e 1968, com Roberto Carlos e Wanderléa. Ele regravou oito canções daquele período que nunca tinha feito parte de seu repertório e entre elas, “Devolva-me”, “O tijolinho”, “O bom”, “Nasci para chorar”.

10 álbuns que aconteceram em 2021:

Happier than everBillie Eilish: o segundo álbum da estrela pop, de 19 anos, tem muito do voz-no-ouvido de sua estreia fonográfica, mas com ótimas canções que embalam com sonoridades estranhas e impactantes;  Patroas 35% Marília Mendonça, Maiara e Maraisa: o projeto tocado por Marília (que morreu em desastre de avião dias após o disco ser lançado) com as amigas reforça consagra o sertanejo feminino com sofrência e nível inigualável; 30 Adele: o quarto álbum da cantora, rainha da sofrência inglesa foi muito aguardado revelou amadurecimento, em faixas calcadas no soul negro americano e com sobrevivência no jogo amoroso; Meu cocoCaetano Veloso: o Brasil, os desvarios de sua política e a grandeza de sua música atravessam o primeiro álbum de inéditas do baiano em quase nove anos; atual e atemporal, o disco resume a obra de Caetano e avança por novos campos, principalmente com “Não vou deixar” que ele fez para os netos;  Aldir Blanc inédito – vários artistas: uma homenagem dos amigos do compositor que morreu de Colvid-19 em 2020 e essa coleção de inéditas consegue, ao mesmo tempo, emocionar pela qualidade das interpretações (Maria Bethânia, Chico Buarque, Jo~]ao Bosco) e diagnostica com precisão os males dos tempos atuais; SankofaAmaro Freitas: o pernambucano de 30 anos está em seu terceiro álbum, sendo sensação em palcos europeus do jazz, caminha na ancestralidade africana com som lírico e em  seu piano toca lindas melodias; Delta Estácio Blues: Juçara Marçal: o álbum da cantora foi a unanimidade do ano, pois nenhum outro traduziu as confusões do Brasil, em 2021, como este; Dear LoveJazzmeia Horn: Aos 30 anos e várias indicações ao Grammy, a cantora americana de jazz compôs canções, escreveu todos os arranjos de sopros e cordas e produziu sozinha o disco no qual investiga de forma musical e poética, todos os sentidos do amor; El madrilenoC. Tangana: da Espanha veio o mais estiloso álbum do pop latino de 2021 com um time que une os Gipsy Kings e Jorge Drexler a José Feliciano e Toquinho, o cantor costura tradições e inovações em um disco com potencial para torna-lo um astro global; MonteroLil Nas X: no álbum de estreia do rapper de 22 anos ele mudou o jogo do showbiz em 2019 com o estouro da canção “Old Town Road” e narra as lutas de um jovem negro e gay em um mundo de intolerância.

EXPOSIÇÕES

Bloom para quem gosta de arte digital essa exposição do francês Maotik é imperdível. Ela já rodou o mundo e está em cartaz no “Impossível” Festival de Multiplicidade 2022, no Oi Futuro, na Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo. É a 17ª edição do evento idealizado pelo artista visual Batman Zavareze, um dos curadores. A obra pode ser vista diariamente, das 11h às 18h, e a entrada é gratuita (retirada de ingressos com agendamento pelo Sympla).

CIRCO

16h Unicirco em busca da alma do circoo ator Marcos Frota apresenta o espetáculo com seus alunos que frequentam as aulas do Unicirco. Na sede do Instituto Unicirco na Quinta da Boa Vista. Gratuito aos sábados e domingos.

CARNAVAL

AVISO: Tanto nos ensaios quanto nos bailes, festas e eventos nas quadras das escolas, o uso de máscara é obrigatório. E como já acontece nos ensaios de quadra, a entrada só se dá mediante a apresentação do comprovante de vacina. A exigência do comprovante de vacinação, no Rio, segue a regra abaixo: Para quem tem de 18 a 49 anos: comprovante de segunda dose (ou dose única) ou dose de reforço (caso já tenha 4 meses ou mais da segunda dose). Para quem tem 50 anos ou mais: comprovante da dose de reforço. A comprovação pode ser feita com a apresentação do certificado de vacinação digital nas plataformas minhasaude.rio ou Conect SUS. Ou com a caderneta/cartão de vacinação.

