Começa hoje, no Rio, seminário com diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova


21/09/2015


498641-irinabokova-460x310

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova (foto: Reprodução)

 

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, participam do Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento na segunda-feira (21), às 19h, em cerimônia de abertura no Cine Odeon, no Centro do Rio.

O seminário, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), celebrara os 10 anos da aprovação da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e o aniversário de 70 anos da Organização. As mesas acontecem nos dias 22 e 23 de setembro.

convecao O evento contará com oito mesas, abertas ao público com inscrição prévia, que debaterão: Cultura e Ambiente Digital; Diversidade Cultural e Economia da Cultura; Conhecimentos Tradicionais e Desenvolvimento; Diversidade Cultural Audiovisual; Diversidade Cultural, Comunicação e Participação Social; Diversidade Cultural e Educação; Diversidade Cultural, Patrimônio e Memória; e Cultura e Cidades. Entre os palestrantes, há especialistas nacionais e internacionais. As mesas serão mediadas por secretários do Ministério da Cultura.

Em mensagem pelo Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento 2015, celebrado em 21 de maio, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova lembrou que a busca pela paz requer o fortalecimento recíproco das culturas e dos povos, de modo a melhorar o entendimento mútuo:

— A diversidade cultural é o nosso patrimônio comum e a maior oportunidade diante da humanidade (…), em um mundo tão diverso, a destruição de culturas é um crime, e a uniformidade é um impasse: nosso objetivo é valorizar, em um único movimento, a diversidade que nos enriquece e os direitos humanos que nos unem.

No dia 21, o ministro Juca Ferreira atenderá aos jornalistas em coletiva de imprensa, às 19h. Os jornalistas deverão apresentar identificação funcional na entrada “Convidados”.