Coligação pró-Gabeira teve encontro na ABI


17/05/2010


Lideranças do PV, PSDB, PPS e DEM realizaram no início da noite desta segunda-feira, 17 de maio, a primeira reunião pública de integração dos partidos em prol da candidatura de Fernando Gabeira ao Governo do estado. O encontro aconteceu no Auditório Oscar Guanabarino, localizado no 9º andar da sede da ABI, no Centro do Rio.

A Mesa que orientou a reunião foi formada com o pré-candidato ao Governo do Rio, Fernando Gabeira (PV), o ex-Governador Marcelo Alencar (PSDB), o Deputado federal Luiz Paulo Correia da Rocha (PSDB), o Presidente regional do PPS, Comte Bittencourt, , os candidatos ao Senado Marcelo Cerqueira (PPS) e César Maia (DEM), a Deputada federal Solange Amaral (DEM-RJ).

Primeiro orador a se pronunciar, Comte Bittencourt dirigiu-se à platéia para falar dos objetivos da formação daquela que ele classificou como “uma grande frente” política. Segundo ele, desde o primeiro momento o PPS se movimentou para viabilizar um projeto que será capaz de “virar uma página na história política do estado do Rio de Janeiro”. Comte Bittencourt elogiou o ex-Governador Marcelo Alencar e o pré-candidato Fernando Gabeira pela capacidade e liderança “para construir o futuro do Rio de Janeiro”.

A Deputada Solange Amaral classificou o encontro na ABI como “memorável” e disse que estava presente ao evento para ouvir “a nossa bancada majoritária, cujas propostas precisam chegar à população do Rio de Janeiro”.

Representando o Presidente Regional do PSDB, atual Prefeito de Caxias, José Camilo Zito, o Deputado Luiz Paulo Correia da Rocha referindo-se à Mesa, disse que esta reunia “o que há de melhor na política do Rio de Janeiro”:
— A melhor chapa majoritária para concorrer ao Governo, com Fernando Gabeira, e ao Senado com César Maia e Marcelo Cerqueira, que pela trajetória de lutas pelas liberdades democráticas é um homem com compromissado com a democracia do País, declarou Luiz Paulo, afirmando em seguida que César Maia contava com o empenho de todos os partidos, “porque será um grande Senador para o estado do Rio de Janeiro”.

Ética

Segundo Luiz Paulo a chapa encabeçada por Fernando Gabeira tinha como compromisso a ética e a honra:
— O Fernando Gabeira representa a nova modalidade de fazer política no estado, ele é a expectativa de mudança no Rio de Janeiro. Não é uma promessa, trata-se de uma realidade.

Marcelo Alencar também frisou que a coligação, formada pelo PV, PPS, PSDB e DEM, tem como ponto forte “a ética na política”. Segundo ele, esta é uma candidatura que tem todas as credenciais para sair vitoriosa:
— Estamos perto de tornar possíveis as coisas que pareciam difíceis de realizar. Agora caminhamos para a candidatura da atitude política em resposta às nossas apreensões. O Gabeira é imortal, é celebridade tem eleitores que torciam o nariz quando se falava em candidatos. Então, mercê da vontade de servir o nosso povo, estamos juntos sem dissensões, afirmou o ex-Governador.

Marcelo Cerqueira disse que após 47 anos de vida pública tinha o prazer de participar de uma campanha que tem como princípio “a ficha limpa” dos candidatos:
— O Fernando Gabeira é um homem limpo que tem como ponto forte na sua candidatura a ética na política. Dou este testemunho de que faço a campanha de um homem limpo.

Enaltecendo a experiência política do pré-candidato Fernando Gabeira ao Governo do estado, César Maia disse que “vesti a camisa verde do Gabeira porque ele representa a esperança, eu tenho certeza que vai trabalhar pelo nosso estado, contra aqueles que usam a política para humilhar os pobres, fazem a repressão pela repressão”, afirmou o ex-Prefeito deixando a entender que dirigia a sua crítica à política de segurança do atual Governo do estado do Rio.

Compromissos 

No final do encontro, Fernando Gabeira muito aplaudido pela platéia que lotou o Auditório da ABI, iniciou o seu discurso elogiando a trajetória política de Marcelo Alencar, e falou sobre as suas principais propostas:
— Em primeiro lugar, essa coligação merece parabéns porque é a primeira a adotar a campanha da ficha limpa, na frente de outras coligações. A minha campanha já começou, iniciou com o compromisso com a população, das pessoas que vivem em condições difíceis.

Gabeira fez severas críticas ao atual sistema de transportes do Rio de Janeiro, dizendo que se eleito vai investir em trens e metro de superfície:
— Mas prometo imediatamente que a população será respeitada, o primeiro compromisso do meu Governo será romper com os monopólios políticos das empresas de ônibus e metrô. Outro compromisso imediato será com o saneamento básico, que tem que ser a prioridade de qualquer Governo sério deste País, declarou Fernando Gabeira.