HOJE

22h Mangueira –Os desfiles serão em abril, mas se depender da Mangueira, o primeiro dia de festa já está garantido. Hoje, é dia de folia no Palácio do Samba, quando a quadra da Mangueira será palco do Grito de Carnaval Verde e Rosa. E para comandar esta grande festa a animação estará por conta da Bateria da Mangueira e do Bloco Céu na Terra. É isso mesmo, será dia de comemorar a vida e festejar, é “Céu na Terra e na Mangueira”. Completam ainda as atrações o Grupo Samba Faz Bem e Chacal do Sax. Os ingressos já estão disponíveis em no site de venda ingresso.mangueira.com.br. O primeiro lote para pista está R$30,00 e tem opções de ingresso individual para o camarote Vip (sem open bar e buffet) e camarote para 10 pessoas. Venha com sua fantasia, pois vai ter confete e serpentina. SERVIÇO:Grito de Carnaval da Verde e Rosa.Local: Quadra da Mangueira, Rua Visconde de Niterói, 1072. VENDAS: Ingresso.mangueira.com.br
Valores: Pista antecipado: R$30,00 (1º Lote), Pista antecipado: R$50,00 (2º Lote), Pista antecipado: R$60,00 (Até dia 24/02), Pista no dia: R$70,00, Camarote para 10 pessoas: R$1.500,00, Camarote VIP: R$200,00 (entrada individual, sem open bar e buffet). No Carnaval 2022 a verde e rosa vai apresentar o enredo Angenor, José e Laurindo (nomes de Cartola, Jamelão e Delegado), do carnavalesco Leandro Vieira. O samba é de autoria dos compositores Moacyr Luz, Pedro Terra, Bruno Souza e Leandro Almeida. SAMBA-ENREDO:

Enredo: ANGENOR, JOSÉ & LAURINDO.Autores: MOACYR LUZ, BRUNO SOUZA, LEANDRO ALMEIDA e PEDRO

MANGUEIRA… TEU CENÁRIO É POESIA
LIBERDADE E AUTONOMIA
QUE O NEGRO CONQUISTOU (ÔÔÔ)
MANGUEIRA… A ALVORADA ANUNCIA
O LEGADO A DINASTIA
A SABEDORIA SE CHAMA ANGENOR
NESSE SOLO SAGRADO O SAMBA ECOOU
TEM CANTOR, MESTRE-SALA E COMPOSITOR
LUSTRANDO SAPATO, VENDENDO JORNAL
CHAPÉU DE PEDREIRO NO MESMO QUINTAL
TRÊS ILUMINADOS REIS DO CARNAVAL

AS ROSAS NÃO FALAM, MAS SÃO DE MANGUEIRA
EU VI SEU LAURINDO BEIJANDO A BANDEIRA
JOSÉ CLEMENTINO NA FLOR DA IDADE
O SOL COLORINDO A MINHA SAUDADE

É VERDE E ROSA A INSPIRAÇÃO
A DEVOÇÃO POR TODA NOSSA RAIZ
QUEM TRAZ A COR DESSA NAÇÃO
SABE QUE O MORRO É UM PAÍS
A VOZ DO MEU TERREIRO IMORTALIZA O SAMBA
E QUEM GUARDOU COM AMOR O NOSSO PAVILHÃO
TEM AOS SEUS PÉS A NOSSA GRATIDÃO

SÓ SEI QUE MANGUEIRA
É UM CÉU ESTRELADO
NÃO É BRINCADEIRA
SOU APAIXONADO
A ESTAÇÃO PRIMEIRA
RELEMBRA O PASSADO
VALEI-ME CARTOLA, JAMELÃO E DELEGADO

17h Ginga Quiosque – do mesmo dono do Bafo da Prainha e Casa Porto, na Saúde o novo quiosque agita, diariamente, o calçadão do Leme com apresentações musicais de fim de tarde. Os artistas ficam na parte coberta e o público se espalha, inclusive pela areia e pelas redes amarradas aos coqueiros. Na Praia do Leme, em frente ao restaurante La Fiorentina. Diariamente das 9h às 23h. Roda: sexta-feiras, 17h. Sempre uma atração diferente. Couvert: R$7.

17h às 21h Armazém do Senado o tradicional botequim de 1907, Patrimônio Cultural da Cidade é pequeno para a turma que toda sexta e sábado vai conferir concorridas rodas de samba e os frequentadores acabam ocupando a rua e bares ao lado como o Labuta. Hoje: tem samba enredo com os grupos da Portela e Confraria. Amanhã: Exaltação ao Samba-Enredo. Av. Gomes Freire, 256 – Centro. Grátis.

22hGloria Groove e Convidados. Local: NAU CIDADES (Rua Professor Pereira Reis, 36 – Santo Cristo. Preço: R$20 mais R$2,50 de taxa. Divide em até 6 vezes.

SÁBADO

22h- Bloco CHORA ME LIGA: Hipódromo da Gávea. R$65 mais taxa de R$6,50.

Bateria da MangueiraHoje, a bateria de uma das mais famosas escolas de samba do Rio acompanha a feijoada do Casarão Marrom do Bar da Alcione. O bufê custa R$69,90 por pessoa. Rua Pedro Américo 277, Catete.

16h Samba pede Teresa formado em 2013, aos pés de Santa Teresa, o grupo se apresenta nos sábados de fevereiro na Casa do Nando, um espaço cultural, no centro.Casa do Nando – Rua Camerino, 176, Centro. A partir de 16h. Ingresso antecipado: R$15, via Pix (informações 99147-1608). Na hora: R$20.

DOMINGO

20h Primeiro Baile de Carnaval do Clube do Samba: a folia será comandada por Diogo Nogueira com a participação do Cordão  da Bola Preta e da rainha do bloco e namorada do cantor, Paola Oliveira. Marcelo Serrado e Édio Nunes também farão parte da festa com canções especiais de carnaval pelo projeto “Samba de Vinil”. O Clube do Samba foi criado em 1979 por João Nogueira (pai de Diogo), Cartola, Beth Carvalho, Clara Nunes, Martinho da Vila, Clementina de Jesus, Roberto Ribeiro e Monarco. VIVO RIO (Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo). Ingressos a partir de R$50 (meia). À venda pelo Sympla.

Baile do DennisUm domingo de Carnaval com muito funk  na Marina da Glória. Ingresso Social válido mediante entrega de 1kg de alimento não perecível, exceto sal e fubá. Setor único para todo o público. Evento exclusivo para maiores de 18 anos e parcialmente coberto, ocorrendo mesmo em caso de chuva. Ingressos pelo Sympla. R$286 mais taxa.

22h Grande Baile de Máscaras do Morro da Urca – no Morro da Urca. Preço: R$ 160,00.

SEGUNDA-FEIRA

14h até 6h do dia 1º de março –  Bloco do Sai Hetero Rio e convidadosnos jardins do MAM. ATRAÇÕES SURPRESAS. Área totalmente Open Air e diversos bares espalhados pelo ambiente. Os melhores DJs da cena carioca. ACEITAM CARTÃO DE DÉBITO, CRÉDITO & DINHEIRO

Proibido menores de 18 anos. Obrigatório a apresentação de documento com foto e do comprovante de vacinação contra a COVID-19. O maior bloco LGBTQIA+ do Rio. Vendas até 28/2(pista):  R$30 (+R$3 de taxa) em Até 6x R$6,19 /Backstage/Área VIP:R$60 (+R$6 de taxa) em até 12 vezes de R$6,83.

23hFESTA BATMA KUMBA !A música brasileira é a grande estrela da Festa Batma kumba, que terá uma edição no Teatro Rival Refit, no dia 28 de fevereiro. O repertório tem clássicos bem conhecidos do grande público, a MPB lado B e também os novos artistas da cena. Você vai balançar ao som dos baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil, a música dançante vinda do Pará de Felipe Cordeiro e Dona Onete, o rap paulista de Criolo e Emicida, o rock candango de Renato Russo e sua Legião Urbana, a riqueza do som mineiro de Milton Nascimento, o manguebeat pernambucano de Chico Science e a Nação Zumbi, e do Rio de Janeiro a malemolência de Jorge Ben, o soul de Tim Maia, o samba de Cartola e Paulinho da Viola e muito mais… É festa para ninguém ficar parado! TEATRO RIVAL – ingressos na bilheteria (R$25 e R$50) ou pelo Sympla. Rua Alvaro Alvim , 33 – Subsolo .

