Colaboradores da repressão depõem na CV


25/02/2013


A Comissão da Verdade(CV) anunciou nesta segunda-feira, dia 25, que já identificou dezenas de pessoas, entre militares e civis, que participaram da repressão durante a ditadura. Já foram realizadas 40 oitivas. Os convocados que não comparecerem podem ser processados por desobediência.
 
— Já identificamos várias dúzias, não foram duas ou três, de membros da repressão. Com nome, RG e endereço – disse Guaracy Mingardi, assessor do grupo da CV que trata da estrutura da repressão, coordenado por José Paulo Cavalcante.
 
A advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha, coordenadora do grupo Golpe Civil Militar de 1964, afirmou que os primeiros levantamentos sugerem que cerca de 50 mil pessoas foram presas em 1964, no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.
— O uso dessa violência permitiu ao regime militar construir o estatuto de um Estado sem limite repressivo. Com as seguintes conseqüências: inoculou a tortura como forma de interrogatório em quartel militar, a partir de 1964; fez da tortura força motriz da repressão praticada pelo Estado brasileiro até pelo menos 1976; possibilitou ao estado executar atos considerados inéditos em nossa história política, como a materialização de atos de tortura, assassinato, desaparecimento e seqüestro, disse Rosa.