Colete sozinho não protege, diz a ABI


08/11/2011


O uso de coletes à prova de bala é insuficiente para proteger os jornalistas nas coberturas em que haja troca de tiros, salientou a Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI em declaração em que lamentou a morte do  jornalista Gelson Domingos quando cobria na, manhã de domingo, dia 6, um confronto entre a Polícia Militar e traficantes na comunidade de Antares, na Zona Oeste do Rio. “É preciso buscar, efetivamente, além desse equipamento de segurança, altertativas que possam garantir a vida de jornalista em coberturas nas zonas de guerra do tráfico”, adverte a  declaração da ABI.   
 
Firmada por seu Presidente, jornalista Lenin Novaes, à declaração da Comissão foi anexada nota em que um dos seus membros, jornalista Alcyr Cavalcânti, faz reparos à política de segurança pública do Estado do Rio. Diz a Comissão nessse pronunciamento:
 
“A Comissão de Defesa da  Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa-ABI  manifesta profunda consternação pela morte do repórter-cinematográfico Gelson Domingos, de 46 anos, da TV Bandeirantes, baleado no peito por um tiro de fuzil que atravessou o colete à prova de bala, no exercício da atividade profissional, quando cobria  confronto entre policiais militares e traficantes, ocorrido na favela  Antares, no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, na manhã deste dia 6 de novembro, domingo. Outras quatro pessoas morreram.
 
Na expressão do repórter Ernani Alves, seu companheiro de equipe, avaliando ser “o dia mais triste da minha vida porque saí com um amigo para trabalhar e não retorno para a emissora com ele”, reside a sensação de aflição de parentes de jornalistas que trabalham em coberturas policiais nas favelas e morros do Rio de Janeiro.
 
A morte do repórter-cinematográfico Gelson Domingos nos permite concluir que colete à prova de bala não protege a vida dos profissionais de imprensa nos constantes e violentos tiroteios entre policiais militares e traficantes de drogas. É preciso buscar, efetivamente, além desse equipamento de segurança, alternativas que possam garantir a vida de jornalistas em coberturas nas zonas de guerra do tráfico.
 
É reconhecido o esforço do Governo estadual na tentativa de combate ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro, inclusive implantando Unidades Pacificadoras de Policiamento-UPPs em morros e favelas. No entanto, é do conhecimento da opinião pública o envolvimento cada vez maior de policiais militares com traficantes de drogas, também na formação de organizações criminosas, como as milícias que dominam e exploram muitas áreas habitadas por pessoas carentes, vivendo à margem da pobreza, exigindo saneamento básico (rede de água e de esgoto, calçamento de ruas e iluminação), e em difíceis condições de saúde, educação, habitação, cultura e lazer.
 
A conjuntura de segurança no Rio de Janeiro, com a constatação da violência se expandindo para os  Municípios do interior, vem moldando novo comportamento da população, refugiada cada vez mais em seus lares, temerosa de  circular livremente e de participar de atividades culturais e recreativas, principalmente à noite.
 
A saída voluntária do Deputado estadual Marcelo Freixo do Rio de Janeiro para o exterior, a convite da Anistia Internacional, depois de sofrer várias ameaças de morte, mesmo tendo segurança por conta de sua atuação na Asssembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro,  onde presidiu a CPI da Milícia, ilustra a situação da falta de segurança.
 
A Comissão de Defesa da  Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa  exige que o Governo estadual se empenhe em prender o autor do disparo que matou o repórter-cinematográfico Gelson Domingos o mais breve possível e que ele seja levado a julgamento.
 
 Rio de Janeiro, 6 de novembro de 2011”