TERÇA-FEIRA

22hBloco da Lexa e convidados. Local: NAU Cidades – Rua Professor Pereira Reis, 36 – Santo Cristo. Preço: Lote Promocional – PISTA
R$ 20,00  (+ R$ 2,50 taxa) em até 4 de R$6,12 (até 1/3);  Lote Backstage e
R$ 50,00  (+ R$ 5,00 taxa) – em até 12x R$ 5,69. Trisal: BACKSTAGE – 1° Lote (3 por R$135) – R$ 45,00  (+ R$ 4,50 taxa) em até 12x R$ 5,12

QUARTA-FEIRA DE CINZAS (02/03)

Baile do bloco Me enterra na Quarta. O bloco fundado, nas ladeiras de Santa Teresa, por Joadelívio Codeço e Maria Laura Berrêdo celebra 18 anos e convida a todos a comemorar a maioridade no Circo Voador. Com a Santa Teresa Brass Band e seus notáveis arranjos que vão tornar inesquecível sua quarta-feira de cinzas. Ingressos disponíveis no site da @eventimbrasil e na bilheteria do CIRCO VOADOR. R$50 a meia solidária (levar 1kg de alimento não perecível). Obrigatório o comprovante de vacinação contra Covid-19.

PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL

  • Rio Carnaval: dias 26 e 27 de fevereiro, na Cidade do Samba, na Gamboa
  • Carna Rildydias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, no gramado do Riocentro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
  • Auê Carnaval 2022: dias 25 a 28 de fevereiro e 4 e 5 de março, no Armazém Utopia, na Gamboa
  • Baile do Dennis: dia 27 de fevereiro, na Marina da Glória, na Glória
  • Carnaval do Alto: dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 2 de março, no Bar Alto do Vidigal, no Vidigal
  • Carnaval das Artes: dias 26 e 27 de fevereiro, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca
  • Carnaval Mais Carioca: dia 28 de fevereiro, no Clube Monte Líbano, na Lagoa
  • Bloco do Amor: shows de Poze do Rodo e Bateria da Mangueira, no dia 26, na Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Centro)
  • Feliz Carnaval Meu Amor: dia 25 de fevereiro, no Hotel Nacional, em São Conrado
  • É Carnaval: dia 25, na Tribuna C do Hipódromo da Gávea, na Gávea
  • Carna Mango: dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º e 5 de março, no jardim do BcO. Space Makers, no Santo Cristo
  • Samba da Maria e Bangalafumenga: dia 1° de março, na Fundição Progresso, a partir das 21h30
  • Ensaios do B.R.E.C e Festa Axé: dia 25 de fevereiro, na Fundição Progresso, a partir das 21h30
  • Bloquinho do Nico: dias 27 e 28 de fevereiro, no Shopping Metropolitano Barra
  • Feijoada Carnavalesca no Windsor Barra: no dia 26, a partir das 13h
  • Baile do Pierrot Apaixonado: dia 26 de fevereiro, na quadra da Viradouro, em Niterói, na Região Metropolitana
  • Baile à Fantasia da Grande Rio: 1º de março, na quadra da escola, em Duque de Caxias
  • Carnaval Experience: de 25 de fevereiro a 1º de março, no barracão da Grande Rio, na Cidade do Samba
  • CarnaPortela: de 25 a 28 de fevereiro, shows na quadra da Portela, em Madureira
  • Grito de Carnaval Verde e Rosa: hoje, a partir das 22h, na quadra, na Mangueira
  • Baile, desfile, workshop e show na Estácio: de 25 de fevereiro a 1º de março, na quadra da Estácio de Sá, no Estácio
  • Encontro de Blocos de Rua do RJ: dias 26 e 27 de fevereiro, na Feira de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão
  • Baile à Fantasia da Unidos da Tijuca: dia 26 de fevereiro, na quadra, no Santo Cristo
  • CarnaSal:dia 26 de fevereiro, a partir das 20h, dia 1º de março, a partir das 13h, festeja seus 69 anos, no dia 5 de março, a partir das 20h, e encerra dia 12 de março, a partir das 20h, na quadra do Salgueiro, no Andaraí
  • Baile Glam 2022: dia 1º de março, das 18h à meia-noite, na Cidade do Samba, na Gamboa
  • Feijoada e samba no Shopping Nova América: dias 27 e 28, a partir das 12h, na Rua do Rio, no shopping, em Del Castilho

Rio Carnaval na Cidade do Samba

A Liesa vai promover o Rio Carnaval, uma festa na Cidade do Samba, no sábado (26) e no domingo (27) de carnaval, a partir das 19h, com todas as escolas do Grupo Especial apresentando seus sambas-enredos.

