Clubes militares comemoram o golpe de 64


31/03/2011


O aniversário do golpe militar de 31 de março de 1964, não vai ser saudado pelo Exército pela primeira vez desde 1965. A comemoração da data constava no portal do Exército até novembro de 2010, mas as Forças Armadas decidiram aboli-la.
 
Os clubes militares, entretanto, homenagearam, nesta quinta-feira, dia 30, os oficiais que participaram do golpe, e divulgaram documento conjunto assinado pelos Presidentes do Clube Militar, General Tibau da Costa, do Clube Naval, Almirante Veiga Cabral, e do Clube de Aeronáutica, tenente brigadeiro Carlos de Almeida Baptista.
 
No comunicado, os militares celebram os 47 anos do dia em que as “Forças Armadas Brasileiras insurgiram-se contra um estado de coisas patrocinado e incentivado pelo governo, no qual se identificava o inequívoco propósito de estabelecer no país um regime ditatorial comunista. Os clubes militares, parte integrante da reação demandada pelo povo brasileiro em 1964, homenageiam, nesta data, os integrantes das Forças Armadas da época que, com sua pronta ação, impediram a tomada do poder e sua entrega a um regime ditatorial indesejado pela Nação Brasileira”, diz a nota.
 
 
*Com dados de O Globo.