Clássico do cinema cubano na ABI


19/06/2009


O Cine ABI, em parceria com o cineclube da Casa da América Latina, exibe nesta quinta-feira, dia 25, às 19h, o filme “Memórias do Subdesenvolvimento”(1968), que retrata a Cuba no inicio da revolução através do personagem, Sérgio, 38 anos, de classe média, que se vê sozinho no momento em que os pais, a mulher e os amigos decidem emigrar para os Estados Unidos.

Sergio opta por ficar na ilha, não porque apoiava a revolução, mas para ver de perto o que aconteceria em Cuba. O personagem, que mora em um amplo apartamento com vista para o Caribe, se divide entre as lembranças do passado e a realidade de um país ao longo do processo revolucionário.

Dirigido por Gutierrez Allea, baseado no livro homônimo do escritor Edmundo Desnoes, o filme mostra a Havana e personagens reais dos anos 60, mesclando recursos de ficção e documentário, com toques de neo-realismo.

O evento é gratuito e será realizado na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI, localizado na Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio.