Cobertura dos Jogos Olímpicos mobiliza imprensa


25/07/2012


Milhares de jornalistas de todo o mundo participam da cobertura das Olimpíadas 2012. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, um total de 6,2 mil jornalistas, de 66 países, incluindo Somália e Afeganistão, de 832 veículos diferentes foram credenciados para o evento esportivo, a ser realizado entre os dias 27 de julho e 12 de agosto.
 
O número de profissionais de imprensa em Londres supera em 28 o total de jornalistas credenciados para as Olimpíadas de Pequim em 2008. O maior contingente de repórteres virá da China, com 600 credenciados.
 
Além dos jornalistas credenciados, calcula-se que mais 28 mil profissionais de imprensa chegarão a Londres durante os Jogos. A rede norte-america NBC, por exemplo, deverá contar com uma equipe de 2.700 pessoas, entre técnicos, jornalistas e produtores.
 
A TV Al Jazeera mobilizou 150 funcionários de seus canais inglês e árabe, enquanto a cadeia britânica BBC apresenta 765 profissionais credenciados, número superior ao quadro de atletas da equipe do Reino Unido, que é de 550.
 
O centro de imprensa inaugurado no último dia 9, foi montado no Parque Olímpico junto ao Parlamento britânico e a chamada praia olímpica, e ficará aberto 24h por dia.
 
Ainda segundo dados do Comitê dos Jogos Olímpicos, a cobertura da competição deverá contar com a audiência potencial de 4 bilhões de pessoas.
 
No Brasil, diversos veículos de comunicação desenvolveram ações diferenciadas para a cobertura dos Jogos. No jornal Folha de S. Paulo o público receberá notícias através dos enviados especiais a Londres e dos colunistas Juca Kfouri, Edgar Alves, Rita Siza, Cida Santos e Rodolfo Lucena. No espaço intitulado Centro Olímpico o jornal reúne informações sobre os 259 atletas brasileiros que participam da competição.
 
A Folha lançou ainda uma ferramenta de interatividade com os leitores que estiverem em Londres para o compartilhamento de vídeos, fotos, textos, charges, dicas e curiosidades. O material será postado na página do Painel do Leitor, após análise da Redação. Também serão aceitas participações via Instagram na hashtag #InstaFolha05. Uma comissão de editores de fotografia avaliará criatividade, originalidade e adequação ao tema. Os melhores das categorias texto, vídeo, foto e charge serão premiados com assinaturas do site do jornal.
 
Até o dia 13 de agosto a Folha publica o caderno especial Londres 2012 com projeto gráfico diferenciado, seções exclusivas e formato standard. Marcas do caderno Esporte, as análises estatísticas e o humor da seção Numerada também apresentam versão olímpica. O site da Folha terá cobertura ao vivo, 24 horas durante a competição.
 
No jornal O Globo uma equipe de onze profissionais, a maior enviada pelo jornal a uma edição olímpica, fará a cobertura do evento, que teve início nesta quarta-feira, 25, com as primeiras partidas do torneio de futebol feminino. O material enviado pelos correspondentes será complementado com o conteúdo produzido pelo jornal The New York Times e pela agência Reuters.
 
—Cobriremos os Jogos sobre vários aspectos: atletas, impacto da competição na cidade-sede e muito mais. Além disso, disponibilizaremos centenas de fotos sobre o que acontece em Londres diariamente, explica Danielle Rhodes, diretora de comunicação do NYT.
 
As Olimpíadas terão cobertura em tempo real na página especial do Globo na internet, com informações sobre as provas classificatórias e finais, estatísticas e infográficos, além da grade de competições e quadro de medalhas. Os leitores poderão interagir com os repórteres em Londres pelo Twitter e por uma página no Facebook e poderão baixar um aplicativo para Android, iphone e ipad.
 
O jornal O Estado de S. Paulo também lançou uma página exclusiva para a cobertura das Olimpíadas 2012, com destaque notícias com viés político e sobre o cotidiano de Londres. O conteúdo se completa com os blogs de Gustavo Borges, Vânia Ishi, Vandereli Cordeiro, Renan Dal Zotto, Hélio Rubens, entre outros nomes do esporte. Também é possível acompanhar na página a cobertura da TV Estadão.