O evento é uma prévia do que será mostrado na Sapucaí, com participação de intérpretes, casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, passistas e representantes da velha guarda e das baianas. O evento terá Milton Cunha como mestre de cerimônia.

No sábado (26), se apresentarão: Imperatriz Leopoldinense, São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Portela., Acadêmicos do Salgueiro, Beija-flor de Nilópolis. Já no domingo (27), é a vez de: Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca, Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos do Viradouro

– A Carna Rildy irá contar com atrações como Anitta, Thiaguinho, Maiara e Maraisa, Mumuzinho, Leo Santana. O evento deve concentrar um público de milhares de pessoas nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, no gramado do Riocentro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Auê Carnaval

Outro evento que também deve reunir um grande público é o Auê Carnaval 2022, que acontece de 25 a 28 de fevereiro e nos dias 4 e 5 de março, no Armazém Utopia, na Gamboa, na Zona Portuária. Uma maratona musical com DJs, grandes nomes da música brasileira, como Alceu Valença, e blocos carnavalescos.

Veja a programação abaixo

  • Sexta (25/2): Maracutaia Sonora, Glitterada, Tamy, Duda Beat, Yasmin Vilhena, Bahruth, Bloco 442
  • Sábado (26/2): Silvio Maranhão, New Kids On The Bloco, Glitterada, Julia Mestre, Yasmin Vilhena, Marina Sena, Minha Luz É de Led, Transpira, Amores Líquidos (Cortejo)
  • Domingo (27/2): Ju Perez, Dj Sô Lyma, Amigos da Onça, Tropicals, Gilsons, Yasmin Vilhena, Bruna Lennon
  • Segunda (28/2): Badaue, Cindy, Bruna Strait, Majur, Migas in Fervo, Johnny Hooker, Batekoo
  • Sexta (4/3): Caros Emmerick, Cix, Bloco pra Iaiá, Yasmin Vilhena, Silva, Bruna Lennon, Bahruth
  • Sábado (5/3): Tatá Ogan, Ubunto, Forró da Taylor, Yasmin Vilhena, Alceu Valença, Yasmin Vilhena, Jamal, Bruna Lennon, Vem Cá Minha Flor (Cortejo)

– Rio Carnaval na Cidade do Samba

A Liesa vai promover o Rio Carnaval, uma festa na Cidade do Samba, no sábado (26) e no domingo (27) de carnaval, a partir das 19h, com todas as escolas do Grupo Especial apresentando seus sambas-enredos.

O evento é uma prévia do que será mostrado na Sapucaí, com participação de intérpretes, casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, passistas e representantes da velha guarda e das baianas. O evento terá Milton Cunha como mestre de cerimônia.

Amanhã, (26/02), se apresentarão:

Imperatriz Leopoldinense, São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Portela, Acadêmicos do Salgueiro, Beija-flor de Nilópolis

Domingo (27/02), é a vez de: Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca, Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos do Viradouro

– A Carna Rildy irá contar com atrações como Anitta, Thiaguinho, Maiara e Maraisa, Mumuzinho, Leo Santana. O evento deve concentrar um público de milhares de pessoas nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, no gramado do Riocentro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Auê Carnaval

Outro evento que também deve reunir um grande público é o Auê Carnaval 2022, que acontece de 25 a 28 de fevereiro e nos dias 4 e 5 de março, no Armazém Utopia, na Gamboa, na Zona Portuária. Uma maratona musical com DJs, grandes nomes da música brasileira, como Alceu Valença, e blocos carnavalescos.

