CNBB agradece manifestação da ABI


04/01/2008


Em mensagem firmada por seu Presidente, Cardeal Dom Geraldo Lyrio Rocha, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil agradeceu a manifestação de pesar da ABI pelo passamento do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, Presidente da CNBB de 1971 a 1975 e de 1976 a 1979, no dia 23 de dezembro passado. Dom Geraldo Lyrio Rocha, que é Arcebispo de Mariana, MG, diz que as palavras da Casa “expressam brilhantemente o reconhecimento da ABI pela importante atuação que teve Dom Aloísio em favor da Igreja e do Brasil”. A ABI também recebeu mensagem de agradecimento do Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa, que aproveitou para fazer um convite para que a ABI integre um grupo que elabora um projeto de lei de iniciativa popular para coibir candidatura de pessoas condenadas por crimes dolosos, mesmo em casos de recursos às instâncias superiores para rever as condenações.

Inicialmente, uma comissão formada por quatro membros do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), lançado pela OAB nacional, avalia uma proposta, inspirada em prática adotada pelo TRE-RJ, para elaborar o projeto de lei, que poderá incluir ainda temas como democracia direta (plebiscitos e referendos) e ainda “alguma coisa sobre a reforma política”.

A intenção é obter 1 milhão de assinaturas para que o projeto seja avaliado pelo Congresso Nacional. Dom Dimas afirma que, na atual conjuntura, o movimento em prol do projeto deverá receber adesões com grande facilidade. Ele lembra que, para aprovação em concursos públicos, se exige a ficha policial limpa do candidato e entende que este princípio deve valer para os cargos eletivos.

Na correspondência enviada ao Presidente da ABI, Maurício Azêdo, Dom Dimas assinala que, no lançamento do MCCE, em 19 de novembro do ano passado, relatou aos presentes à iniciativa da ABI nesse plano, ao referir-se ao lançamento do Comitê Municipal Contra a Corrupção Eleitoral, instalado em setembro do ano passado, na sede da ABI.