CNPq premia divulgação científica


20/04/2010


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe até o dia 14 de maio inscrições para 30º Prêmio José Reis de Divulgação Científica, criado com a finalidade de premiar anualmente pessoas que, por meio das suas atividades, tenham contribuído para a formação de uma cultura científica no País, divulgando para o grande público iniciativas nos campos da ciência, tecnologia e inovação.

Desde 1978, o CNPq homenageia o professor José Reis, em reconhecimento do seu trabalho para a Ciência e Comunicação Brasileira. No início, a premiação era bienal, mas a partir de 1982, tornou-se anual e sofreu mudanças regulamentais.

Este ano o tema escolhido do prêmio foi “Divulgação Científica e Tecnológica”, que contemplará pesquisador ou escritor cujo trabalho tenha sido selecionado como o melhor meio de divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação para o público leigo.

O vencedor vai ganhar uma premiação em dinheiro no valor de R$ 20 mil (vinte mil reais), além de diploma e passagem aérea com hospedagem para que possa participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Os trabalhos inscritos serão analisados por uma Comissão Julgadora composta por oito membros e instituída pelo presidente do CNPq, que tem direito a quatro indicações do Júri. A outra metade será indicada pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Divulgação Científica (Abradic); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC); Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI); Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

O resultado da premiação será anunciado pelo CNPq até o dia 18 de junho de 2010, pelo site www.cnpq.br. Regulamento pode ser consultado pelo endereço eletrônico http://www.cnpq.br/premios/josereis, na seção “Inscrições”. Maiores informações: (61) 2108-9410/9390 ou premios@cnpq.br.

José Reis

Nascido no Rio de Janeiro e com uma extensa formação acadêmica, José Reis agregou ao seu currículo a Faculdade Nacional de Medicina (1925-30), o Instituto Oswaldo Cruz (1928-29), o Rockefeller Institute, onde se especializou em virologia (1935-36), além de se tornar diretor do Instituto Biológico de São Paulo. No ramo da pesquisa, realizou uma série de trabalhos em Ornipatologia, tornou-se então especialista em doenças de aves com distinção internacional.

Em 1947, iniciou seu trabalho na Folha da Manhã, escrevendo artigos de divulgação científica. No ano seguinte, chegou a auxiliar a fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Em 1950, José Reis consagrou-se jornalista profissional e contribuiu para o avanço do jornalismo científico, chegando ao cargo de Diretor de Redação da Folha de S.Paulo (1962-68). Recebeu diversos prêmios por conta desta contribuição, como por exemplo, o Prêmio Kalinga, concedido pela Unesco, em 1975.

Até o momento da sua morte, ocorrida em 16 de maio de 2002, José Reis continuou escrevendo para a Folha de S. Paulo.