Veja a programação:

  • Hoje (25/2): Maracutaia Sonora, Glitterada, Tamy, Duda Beat, Yasmin Vilhena, Bahruth, Bloco 442
  • Amanhã (26/2): Silvio Maranhão, New Kids On The Bloco, Glitterada, Julia Mestre, Yasmin Vilhena, Marina Sena, Minha Luz É de Led, Transpira, Amores Líquidos (Cortejo)
  • Domingo (27/2): Ju Perez, Dj Sô Lyma, Amigos da Onça, Tropicals, Gilsons, Yasmin Vilhena, Bruna Lennon
  • Segunda (28/2): Badaue, Cindy, Bruna Strait, Majur, Migas in Fervo, Johnny Hooker, Batekoo
  • Sexta (4/3): Caros Emmerick, Cix, Bloco pra Iaiá, Yasmin Vilhena, Silva, Bruna Lennon, Bahruth
  • Sábado (5/3): Tatá Ogan, Ubunto, Forró da Taylor, Yasmin Vilhena, Alceu Valença, Yasmin Vilhena, Jamal, Bruna Lennon, Vem Cá Minha Flor (Cortejo)

FUNDIÇÃO PROGRESSO

– O Bloco do Amor, amanhã(26), terá shows de Poze do Rodo e da Bateria da Mangueira, na Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Centro).

Samba da Maria e Bangalafumenga

Na terça-feira (1°), a partir das 21h30, a Fundição Progresso recebe o show “Samba da Maria”, da cantora Maria Rita, que apresenta um repertório de samba que vai dos clássicos às canções da própria cantora. Na mesma noite, toca ainda a bateria completa do Bangalafumenga.

Ensaios do B.R.E.C e Festa Axé

A cantora Teresa Cristina apresenta o Bloco Recreativo Enredo Carioca (BREC) na Fundição Progresso hoje (25), a partir das 21h30.

A Festa Axé vai abrir e fechar a noite de ensaios. A festa traz embalos do axé music e do clima de carnaval.

Bloquinho do Nico

O Shopping Metropolitano Barra oferece nos dias 27 e 28 de fevereiro o Bloquinho do Nico, principalmente para criançada. O evento é gratuito e acontece das 16h às 18h. A bandinha ficará circulando pelo shopping, que está localizado na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, n° 1.300.

Feijoada Carnavalesca no Windsor Barra

No sábado (26), o Hotel Windsor Barra oferece a tradicional Feijoada Carnavalesca, às 13h. O evento contará com apresentações da bateria do Salgueiro e do Cordão da Bola Preta, além de um espaço dedicado a crianças e opção de feijoada vegana.

Feijoada e samba no shopping Nova América

No domingo (27) e na segunda (28), os restaurantes da Rua do Rio, do Shopping Nova América, a partir das 12h, vão servir diferentes versões da tradicional feijoada. E a partir das 16h começa uma animada roda de samba com Márcia Guedes (27) e Eduardo Canto (28).

Encontro de Blocos de Rua do RJ

FEIRA DE TRADIÇÕES NORDESTINAS (BLOCOS)

Já que o carnaval de rua foi suspenso, o jeito para os blocos do Rio encontraram para não silenciar seus tamborins, foi marcar um encontro na Feira de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão), em São Cristóvão, na Zona Norte, nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 13h às 22h. Durante esses dois dias, samba e marchinha vão ocupar o espaço do forró e sertanejo.

  • Dia 26:Cordão da Bola Preta, Desliga da Justiça, Suvado de Cristo, Empolga às 9 e Toca Rauuul
  • Dia 27:Céu na Terra, Vagalume o Verde, Multibloco, Bangalafumenga e Afroreggae

ESCOLAS DE SAMBA

Entre as escolas de samba, a Viradouro saiu na frente. Amanhã, dia 26 de fevereiro, promove o “Baile do Pierrot Apaixonado“, somente para integrantes dos segmentos da escola e componentes das alas de comunidade. O evento acontece na quadra da escola, em Niterói, na Região Metropolitana, e tem como atrações o DJ Natinho Negrada, Bloco do Danny, Banda do Cordão da Bola Preta e um pocket show com a bateria de mestre Ciça e o intérprete Zé Paulo Sierra. Embora seja um evento fechado, o ingresso para os participantes vai ser um quilo de alimento não perecível, leite em pó, água mineral, itens de higiene pessoal, material de limpeza e fraldas descartáveis. O que for arrecadado será destinado aos desabrigados de Petrópolis.