Críticas

 
O Grupo Lance enviou dez jornalistas para a capital inglesa, que vão atuar no diário, no portal e na web TV. O jornal terá uma coluna com críticas sobre a cobertura de veículos brasileiros e da mídia internacional. No Brasil, a cobertura ficará dividida entre as equipes paulista e carioca. A redação de São Paulo será responsável pelo fechamento do Caderno Olímpico, que circulará em formato de capa invertida e terá entre 8 e 16 páginas. No Rio de Janeiro, serão atualizados os conteúdos do portal Lancenet. Os grupos serão formados por repórteres, frilas e jornalistas deslocados de outras editorias.
 
Na Central Olímpica, novidade do Lancenet, o internauta terá acesso a cobertura completa e poderá acompanhar a evolução do quadro de medalhas e o calendário do evento. Diariamente será publicada uma crônica com tema musical sobre as maiores façanhas ou frustações das disputas. A seção Copia, Rio/Apaga abrigará sugestões que poder ser usadas nas Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro.

Na TV Lance serão realizadas entrevistas com os atletas. O Grupo Lance vai lançar um Guia Olímpico com 90 páginas.

 
Exclusividade
 
A Record vai exibir as Olimpíadas 2012 com exclusividade para a TV aberta. O direito de transmissão na TV fechada pertence aos canais ESPN, BandSports e SporTV. 

O Portal R7 terá 16 blogs produzindo reportagens, análises e cometários com a assinatura de ex-atletas consagrados como Robson Caetano, Fernando Scherer, Oscar Schmidt, Magic Paula, Rogério Sampaio e Luíza Parente e os jornalistas Adriana Araújo, Álvaro José, Cosme Rimoli, Eduardo Marini, Heródoto Barbeiro, Lucas Pereira, Silvio Lancelotti e Mylena Ciribelli.

 
A Rede TV enviou seis profissionais de imprensa a Londres. Entre os jornalistas que participam da cobertura estão o cinegrafista Alan Mendes, o repórter Marcelo Magalhães e o coordenador de produção César Ferreira Filho. Correspondente da emissora em Paris, Franz Vacek vai reforçar a equipe durante as Olimpíadas. A cobertura se estenderá às redes sociais e ao site da emissora.
 
Os portais Sportv.com e Globoesporte se uniram para a cobertura do evento esportivo. A equipe do Globoesporte.com vai cobrir as principais competições e conquistas, que será analisadas e debatidas pelos comentaristas do Sportv.
 
A ESPN montou uma equipe de 56 profissionais de imprensa, entre os quais João Palomino, José Trajano, Helvídio Mattos, Marcelo Duarte, André Kfour, André Plihal, Everaldo Marques, Eduardo Monsanto, Rogério Vaughan, Conrado Giulietti, Thiago Arantes e Antonio Strini.
 
Além da TV por assinatura, a cobertura jornalística será feita pelo site ESPN.com.br e péla Rádio Estadão ESPN, envolvendo o trabalho de sete equipes de reportagem. Os canais ESPN, ESPN Brasil, ESPN+ e o ESPN HD para assinantes da operadora NET, da Cabonatal(RN) e Rio Verde(GO) terão programação 100% voltada para as Olimpíadas, das 4h às 20h.
 
Internet
 
O Portal UOL enviou jornalistas e fotógrafos para Londres. Na Redação de São Paulo dezenas de profissionais participam da cobertura. Juca Kfouri, Maurício Stycer e Roberto Shinyashiki lideram o time de colunistas.
 
No Placar UOL o internauta encontra informações sobre as  modalidades olímpicas, dados oficiais dos Jogos e detalhes das provas. No quadro de medalhas será possível comparar o desempenho dos países e visualizar em tempo real a disouta pelo topo do ranking.
 
O Portal Terra contará com os comentários do jornalista Marcelo Tas, direto de Londres, ao lado do cineasta Henrique Goldman, diretor do filme Jean Charles(2009). O portal vai transmitir os Jogos com exclusividade para internet e celulares. No Brasil, o site possui os direitos de exibição online do evento, assim como em outros 16 países.
Cerca de 180 jornalistas estarão reunidos em Londres e em São Paulo na equipe do Portal Yahoo. A ex-atleta Ana Moser e os apresentadores Rafael Cortez e Sofia Reis integram o grupo. O Yahoo Esportes apresenta reportagens especiais, blogs com análises de atletas e galerias de fotos.
—Estaremos em todos os cantos da cidade trazendo o melhor dos Jogos, em textos, fotos e vídeos, afirma Rafael Alvez, gerente de conteúdo do Yahoo Brasil.
 
*Com EFE, Folha, O Globo, Estadão, Rede TV, Grupo Lance, Record, Band, Rede TV, Terra, Yahoo, UOL, Sport TV, Globoesporte, ESPN, NBC.