Baile e Carnaval Experience na Grande Rio

Durante todos os dias de folia – com exceção de sábado e domingo por causa do Rio Carnaval -, a Grande Rio vai promover o tour turístico pelo barracão na Cidade do Samba, o Carnaval Experience. Com duração de aproximadamente uma hora e meia, o visitante aprende como é produzido um desfile em todas as suas etapas, recebe noções de samba e de como tocar alguns instrumentos da bateria. O tour acontecerá às 10h, 14h e 16h, sem necessidade de marcação prévia. No entanto, para grupos privados, a

escola  pede que seja feito um agendamento prévio pelo telefone (21) 9-6765-9549.A Grande Rio também promove seu Baile à Fantasia, na terça-feira de carnaval (1°), em sua quadra, no Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com a participação da Federação de Blocos de Caxias. As portas da quadra se abrem às 20h, para muito samba-enredo e marchinhas. A entrada é gratuita.

– Show na PortelaPortela vai promover o CarnaPortela, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, na quadra, em Madureira. Dudu Nobre, Roberta Sá, Alcione, Velha Guarda Show e Belo são algumas das atrações que vão se apresentar no evento. E o folião interessado em ver o desfile em abril, vai ter a oportunidade de comprar ingresso para o Camarote da Portela, na Sapucaí.

Grito de Carnaval Verde e Rosa – Estação Primeira de Mangueira promove nesta sexta-feira (25), seu Grito de Carnaval Verde e Rosa, com a participação do bloco Céu na Terra. O folia acontece a partir das 22h, na quadra, na Mangueira, na Zona Norte do Rio.

– Baile à Fantasia da Unidos da TijucaAmanhã(26), a Unidos da Tijuca transforma seu ensaio, um grande Baile à Fantasia, na quadra, no Santo Cristo. O evento inicia às 22h e até as 23 horas a entrada é franca, com o ingresso gratuito sendo retirado no site Sympla. A escola vai premiar a fantasia mais criativa da noite. A festa começará com o esquenta da Bateria Pura Cadência e os intérpretes, Wantuir Oliveira e Wic Tavares.

No palco externo, DJ Edu Saad vai tocar os maiores sucessos no retorno da boate LGBTQIA+. E para fechar a noite, o bloco Não Me Reprima vai tocar os sucessos dos anos 80 misturando rock com maracatu, samba, ijexá, axé e muitos outros gêneros musicais.

– CarnaSal no Salgueiro – A Acadêmicos do Salgueiro também promove a sua própria festa, no sábado (26), a partir das 29h, em sua quadra, no Andaraí. Além da bateria, a escola vai contar também com a animação do bloco Simpatia É Quase Amor. A folia continua na terça-feira (1º), a partir das 13h, com Bloco Virtual e Monobloco. Além dos ensaios programados para os dias 3 e 10 de março, nesse meio tempo o Salgueiro ainda para comemorar seus 69 anos de fundação, junto com a Mangueira e a Mancha Verde (SP), no dia 5 de março, a partir das 20h. E se acha que deu para cansar, a vermelho e branco da Tijuca encerra a folia com mais um CarnaSal, no dia 12 de março, a partir das 20h, com participação do Bloco das Carmelitas.

Samba, shows e workshop – A Estácio de Sá, da Série A, também programou uma série de eventos na quadra, de 25 de fevereiro a 1° de março. Dia 25 tem o Baile de Carnaval no Berço do Samba, dia 26, o desfile Jogando em Casa. No dia 27 é a vez do workshop “Projeto Berço do Samba”.A folia é retomada no dia 28, com o show “Pauliceia Desvairada: 30 anos. E se encerra no dia 1° de março com a roda de samba Amigos do Mestre Chuvisco.

Baile Glam 2022

A sétima edição do Baile Glam, em 2022, acontece na terça-feira (1º), das 18h à meia-noite, na Cidade do Samba, na Gamboa. O evento vai ter desfiles de fantasias de luxo e de originalidade e eleição da Boneca Barracão 2022. O baile, que tem entrada franca, tem como diva Luísa Gaparelly. – Fiscalização do passaporte vacinal